Architectural and informational accessibility in university libraries for visually impaired users:
the case of the Sectorial Library of the South Sector of the Federal University of Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.18764/2526-6160v23n1.2024.3Keywords:
university library, inclusion and accessibility, disabled person, visual impairmentAbstract
This study aimed to evaluate the accessible nature of a university library in the city of Manaus in light of current legislation and reflects on the importance of adapting this space to meet the demand for information from people with visual impairments. This is a critical analysis carried out at the Biblioteca Setorial do Setor Sul (BSSS), belonging to the Library System of the Federal University of Amazonas
(SISTEBIB/UFAM), using on-site observation. The theoretical framework was sought in books, periodicals and databases that discussed the importance of reducing barriers so that people with disabilities have full access to the rights guaranteed by the Federal Constitution of 1988 and by Law 13,146 of 2015, more specifically the right to access to education, culture and information. Recommendations were sought within ABNT Regulatory Standard 9050/2020, referring to accessibility, as a model for BSSS/UFAM to adapt to meet the demands for information from people with
visual impairments. This analysis resulted in a discussion of the need to create, analyze, evaluate and implement public and institutional policies aimed at access to university libraries, their environments, products and services. Keywords: university library; inclusion and accessibility; disabled person; visual
impairment.
Downloads
References
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, RJ: ABNT, 2020. Disponível em: https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2020/07/norma-abnt-NBR-9050-2015-emenda-1-2020.pdf. Acesso em: 11 jun. 2024.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasilia: Presidência da República [1988?]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 11 jun. 2024.
BRASIL. Lei 13.146/2015: Institui a lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015 2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 11 jun. 2024.
CARLETTO, Ana Claudia; CAMBIAGHI, Silvana. Desenho universal: um conceito para todos. São Paulo: [s.l.], 2016. Disponível em: https://www.maragabrilli.com.br/wp-content/uploads/2016/01/universal_web-1. Acesso em: 11 jun. 2024.
DIAS, Maria Matilde Kronka; PIRES, Daniela. Formação e desenvolvimento de coleções de serviços de informação. São Carlos: EdUFSCar, 2003.
FERREIRA, Rafael Lima Medeiros. A biblioteca universitária e a pessoa com deficiência: recomendações de acessibilidade para o SISTEBIB/UFAM. 2019. 82 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) – Universidade de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes-SP, 2019. Disponível em: https://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5538. Acesso em: 11 jun. 2024.
FERREIRA, Rafael Lima Medeiros; FERREIRA, Natasha Lima Medeiros; PANHOCA, Ivone. Políticas públicas de acessibilidade em bibliotecas universitárias: uma breve análise da BSSN/UFAM. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 20., 2018, Salvador. Anais do XX SNBU. Salvador: EDUFBA, 2018. v. 20. p. 1297-1308. Disponível em: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27708. Acesso em: 11 jun. 2024.
GIL, Marta. Deficiência visual. Brasília: MEC. Secretaria de Educação a Distância, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/deficienciavisual. Acesso em: 11 jun. 2024.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Conheça o Brasil: população de pessoas com deficiência. 2010. (Notícia de site). Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/20551-pessoas-com-deficiencia.html. Acesso em: 11 jun. 2024.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo da educação superior: 2021: divulgação dos resultados. Brasília: Inep, 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2021/apresentacao_censo_da_educacao_superior_2021.pdf. Acesso em: 11 jun. 2024.
MAIS DIFERENÇAS. Fortalecimento de bibliotecas acessíveis e inclusivas (Manual orientador). São Paulo, 2016. Disponível em: https://maisdiferencas.org.br/wpcontent/themes/maisdiferencas/downloads/materiais/manual_orientador. Acesso em: 11 jun. 2024.
SANTOS, Christiane Gomes dos; ARAÚJO, Wagner Junqueira de. Acessibilidade informacional: um estudo sobre configurações de segurança em objetos digitais acessíveis segundo análise de aceitação por pessoas com deficiência visual. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, João Pessoa, v. 10, n. 2, p. 209-222, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pbcib/article/view/26227/14203. Acesso em: 11 jun. 2024.
SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFAM. Saiba como utilizar os serviços do Sistema de Bibliotecas da UFAM. 2023. (Notícia de site institucional). Disponível em: https://biblioteca.ufam.edu.br/component/content/article?id=211. Acesso em: 11 jun. 2024.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Senhores editores da Revista Bibliomar,
Declaro que submeti o artigo __________________________________ para avaliação e parecer, e que estou ciente das condições para publicação nesta revista, entre as quais destaco:
a) não há omissão de ligações ou acordo de financiamento entre aqueles que venham a se interessar pela publicação deste trabalho;
b) o trabalho é original e inédito e que não foi enviado nenhum texto similar a este, sob minha autoria, a outro periódico, durante o período em que este texto estiver sob a avaliação da Revista Bibliomar;
c) este trabalho é fruto de pesquisas por mim realizadas e não há omissão de nenhum autor por mim citado.
Respeitosamente,
Loca/data____________, ______/_____/_____
Assinatura do autor(es)
DIREITOS DE PUBLICAÇÃO
Qualquer usuário poderá ter direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.