Acessibilidade arquitetônica e informacional em bibliotecas universitárias para usuários com deficiências visuais:
o caso da Biblioteca Setorial do Setor Sul da Universidade Federal do Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.18764/2526-6160v23n1.2024.3Palavras-chave:
biblioteca universitária, inclusão e acessibilidade, pessoa com deficiência, deficiência visualResumo
Este estudo teve como objetivo avaliar o caráter acessível de uma biblioteca universitária na cidade de Manaus à luz das legislações em vigor e faz uma reflexão acerca da importância da adequação deste espaço para atender à demanda por informação da pessoa com deficiência visual. Trata-se de uma análise crítica realizada na Biblioteca Setorial do Setor Sul (BSSS), pertencente ao Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Amazonas (SISTEBIB/UFAM), utilizando-se de observação in loco. O referencial teórico foi buscado em livros, periódicos e bases de dados que discutissem a importância da diminuição de barreiras para que a pessoa com deficiência tenha pleno acesso aos direitos garantidos pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei 13.146 de 2015, mais especificamente o direito de acesso à educação, cultura e informação. Foram buscadas recomendações dentro da Norma Regulamentadora 9050/2020 da ABNT, referente à acessibilidade, como modelo para que a BSSS/UFAM se adeque para atender às demandas por informação da pessoa com deficiência visual. Esta análise resultou na discussão da necessidade de se criar, analisar, avaliar e implementar políticas públicas e institucionais que visem o acesso às bibliotecas universitárias, seus ambientes, produtos e serviços.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, RJ: ABNT, 2020. Disponível em: https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2020/07/norma-abnt-NBR-9050-2015-emenda-1-2020.pdf. Acesso em: 11 jun. 2024.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasilia: Presidência da República [1988?]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 11 jun. 2024.
BRASIL. Lei 13.146/2015: Institui a lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015 2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 11 jun. 2024.
CARLETTO, Ana Claudia; CAMBIAGHI, Silvana. Desenho universal: um conceito para todos. São Paulo: [s.l.], 2016. Disponível em: https://www.maragabrilli.com.br/wp-content/uploads/2016/01/universal_web-1. Acesso em: 11 jun. 2024.
DIAS, Maria Matilde Kronka; PIRES, Daniela. Formação e desenvolvimento de coleções de serviços de informação. São Carlos: EdUFSCar, 2003.
FERREIRA, Rafael Lima Medeiros. A biblioteca universitária e a pessoa com deficiência: recomendações de acessibilidade para o SISTEBIB/UFAM. 2019. 82 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) – Universidade de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes-SP, 2019. Disponível em: https://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5538. Acesso em: 11 jun. 2024.
FERREIRA, Rafael Lima Medeiros; FERREIRA, Natasha Lima Medeiros; PANHOCA, Ivone. Políticas públicas de acessibilidade em bibliotecas universitárias: uma breve análise da BSSN/UFAM. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 20., 2018, Salvador. Anais do XX SNBU. Salvador: EDUFBA, 2018. v. 20. p. 1297-1308. Disponível em: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27708. Acesso em: 11 jun. 2024.
GIL, Marta. Deficiência visual. Brasília: MEC. Secretaria de Educação a Distância, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/deficienciavisual. Acesso em: 11 jun. 2024.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Conheça o Brasil: população de pessoas com deficiência. 2010. (Notícia de site). Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/20551-pessoas-com-deficiencia.html. Acesso em: 11 jun. 2024.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo da educação superior: 2021: divulgação dos resultados. Brasília: Inep, 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2021/apresentacao_censo_da_educacao_superior_2021.pdf. Acesso em: 11 jun. 2024.
MAIS DIFERENÇAS. Fortalecimento de bibliotecas acessíveis e inclusivas (Manual orientador). São Paulo, 2016. Disponível em: https://maisdiferencas.org.br/wpcontent/themes/maisdiferencas/downloads/materiais/manual_orientador. Acesso em: 11 jun. 2024.
SANTOS, Christiane Gomes dos; ARAÚJO, Wagner Junqueira de. Acessibilidade informacional: um estudo sobre configurações de segurança em objetos digitais acessíveis segundo análise de aceitação por pessoas com deficiência visual. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, João Pessoa, v. 10, n. 2, p. 209-222, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pbcib/article/view/26227/14203. Acesso em: 11 jun. 2024.
SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFAM. Saiba como utilizar os serviços do Sistema de Bibliotecas da UFAM. 2023. (Notícia de site institucional). Disponível em: https://biblioteca.ufam.edu.br/component/content/article?id=211. Acesso em: 11 jun. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Senhores editores da Revista Bibliomar,
Declaro que submeti o artigo __________________________________ para avaliação e parecer, e que estou ciente das condições para publicação nesta revista, entre as quais destaco:
a) não há omissão de ligações ou acordo de financiamento entre aqueles que venham a se interessar pela publicação deste trabalho;
b) o trabalho é original e inédito e que não foi enviado nenhum texto similar a este, sob minha autoria, a outro periódico, durante o período em que este texto estiver sob a avaliação da Revista Bibliomar;
c) este trabalho é fruto de pesquisas por mim realizadas e não há omissão de nenhum autor por mim citado.
Respeitosamente,
Loca/data____________, ______/_____/_____
Assinatura do autor(es)
DIREITOS DE PUBLICAÇÃO
Qualquer usuário poderá ter direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.