INOVAR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: um diferencial no ambiente escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-4358v12n36.2022.24

Palavras-chave:

tecnologia na educação, práticas pedagógicas, metodologias ativas, Covid-19

Resumo

A tecnologia vem tomando conta cada vez mais do dia a dia das pessoas, e no ambiente escolar se faz necessário o uso de tecnologia, bem como o uso de metodologias que façam com que os alunos utilizem diferentes ferramentas e interajam uns com os outros. Com o início da pandemia da Covid-19, no ano de 2020 no Brasil, os docentes tiveram que de forma repentina se adaptar ao uso das tecnologias, inovar em suas aulas virtuais e utilizar as metodologias ativas, transformando de forma urgente o modo de ensinar. A presente pesquisa bibliográfica buscou embasamento teórico para afirmar a importância do uso efetivo das metodologias ativas para as escolas da rede pública municipal e estadual de Brusque/SC. Partindo-se da hipótese de que as novas metodologias e ferramentas tecnológicas são fundamentais para o desenvolvimento do trabalho de professores, gestores, estudantes de licenciaturas e os diferentes profissionais da educação. Nesse sentido, foi possível constatar a importância do uso das tecnologias, aliada as metodologias ativas na rotina diária da sala de aula, tornando o ensino e aprendizagem mais atrativos aos alunos, tendo uma maior efetividade na proposta de ensino e buscando aliar o mundo moderno ao ambiente escolar, em que professor e estudante são parceiros na construção do conhecimento sendo o estudante mobilizado para a autonomia e autoria neste processo.

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Biografia do Autor

Mara Regina Gularte Villalba, Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)

Graduanda em Pedagogia pelo Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). Especialização em Educação e Segurança Humana (UNIFEBE). Bolsista do curso Direcionado de Especialização em Educação e Segurança Humana do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina, com recurso do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior – UNIEDU/ FUMDES.

Everaldo da Silva, Colégio Madre Francisca Lampel

Cientista Social (FURB). Graduado em Processos Gerenciais (METODISTA). Mestre em Desenvolvimento Regional (FURB). Doutor em Sociologia Política (UFSC). 

Juliana Patrícia Petris

Graduação em Pedagogia (UNERJ). Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (ICPG). Mestrado em Educação (UFPR).

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Publicado

2022-08-16

Como Citar

Villalba, M. R. G., Silva, E. da, & Petris, J. P. (2022). INOVAR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: um diferencial no ambiente escolar. Revista Húmus, 12(36). https://doi.org/10.18764/2236-4358v12n36.2022.24

Edição

Seção

Perspectivas do Desenvolvimento Regional