A ARTE VISIONÁRIA COMO INDUTORA DE EXPERIÊNCIAS VISIONÁRIAS

Auteurs-es

  • Constance Pinheiro

Résumé

A presente resenha crítica é uma apreciação e uma síntese do livro Arte Visionária de José Eliézer Mikosz, resultado de sua tese de doutorado intitulada "A Arte Visionária e a Ayahuasca: Representações Visuais de Espirais e Vórtices Inspiradas nos Estados Não Ordinários de Consciência (ENOC)”, apresentada em 2009 em Florianópolis pelo Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina. Nele, a tese é atualizada e são inseridos mais exemplos de artistas visionários, além de ser alterada, pela supressão das questões antropológicas e pela abreviação do conteúdo sobre a ayahuasca per si, dando ênfase à ampliação das informações sobre Arte Visionária como um todo. O autor, artista transmídia e professor, com pesquisa voltada à arte visionária e estudos interdisciplinares entre Arte e Consciência, possui uma produção bibliográfica esparsa publicada em periódicos, anais, revistas digitais e coletâneas de artigos. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. (1955) Traduzido da segunda versão em alemão para o português por José Lino Grünnewald, in A idéia do cinema. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966. Disponível em: <http://www.mariosantiago.net/textos%20em%20pdf/a%20obra%20de%20arte%20na%20era%20da%20sua%20reprodutibilidade%20t%C3%A9cnica.pdf>.

CARUANA, Lawrence. First Draft of a Manifesto of Visionary Art. Paris: Recluse Pub, 2001. Disponível em: <http://www.visionaryrevue.com/webtext/longman1.html>.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de Presença: o que o sentido não consegue transmitir. 1a ed. Tradução Ana Isabel Soares. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2010.

MIKOSZ, José Eliézer. A Arte Visionária e a Ayahuasca: Representações Visuais de Espirais e Vórtices Inspiradas nos Estados Não Ordinários de Consciência (ENOC). Florianópolis: UFSC, 2009. (Tese de Doutorado). Disponível em: <https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwjFhuOX0svXAhVCGpAKHe5gCz0QFggnMAA&url=https%3A%2F%2Frepositorio.ufsc.br%2Fbitstream%2Fhandle%2F123456789%2F92737%2F264312.pdf%3Fsequence%3D1&usg=AOvVaw1ESOzrPABSdX3VrxIl4nv2>.

MIKOSZ, José Eliézer. Arte Visionária - Representações visuais inspiradas nos estados não ordinários de consciência (ENOC). 1a ed. Curitiba: Editora Prismas, 2014.

Téléchargements

Publié-e

2018-08-31

Comment citer

Pinheiro, C. (2018). A ARTE VISIONÁRIA COMO INDUTORA DE EXPERIÊNCIAS VISIONÁRIAS. Revista Húmus, 8(23). Consulté à l’adresse http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/8057

Numéro

Rubrique

Dossiê Internacional de Arte Urbanidade e Sustentabilidade - I