NIETZSCHE, HUSSERL E EDITH STEIN: diálogos sobre fenomenologia e o papel do intelectual
Abstract
Neste artigo propomo-nos a descrever a influência das questões filosóficas apresentadas por Friedrich Nietzsche sobre a primeira geração fenomenológica, em especial na formação da fenomenóloga Edith Stein. Portanto o artigo apresenta uma perspectiva histórica em que se destaca a influência de Nietzsche na definição do papel de intelectual para os filósofos e em como essa definição parte da relação do teórico com a comunidade , assim nesse artigo buscamos descrever essa inspiração do pensamento nietzschiano na concepção de método para Edmund Husserl e Edith Stein.Downloads
References
BELLO, Angela Ales. Edith Stein e o nazismo. Roma: Città Nuova, 2005.
BOUBLIL, Élodie & DAIGLE, Christine (Orgs.). Nietzsche and Phenomenology: Power, Life, Subjectivity. Bloomington and Indianapolis: Indiana University Press, 2013.
BRUM, J. T. Nietzsche e Schopenhauer – da admiração à decepção. In. Charles Feitosa, Miguel Angel de Barrenechea e Paulo Pinheiro (Orgs.). Assim falou Nietzsche III: Para uma filosofia do futuro. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
COPLESTON, Frederick. Nietzsche: filósofo da cultura. Porto: Livraria Tavares Martins, 1953.
.
FIGUEIRA, F. A crítica ao eruditismo no jovem Nietzsche–Londrina, 2012.
GOLDEN, Kristen Brown. Live Free or Battle:Subjectivity for Nietzsche and Husserl. In: BOUBLIL, Élodie & DAIGLE, Christine (Orgs.). Nietzsche and Phenomenology: Power, Life, Subjectivity. Bloomington and Indianapolis: Indiana University Press, 2013.
GUNZEL, Stephan. Sobre A Arqueologia de Terra , Corpo e Mundo da vida: Nietzsche-Husserl-Merleau Ponty- in. Revista Filosófica São Boaventura, v. 10, n. 2, jul./dez. 2016.
HUSSERL, E. A Crise das Ciências Europeias e a Fenomenologia Transcendental: Uma Introdução à Filosofia Fenomenológica, Ed.Forense Universitária, 2012.
HUSSERL, E. Investigações Lógicas - Fenomenologia e Teoria do Conhecimento: Investigações Para a Fenomenologia e a Teoria do Conhecimento, Ed. Forense Universitária, 2012.
LOWY, M. Notas sobre os Intelectuais Judeus. In: Judeus Heterodoxo Brasil: Editora Perspectiva, 2012.
NIETZSCHE, F. Assim Falou Zaratustra. Ed. Martin Claret São Paulo,2012.
NIETZSCHE, F. Sobre o futuro dos nossos estabelecimentos de ensino. Trad. Noéli Correia de Melo Sobrinho. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2003.
NIETZSCHE, Friedrich. Ecce Homo. Trad. de Paulo César de Souza. São Paulo, Editora : Companhia das Letras;2008.
NIETZSCHE, Friedrich. Humano, Demasiado Humano: um livro para espíritos livres. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras,2007.
NIETZSCHE, Friedrich. III Consideração Intempestiva – Schopenhauer como educador. Trad. de Noéli Correia de Melo Sobrinho. Rio de Janeiro: Ed. PUCRio; São Paulo: Loyola, 2003.
SCHOPENHAUER, A. Sobre a filosofia universitária. Trad. Maria Lúcia de Mello Oliveira Cacciola e Márcio Suzuki. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
SHESTOV, L. In Memory of a Great Philosopher: Edmund Husserl. Trad. G. L. Kline. Philosophy and Phenomenological Research, Malden, v. 22, n. 4, 1962.
STEIN, Edith. Obras completas (espanhol). Conferências (1926 – 1933). Burgos: Monte Carmelo, 2003.
STEIN, Edith. Vida de uma família judia e outros escritos autobiográficos. São Paulo. Ed: Paulus, 2018.
THOMÉ, Scheila Cristiane. Investigações Lógicas - Fenomenologia e Teoria do Conhecimento: Investigações Para a Fenomenologia e a Teoria do Conhecimento, ed. UFSCar, São Carlos,2015.
WEBER, J. F. Formação (Bildung), educação e experimentação em Nietzsche. Londrina: EDUEL, 2011.