O juiz das garantias como ferramenta para assegurar a imparcialidade no processo penal

Autori

  • Paulo Silas Taporosky Filho UNINTER UnC
  • Diéssica Bueno Universidade do Contestado (UnC)

Abstract

O presente artigo traz à discussão a figura do juiz das garantias no atual cenário do Processo Penal Brasileiro. Estabelecendo um recorte despretensioso, a principal questão principiológica que permeia o objeto de analise deste estudo, a saber, a imparcialidade do magistrado, a condução da abordagem se dá de maneira concatenada a fim de compreender a importância de se zelar pela não contaminação do juiz com elementos pré-processuais. Para tanto, demonstra-se inicialmente as razões das duas fases distintas que compõem o Processo Penal Brasileiro, salientando a sua estrutura acusatória, o que justifica a necessidade da atuação jurisdicional na fase investigatória. A partir disso, o princípio da imparcialidade é evidenciado como basilar de um Processo Penal que se pretenda democrático. Disso, discorre-se sobre a impossibilidade de uma decisão judicial puramente objetiva, uma vez que a subjetividade sempre opera na figura do julgador. Uma das possibilidades de resolução desse impasse nasce com a figura do juiz das garantias, instituto que surgiu com o advento da Lei 13.964/19, que se encontra suspenso por determinação do Supremo Tribunal Federal, problemática essa que se aponta como ranço autoritário que insiste em permanecer no pensamento jurídico brasileiro.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Paulo Silas Taporosky Filho, UNINTER UnC

Professor no Centro Universitário Internacional (UNINTER) e na Universidade do Contestado (UnC); Mestre em Direito (UNINTER); especialista em ciências penais; especialista em processo penal; especialista em filosofia; pós-graduando (lato sens) em teoria psicanalítica; advogado.
 

Diéssica Bueno, Universidade do Contestado (UnC)

Graduanda em Direito pela Universidade do Contestado (UnC)

Riferimenti bibliografici

AMBROSIO, Graziella. Psicologia do juiz. Revista de Direito Econômico e Socioambiental. Curitiba, v.3, n.2, p. 491-503. jul./dez. 2012.

BADARÓ, Gustavo Henrique Righi Ivahy. Processo Penal. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

BRASIL, Lei nº 13.964, de 24 de dezembro de 2019. Aperfeiçoa a legislação penal e processual penal. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/lei/L13964.htm> Acesso em 20 de Abril de 2020

CACCIATORI, Paulo César Figueiroa. A dimensão constitucional da prisão em flagrante. Dissertação (Dissertação em Direito) – Centro Universitário UniToledo. Araçatuba, p.193. 2007.

COUTINHO, Jacinto Nelson de Miranda. Temas de Direito Penal & Processo Penal (por prefácios selecionados). Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010.

COUTINHO, Jacinto Nelson de Miranda. Observações Sobre os Sistemas Processuais Penais. Curitiba: Observatório da Mentalidade Inquisitória, 2018.

FERRAREZE FILHO, Paulo. Manual Politicamente Incorreto do Direito no Brasil. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2016

LOPES JR, Aury. Direito Processual Penal. 13ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

LIMA, Renato Brasileiro de. Manual de Processo Penal. 7ª ed. Salvador: JusPodivm. 2019.

MAYA, André Machado. Juiz de Garantias: fundamentos, origem e análise da lei 13.694/19. 1ª ed. São Paulo: Tirant le Blanch. 2020.

MORAES, Maurício Zanoide de. Quem tem medo do juiz das garantias? Boletim IBCCRIM, São Paulo, edição especial, p. 21-23, ago. 2010.

OLIVEIRA, Daniel Kessler de. A atuação do julgador no processo penal constitucional: O juiz das garantias como um redutor de danos da fase de investigação preliminar. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2016.

PRADO, Geraldo. Crônica da Reforma do Código de Processo Penal Brasileiro que se Inscreve na Disputa Política pelo Sentido e Função da Justiça Criminal. In: COUTINHO, Jacinto Nelson de Miranda; CARVALHO, Luis Gustavo Grandinetti Castanho de (Orgs.). O Novo Processo Penal à Luz da Constituição. Vol. 2. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011.

ROSA, Alexandre Morais da. Guia do Processo Penal Conforme a Teoria dos Jogos. 4ª Ed. Florianópolis: Empório do Direito, 2017

TAPOROSKY FILHO, Paulo Silas; ARNOLD, Amanda Emily. Alguns apontamentos sobre os sistemas processuais penais. Revista Húmus. v. 9, n. 27, p. 351-375, 2019.

##submission.downloads##

Pubblicato

2020-08-22

Come citare

Taporosky Filho, P. S., & Bueno, D. (2020). O juiz das garantias como ferramenta para assegurar a imparcialidade no processo penal. Revista Húmus, 10(29). Recuperato da http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/14842

Fascicolo

Sezione

Perspectivas do Direito, Educação e Literatura