A PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE A COMUNICAÇÃO INTERNA COMO FERRAMENTA PARA A EFICIÊNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR (IFES) DE MINAS GERAIS
Résumé
Desde as primeiras décadas do século passado começaram a ser revistas as percepções e ideias sobre o ser humano nas organizações, de aspecto funcionalista, passou-se a resgatar a dimensão humana. Assim, as organizações, sobretudo as empresariais, que antes se conduziam sobre dimensões econômicas nas suas relações, se debruçaram também sobre as dimensões ambiental, humanitária, política e social. A administração pública brasileira também evoluiu, de um paradigma em que as ações do estado visavam benefícios pessoais a outro que focava a administração, até o atual, com ações dirigidas aos lucros sociais e, como ferramenta, a eficiência. Neste cenário de humanização de objetivos, a comunicação evoluiu também, de aspecto funcional e informativo a recurso vital, pois conhecimento e informação podem potencializar melhor uso de seus recursos, mais eficiência. Este artigo origina-se de pesquisa descritiva, quali-quantitativa, numa Instituição Federal de Ensino Superior do sudeste do Brasil. Por meio de questionário estruturado em parte sobre bases conceituais de pesquisadores do tema, e, em parte, sobre vivências do pesquisador, foi investigado como seus colaboradores percebem o uso da comunicação interna, se é propulsora de conhecimento da instituição, de seus recursos, fomentando a eficiência.
Téléchargements
Références
BAQUERO, Rute Vivian Angelo. A Situação das Américas: Democracia, Capital Social e Empoderamento: Empoderamento: instrumento de emancipação social? – uma discussão conceitual. Revista debates, Porto Alegre, v. 6, n. 1, p.173-187, jan.-abr. 2012.
BASTOS, Antônio Virgílio Bittencourt. Trabalho e qualificação: questões conceituais e desafios postos pelo cenário de reestruturação produtiva. In: BORGES-ANDRADE, J.;
BRESSER-PEREIRA, L. C. Da administração pública burocrática à gerencial. Revista do Serviço Público, ENAP, Brasília, v. 120, n.1, jan./abr. 1996.
CALDAS Miguel P. ET AL. MARCHIORI, Marlene (Org.). Comunicação e Organização: reflexões, processos e práticas. São Caetano: Difusão Editora, 2010.
CARVALHO ET AL. Escolas de Governo e Gestão por Competências: mesa redonda de pesquisa-ação. Brasília: ENAP, 2009.
CARVALHO, José Murilo de. A construção da ordem: a elite política imperial. 4. Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
COSTA, Frederico Lustosa. Brasil: 200 anos de Estado; 200 anos de administração pública; 200 anos de reformas. Revista de Administração Pública — Rio de Janeiro 42(5):829-74, set/out. 2008
DAMANTE, Nara. O estado da arte da comunicação organizacional no Brasil. Comunicação Empresarial, ano 8, n.31, 2º trimestre, 1999, p. 22-26
DUARTE, Jorge. Assessoria de Imprensa no Brasil. (Org.). Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia: Teoria e Técnica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2003. cap. 4, p. 81
FERREIRA, Caio Márcio M. Crise e reforma do estado: uma questão de cidadania e valorização do servidor. Revista do Serviço Público, ENAP, Brasília, v. 120, n. 3, set./dez. 1996.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991
GOMES, Eduardo Granha Magalhães. Gestão por Resultados e eficiência na Administração Pública: uma análise à luz da experiência de Minas Gerais. São Paulo: EAESP/FGV, 2009, 187 p. (Tese de Doutorado apresentada ao Curso de Doutorado de Administração Pública e Governo da EAESP/FGV, Área de Concentração: Transformações do Estado e Políticas Públicas).
HABERMAS, Jürgen.Mudança estrutural na esfera pública: investigações quanto a uma cate- goria da sociedade burguesa.Tradução: Flávio R. Kothe. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984
HOROCHOVSK, Rodrigo R.; MEIRELLES, Giselle. Problematizando o conceito de empoderamento. In: SEMINÁRIO NACIONAL MOVIMENTOS SOCIAIS, PARTICIPAÇÃO E DEMOCRACIA, 2., 2007, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC – NPMS, 2007.
KUNSCH, Margarida M. K. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 2003.
LEOBAS, Maria da Conceição M. Comunicação Interna como dimensão estratégica de gestão: estudo de caso em uma instituição pública de ensino superior. Belo Horizonte, 2012, Dissertação (Mestrado), FEAD–Minas, 2012.
MARCHIORI, Marlene. Organização, Cultura e Comunicação: elementos para novas relações com o público interno.São Paulo, 1995, Dissertação, Escola de Comunicações e Artes -USP, p. 83.
MARCONI, Marina de Andrade & LAKATOS, Eva. Técnicas de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996.
MOTTA, Paulo Roberto. Avaliação da Administração Pública: Eficiência, Eficácia e Efetividade. FUNDAP, 1990.
NEVES, Roberto Castro. Imagem empresarial: como as organizações (e as pessoas) podem proteger e tirar partido do seu melhor patrimônio. Rio de Janeiro: Mauad, 1998 p. 309
OLIVEIRA, Clarice Gomes de. O servidor público brasileiro: uma tipologia da burocracia. Revista do Serviço Público — Brasília 58 (3): 269-302 Jul/Set 2007
PANTOJA, Maria Júlia, CAMÕES, Marizaura R. de Souza e BERGUE, Sandro Trescastro (Org.). Gestão de pessoas: bases teóricas e experiências no setor público. Brasília: ENAP, 2010. 346 p.
PIMENTA, Alzira. Comunicação Empresarial: conceitos e técnicas para administradores. 3. ed. São Paulo: Alínea, 2002. 224 p.
PINTO, Conceição Aparecida. A relação entre a Comunicação Interna e a Cultura Organizacional: Um Estudo de Caso. Belo Horizonte: FEAD-Minas, 2007.
PIRES, J. C. S. P.; MACÊDO, K. B. Cultura organizacional em organizações públicas no Brasil. Revista de Administração Pública. Rio de Janeiro, v. 40, n. 1, p. 81-105, jan./fev. 2006.
RAY, Me Rinzler, A. O novo paradigma nos negócios- estratégias emergentes para a liderança e mudança organizacional, Cultrix- Amana São Paulo 1993. In: FERREIRA, Caio Márcio M. Crise e reforma do estado: uma questão de cidadania e valorização do servidor. Revista do Serviço Público, ENAP, Brasília, v. 120, n. 3, set./dez. 1996.
SENGE, P. A quinta disciplina-arte, teoria e prática da organização de aprendizagem, Ed. Best Seller São Paulo 1990. In: FERREIRA, Caio Márcio M. Crise e reforma do estado: uma questão de cidadania e valorização do servidor. R.S.P, ENAP, Brasília, v. 120, n. 3, set./dez. 1996.
VALSANI, Flávio. Novas formas de comunicação interna. in KUNSCH, Margarida M. K. (org.) Obtendo resultados com relações públicas. São Paulo: Pioneira, 1997, p.178-88
VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2007.