A História da Educação Brasileira e a consolidação da Base Nacional Comum Curricular

Autores

  • Jairo Marchesan Universidade do Contestado (UnC) http://orcid.org/0000-0001-9346-0185
  • Argos Gumbowsky Doutor em Educação (UFRGS), docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado.

Resumo

Este artigo apresenta as principais reformas curriculares ocorridas no Brasil desde a chegada da Companhia de Jesus, no ano de 1549, até a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Quanto aos aspectos metodológicos, recorreu-se às técnicas da pesquisa exploratória e bibliográfica. Também foi realizada uma coleta de dados no Google Acadêmico, na Scientific Electronic Library Online (SciELO) e no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Constatou-se que a definição dos currículos escolares esteve atrelada aos interesses do capital e às influências internacionais. Embora a elaboração da BNCC contenha características democráticas, as forças do mercado aliadas ao Estado, na condição de definidor das políticas públicas educacionais, é que determinaram as condições finais de sua aprovação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-08-28

Como Citar

Marchesan, J., & Gumbowsky, A. (2021). A História da Educação Brasileira e a consolidação da Base Nacional Comum Curricular. Revista Húmus, 11(33). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/17432

Edição

Seção

Perspectivas da Filosofia