Educação como objeto de estudo nos programas brasileiros de pós-graduação stricto sensu em Desenvolvimento Regional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-4358v12n36.2022.42

Palavras-chave:

Educação, desenvolvimento, regional, pesquisa, pós-graduação

Resumo

Considerando a construção do pensamento sobre desenvolvimento como atrelada às demandas por educação, neste texto serão analisados os programas de pós-graduação Stricto Sensu, especialmente vinculados ao tema Desenvolvimento Regional, da área de Planejamento Urbano Regional e Demografia – PLURD, da CAPES. O intuito é compreender de que maneira as discussões sobre educação são tratadas em documentos institucionais que se apresentam como referência para os programas, bem como no interior destes programas, através de suas estruturas curriculares. Neste sentido, o presente artigo apresentará uma discussão sobre o papel da educação no desenvolvimento, e posteriormente apresentará um diagnóstico de elementos específicos vinculados às demandas educacionais e avaliar de que maneira esta subárea privilegia ou não o objeto de análise circunscrito no debate sobre educação. Para tanto, foram considerados os seguintes documentos: o documento mais recente da área (2019), o documento “Manual Coleta”, e a estrutura solicitada para relatórios na instituição brasileira de controle de dados para laudos de pós-graduação - Plataforma Sucupira, bem como o temas dos programas, linhas de pesquisa e disciplinas específicas relacionadas à educação para entender como a subárea atende às demandas de formação de pensadores do desenvolvimento, considerando ou não a educação como discussão primordial.

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Biografia do Autor

Sandro Luiz Bazzanella, Universidade do Contestado (UNC)

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco (1989), mestrado em Educação e Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2003) e doutorado em Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente é professor titular de filosofia da Universidade do Contestado na graduação no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional. Tem experiência na área de filosofia, atuando nas seguintes áreas temáticas: História da filosofia, filosofia política e ética, técnica, Estado e biopolítica.

Cintia Neves Godoi , Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA)

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Líder do Grupo de Pesquisa em Cooperação e Competitividade (CNPq). Docente do Programa de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional do Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA). 

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Publicado

2022-08-16

Como Citar

Bazzanella, S. L., & Godoi, C. N. (2022). Educação como objeto de estudo nos programas brasileiros de pós-graduação stricto sensu em Desenvolvimento Regional. Revista Húmus, 12(36). https://doi.org/10.18764/2236-4358v12n36.2022.42

Edição

Seção

DOSSIÊ: perspectivas filosóficas educacionais