Os temas transversais contemporâneos da BNCC através do olhar da Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-4358v12n36.2022.39

Palavras-chave:

BNCC, escola, literatura, formação integral, Lima Barreto

Resumo

Este artigo tem por objetivo a discussão sobre a pretensão da BNCC que, como documento orientador do currículo da Educação Básica, também reflete a respeito do conceito de formação integral, a qual viabilizaria o desenvolvimento do ser humano em suas dimensões física, intelectual, social e emocional. Assim, com o nosso olhar voltado às competências gerais da BNCC e, mais especificamente, a uma das habilidades ali apontadas, proposta pelo componente de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental (8º e 9º anos), e que tem como objetivo o desenvolvimento da empatia, nos posicionamos em favor da utilização do texto literário como abordagem de reflexão crítica em sala de aula. Para tal discussão, tomamos como motivador os textos do escritor Lima Barreto, por conter fatos relatados em tempos e contextos diferentes dos atuais, e que aludem, especialmente, à exclusão social e ao preconceito racial.

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Publicado

2022-08-16

Como Citar

Possamai, J. M. B., & de Gaspari, S. (2022). Os temas transversais contemporâneos da BNCC através do olhar da Literatura. Revista Húmus, 12(36). https://doi.org/10.18764/2236-4358v12n36.2022.39

Edição

Seção

DOSSIÊ: perspectivas filosóficas educacionais