O IMPACTO DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO NO MEIO AMBIENTE E NA BIODIVERSIDADE: UMA ANÁLISE ÉTICA
Resumo
O presente estudo objetiva-se na discussão da reformulação do código florestal brasileiro e as consequências dessa ação dentro do meio ambiente e da biodiversidade, ressaltando as mudanças que foram feitas baseadas em interesses ambiciosos e pretenciosos. O resultado dessa pesquisa crítica-analítica baseia-se nas afirmações teóricas de Hans Jonas com o PR (Princípio Responsabilidade) e outros conceitos jonasianos, e com o documento do deputado federal Ivan Valente, onde trabalha suas ideias e opiniões sobre o novo código florestal. A partir daí aborda-se uma discussão e conceituação de alguns itens que, a partir da reformulação do código florestal, causam um impacto direto no meio ambiente. Do ponto de vista do tema da relação “interesse capital/interesse ambiental”, podemos afirmar que no mundo moderno, as profundas transformações ocorridas devido à desenfreada extração dos recursos naturais, vão nos levar ao declínio completo de todas as formas de vida.
Downloads
Referências
FONSECA, Lilian Simone Godoy. Hans Jonas responsabiliza a técnica pela atual crise ambiental? / Rev. Filos, Aurora, Curitiba, v. 24, n. 35, p. 465-480, julho/dezembro, 2012.
VALENTE, Ivan. Novo Código Florestal Brasileiro: meio ambiente e biodiversidade brasileira desprotegidos. Publicação do mandato popular e socialista Ivan Valente / Deputado Federal PSOL/SP. Brasília, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pela Universidade Federal do Maranhão.Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo a Universidade Federal do Maranhão plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo a Universidade Federal do Maranhão realizar neste período quantas edições julgar conveniente.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.