INOVAR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: um diferencial no ambiente escolar
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-4358v12n36.2022.24Palavras-chave:
tecnologia na educação, práticas pedagógicas, metodologias ativas, Covid-19Resumo
A tecnologia vem tomando conta cada vez mais do dia a dia das pessoas, e no ambiente escolar se faz necessário o uso de tecnologia, bem como o uso de metodologias que façam com que os alunos utilizem diferentes ferramentas e interajam uns com os outros. Com o início da pandemia da Covid-19, no ano de 2020 no Brasil, os docentes tiveram que de forma repentina se adaptar ao uso das tecnologias, inovar em suas aulas virtuais e utilizar as metodologias ativas, transformando de forma urgente o modo de ensinar. A presente pesquisa bibliográfica buscou embasamento teórico para afirmar a importância do uso efetivo das metodologias ativas para as escolas da rede pública municipal e estadual de Brusque/SC. Partindo-se da hipótese de que as novas metodologias e ferramentas tecnológicas são fundamentais para o desenvolvimento do trabalho de professores, gestores, estudantes de licenciaturas e os diferentes profissionais da educação. Nesse sentido, foi possível constatar a importância do uso das tecnologias, aliada as metodologias ativas na rotina diária da sala de aula, tornando o ensino e aprendizagem mais atrativos aos alunos, tendo uma maior efetividade na proposta de ensino e buscando aliar o mundo moderno ao ambiente escolar, em que professor e estudante são parceiros na construção do conhecimento sendo o estudante mobilizado para a autonomia e autoria neste processo.
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