Educação como objeto de estudo nos programas brasileiros de pós-graduação stricto sensu em Desenvolvimento Regional
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-4358v12n36.2022.42Palavras-chave:
Educação, desenvolvimento, regional, pesquisa, pós-graduaçãoResumo
Considerando a construção do pensamento sobre desenvolvimento como atrelada às demandas por educação, neste texto serão analisados os programas de pós-graduação Stricto Sensu, especialmente vinculados ao tema Desenvolvimento Regional, da área de Planejamento Urbano Regional e Demografia – PLURD, da CAPES. O intuito é compreender de que maneira as discussões sobre educação são tratadas em documentos institucionais que se apresentam como referência para os programas, bem como no interior destes programas, através de suas estruturas curriculares. Neste sentido, o presente artigo apresentará uma discussão sobre o papel da educação no desenvolvimento, e posteriormente apresentará um diagnóstico de elementos específicos vinculados às demandas educacionais e avaliar de que maneira esta subárea privilegia ou não o objeto de análise circunscrito no debate sobre educação. Para tanto, foram considerados os seguintes documentos: o documento mais recente da área (2019), o documento “Manual Coleta”, e a estrutura solicitada para relatórios na instituição brasileira de controle de dados para laudos de pós-graduação - Plataforma Sucupira, bem como o temas dos programas, linhas de pesquisa e disciplinas específicas relacionadas à educação para entender como a subárea atende às demandas de formação de pensadores do desenvolvimento, considerando ou não a educação como discussão primordial.
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