BIBLIOTECA, PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS E EDUCAÇÃO

sugestões de práticas lúdicas para a mediação da informação ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2526-6160v21n1.2022.3

Palavras-chave:

mediação da informação, meio ambiente, educação ambiental, informação ambiental, projetos socioambientais

Resumo

A criação de um ambiente saudável com base no desenvolvimento sustentável se dá por meio de campanhas de sensibilização, de educação e de articulação com outras instituições. É obrigação de todos o zelo pelo mundo, pelo nosso planeta e a educação deve abordar em seu currículo, do ensino infantil ao ensino superior, temáticas que fomentem a participação e responsabilidade social do cidadão, instruam o cuidado com o meio ambiente e desenvolvam ideias sustentáveis. A Biblioteca no cenário da Mediação passa a ser um local de encontro para troca de saberes e experiências, um local que permite a interação e interlocução dos sujeitos que a frequentam. O objetivo da pesquisa é descrever a importância da implantação de projetos socioambientais nas bibliotecas e apontar práticas lúdicas de mediação da informação ambiental. A pesquisa é classificada como descritiva, de caráter qualitativo. A metodologia base foi realizada por pesquisa bibliográfica acerca do tema e análise de dados. É de suma importância que a conscientização e a responsabilidade ambiental sejam disseminadas na sociedade, e a Biblioteca e o Bibliotecário ganham papel importante como mediadores da informação. A Biblioteca pode ser um local de promoção da educação ambiental para o desenvolvimento de ações sustentáveis na mediação da informação para diferentes gerações e por diferentes práticas, desde a mais humanizada até a remota.

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Biografia do Autor

Eddie Carlos Saraiva da Silva, Universidade Federal do Pará

Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Pós-graduando em Biblioteconomia e Gestão de Bibliotecas Públicas e Institucionais pela Faculdade de Educação de Minas Gerais (FACEMINAS). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Bacharel em Administração pela Universidade Estácio de Sá (UNESA).

Rafaele de Oliveira Ferreira, Universidade Federal do Pará

Auxiliar de biblioteca na Biblioteca Municipal Eládio Malato. Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). 

Andréia Loyse de Aragão Ferreira, Universidade Federal do Pará

Bibliotecária no Centro de Estudos Professor Manoel Leite. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Noêmi da Silva de Carvalho, Universidade Federal do Pará

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

SILVA, Eddie Carlos Saraiva da; FERREIRA, Rafaele de Oliveira; FERREIRA, Andréia Loyse de Aragão; CARVALHO, Noêmi da Silva de.
BIBLIOTECA, PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS E EDUCAÇÃO: sugestões de práticas lúdicas para a mediação da informação ambiental
. Revista Bibliomar, v. 21, n. 1, p. 47–61, 30 Jun 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/18433. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos