A Educação brasileira e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Autores

  • Argos Gumbowsky Universidade do Contestado (UNC)
  • Jairo Marchesan Universidade do Contestado (UNC)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-4358v12n36.2022.41

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Educação Básica, educação e desenvolvimento regional, Ensino Médio, Lei Federal n.13.415/2017

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões sobre a Educação Brasileira e suas relações com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Metodologicamente, ampara-se em técnicas de pesquisa exploratória, bibliográfica e documental. Para isso, foram coletados dados e informações nas seguintes bases de dados: Periódicos da Capes, Scientific Electronic Library Online (SciELO), Plataforma EBSCO, Banco de Teses da Capes e Portal Domínio Público. Constatou-se que a Base Nacional Curricular está profundamente vinculada aos interesses da lógica da reprodução do capital internacional, e que é operacionalizada por meio de organismos internacionais, dentre os quais a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), o Banco Mundial, a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

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Biografia do Autor

Argos Gumbowsky, Universidade do Contestado (UNC)

Licenciado em Pedagogia pela Fundação das Escola do Planalto Norte Catarinense (FUNPLOC). Especialista em Metodologia do Ensino pela Universidade Federal do Paraná (UFPr). Mestre em Educação: Ensino Superior, pela Universidade Regional de Blumenau (Furb). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na linha de pesquisa Universidade: teoria e prática. Atuação profissional: Professor efetivo do quadro do magistério público estadual na EEB Santa Cruz. No ensino superior é docente credenciado pela Universidade do Contestado (UnC) como docente nos cursos de graduação. Na UnC ocupou cargos de coordenador de Curso de Graduação, do programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional, Direção Acadêmica do Campus Universitário de Canoinhas, Pró-reitor Acadêmico. Integrante do corpo docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional como responsável pelas disciplinas Universidade e Desenvolvimento Regional e Educação e Desenvolvimento Regional. Líder do grupo de pesquisa Educação, Política e Sociedade dedicando-se a pesquisas nas seguintes linhas: Educação básica e profissional no Brasil; Educação e desenvolvimento regional; Formação de Educadores; Políticas Educacionais no Brasil e Desenvolvimento Local/Regional; Universidade e desenvolvimento local/regional; Universidade: história, políticas e avaliação. Integra o banco de avaliadores do MEC/INEP e do CEE/SC. Participou como delegado da CONAE nas esferas municipal, estadual e federal nas edições de 2014 e 2018. Integra: a) Comissão Estadual para Monitoramento e Avaliação do Plano Estadual de Educação - Cemapee para o decênio 2015 - 2024; b) o Fórum de Acompanhamento do Plano Municipal de Educação de Canoinhas. Integra o Conselho Municipal de Educação de Canoinhas, sendo seu Presidente.

Jairo Marchesan, Universidade do Contestado (UNC)

Graduado em Estudos Sociais - Habilitação em Geografia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1990). Mestrado em Educação nas Ciências/Geografia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Atualmente é professor aposentado da Escola Estadual de Educação Básica Professor Olavo Cecco Rigon em Concórdia e professor permanente da Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade do Contestado, nos Programas de Doutorado e Mestrado em Desenvolvimento Regional (PMDR) e no Programa de Mestrado Profissional em Engenharia Civil, Sanitária e Ambiental (PMPECSA) . É pesquisador da Rede Iberoamericana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança - REDETEG. Atua na área ambiental principalmente nos seguintes temas: Sociedade, desenvolvimento e meio ambiente. Exploração e gestão de águas. Educação ambiental. Questões ambientais rurais. Relações: capital, sociedade e recursos naturais.

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Publicado

2022-08-16

Como Citar

Gumbowsky, A., & Marchesan, J. (2022). A Educação brasileira e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) . Revista Húmus, 12(36). https://doi.org/10.18764/2236-4358v12n36.2022.41

Edição

Seção

DOSSIÊ: perspectivas filosóficas educacionais