OS TRABALHOS PERFORMÁTICOS DE BAS JAN ADER: a gravidade como foco
Resumen
Este escrito busca pensar sobre as performances enquanto importante forma de arte expressiva do século XX e tem como estudo de caso as performances do artista holandês Bas Jan Ader. A metodologia utilizada neste escrito é de cunho bibliográfico, deixando conhecer as performances deste artista tão pouco conhecido do grande público brasileiro. Os resultados deste artigo mostram que as performances de Ader nos desafiam a compreendê-las pela via das descobertas das forças. Elas nos instigam a pensar sobre o mundo, sobre as forças (exteriores e interiores) que nos movem e tais performances podem ser valiosos objetos instigadores de possibilidades criativas dentro das salas de aula das escolas de ensino fundamental e médio.
Descargas
Citas
BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: Martins, 2009.
GOLDBERG, Roselee. Performance: A Hidden History. IN: Battcock, Gregory and Nickas, Robert (ed). The Art of Performance. A Critical Anthology. New York: E. P. Dutton, pag. 24-36, 1984.
MELIM, Regina. Performance nas artes visuais. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação. 12ª Edição. Petrópolis: Vozes, 1977.
RODRIGUES, Walace. Lados opostos da mesma moeda: a obra de Clarice Lispector e Andy Warhol em 1977. IN: Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação. Blumenau, v. 7, n. 2, mai./ago. 2013, pág. 133-146.
SCHECHNER, Richard. O que é performance? IN: Performance studies: an introduccion, second edition. New York & London: Routledge, 2006, pág. 28-51.
SELBACH, Simone. Arte e didática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
STILES, Kristine. Performarce art. IN: STILES, Kristine; SELZ, Peter (coord.). Theories and documents of contemporary art: a sourcebook of artists’ writings. California: University of California Press, 1996, pág. 679-694.