O IMPACTO DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO NO MEIO AMBIENTE E NA BIODIVERSIDADE: UMA ANÁLISE ÉTICA

Auteurs-es

  • Jasmine Marlena Nascimento UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Résumé

O presente estudo objetiva-se na discussão da reformulação do código florestal brasileiro e as consequências dessa ação dentro do meio ambiente e da biodiversidade, ressaltando as mudanças que foram feitas baseadas em interesses ambiciosos e pretenciosos. O resultado dessa pesquisa crítica-analítica baseia-se nas afirmações teóricas de Hans Jonas com o PR (Princípio Responsabilidade) e outros conceitos jonasianos, e com o documento do deputado federal Ivan Valente, onde trabalha suas ideias e opiniões sobre o novo código florestal. A partir daí aborda-se uma discussão e conceituação de alguns itens que, a partir da reformulação do código florestal, causam um impacto direto no meio ambiente. Do ponto de vista do tema da relação “interesse capital/interesse ambiental”, podemos afirmar que no mundo moderno, as profundas transformações ocorridas devido à desenfreada extração dos recursos naturais, vão nos levar ao declínio completo de todas as formas de vida.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Jasmine Marlena Nascimento, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Bolsista do PIBID, Acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas / Filosofia, no Campus de Pinheiro - MA.

Références

FONSECA, Lilian Simone Godoy. Hans Jonas responsabiliza a técnica pela atual crise ambiental? / Rev. Filos, Aurora, Curitiba, v. 24, n. 35, p. 465-480, julho/dezembro, 2012.

VALENTE, Ivan. Novo Código Florestal Brasileiro: meio ambiente e biodiversidade brasileira desprotegidos. Publicação do mandato popular e socialista Ivan Valente / Deputado Federal PSOL/SP. Brasília, 2012.

Téléchargements

Publié-e

2016-01-01

Comment citer

Nascimento, J. M. (2016). O IMPACTO DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO NO MEIO AMBIENTE E NA BIODIVERSIDADE: UMA ANÁLISE ÉTICA. Revista Húmus, 5(15). Consulté à l’adresse http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/4165