INOVAR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: um diferencial no ambiente escolar

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-4358v12n36.2022.24

Keywords:

technology in education, pedagogical practices, active methodologies, Covid-19

Abstract

A tecnologia vem tomando conta cada vez mais do dia a dia das pessoas, e no ambiente escolar se faz necessário o uso de tecnologia, bem como o uso de metodologias que façam com que os alunos utilizem diferentes ferramentas e interajam uns com os outros. Com o início da pandemia da Covid-19, no ano de 2020 no Brasil, os docentes tiveram que de forma repentina se adaptar ao uso das tecnologias, inovar em suas aulas virtuais e utilizar as metodologias ativas, transformando de forma urgente o modo de ensinar. A presente pesquisa bibliográfica buscou embasamento teórico para afirmar a importância do uso efetivo das metodologias ativas para as escolas da rede pública municipal e estadual de Brusque/SC. Partindo-se da hipótese de que as novas metodologias e ferramentas tecnológicas são fundamentais para o desenvolvimento do trabalho de professores, gestores, estudantes de licenciaturas e os diferentes profissionais da educação. Nesse sentido, foi possível constatar a importância do uso das tecnologias, aliada as metodologias ativas na rotina diária da sala de aula, tornando o ensino e aprendizagem mais atrativos aos alunos, tendo uma maior efetividade na proposta de ensino e buscando aliar o mundo moderno ao ambiente escolar, em que professor e estudante são parceiros na construção do conhecimento sendo o estudante mobilizado para a autonomia e autoria neste processo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mara Regina Gularte Villalba, Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)

Graduanda em Pedagogia pelo Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). Especialização em Educação e Segurança Humana (UNIFEBE). Bolsista do curso Direcionado de Especialização em Educação e Segurança Humana do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina, com recurso do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior – UNIEDU/ FUMDES.

Everaldo da, Colégio Madre Francisca Lampel

Cientista Social (FURB). Graduado em Processos Gerenciais (METODISTA). Mestre em Desenvolvimento Regional (FURB). Doutor em Sociologia Política (UFSC). 

Juliana Patrícia Petris

Graduação em Pedagogia (UNERJ). Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (ICPG). Mestrado em Educação (UFPR).

References

ALMEIDA, M. E. B. Tecnologia na escola: criação de redes de conhecimento. Disponível em: http://penta3.ufrgs.br/MEC-ZicloAvan/integracao_midias/modulos/1_introdutorio/pdf/texto_Tecnologia_escola.pdf. Acesso em: 04 jun. 2021.

ANDRADE, Ana Paula de. O uso das tecnologias na educação: Computador e internet. Brasília, 2011. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/1770/1/2011_AnaPaulaRochadeAndrade.pdf. Acesso em: 06 jun. 2021.

ALVES, Glaucia Peçanha. Plataforma Google Classroom em tempos de pandemia: O protagonismo docente para uma melhor performance de seus discentes. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: file:///C:/Users/Mara/Downloads/1622-31-5454-1-10-20210128.pdf. Acesso em: 13 jul. 2021.

BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico prática. Porto Alegre. Penso, 2018.

BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. de M. Ensino híbrido: personalização

e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Planalto, 1988. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 12 abr. 2020.

CAVALLINI, Marta. Pandemia adiantou mudanças no mercado de trabalho. G1 – Globo. Jul. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/concursos-e-emprego/noticia/2020/06/19/pandemia-adiantou-mudancas-no-mundo-do-trabalho-veja-as-10-principais-tendencias.ghtml. Acesso em: 24 fev. 2021.

¬

CRUZ, Roberto Moraes et al. COVID-19: Emergência e Impactos na Saúde e no Trabalho. 2020. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rpot/v20n2/v20n2a01.pdf. Acesso em: 10 jun. 2021.

DOMINGUES, Edson et al. Cenários de isolamento social da COVID19 e impactos econômicos em Minas Gerais. Belo Horizonte, 2020. Disponível em: https://pesquisas.face.ufmg.br/nemea/wp-content. Acesso em: 19 jun. 2021.

MALTA, Debora Carvalho et al. A pandemia da COVID-19 e as mudanças no estilo de vida dos brasileiros adultos: um estudo transversal, 2020. Brasília, vol. 29 n.4, set. 2020. Disponível em: http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742020000400025. Acesso em: 24 fev. 2021.

MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Formação docente e novas tecnologias. Brasília, 1998. Disponível em: http://www.ufrgs.br/niee/eventos/RIBIE/1998/pdf/com_pos_dem/210M.pdf. Acesso em: 04 jun. 2021.

MORAN, José Manuel. BACICH, Lilian. Aprender e ensinar com foco na educação híbrida. Disponível em http://www2.eca.usp.br/moran/wpcontent/uploads/2015/07/hibrida.pdf. Acesso em: 04 jun. 2021.

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5ª ed. Campinas: Papirus, 2012.

OLIVEIRA, Hudson do Vale de; SOUZA, Francimeire Sales de. Do conteúdo programático ao sistema de avaliação: Reflexões educacionais em tempos de pandemia (Covid-10). Boa Vista, 2020. Disponível em: https://revista.ufrr.br › download › OliveiraSouza. Acesso em: 04 jun. 2021.

PEREIRA, Alexandre de Jesus; NARDUCHI, Fábio; MIRANDA, Maria Geralda de. Biopolítica e Educação: Os impactos da Pandemia de Covid-19 nas escolas públicas. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://apl.unisuam.edu.br/index.php/revistaaugustus/article/view/554/299. Acesso em: 04 jun. 2021.

PEREIRA, Maria da Conceição; SILVA, Tânia Maria da. O uso da tecnologia na educação na era digital. Mato Grosso, 2013. Disponível em: http://www.cefaprocuiaba.com.br/revista/up/ARTIGO%20IX.pdf. Acesso em: 13 jul. 2021.

SANCHO, Juana Maria. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre. Artmed, 2006.

SOUTO, Lígia. Um em cada cinco brasileiros não tem acesso à internet, segundo IBGE. Rio de Janeiro. 2021. Acesso em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/geral/audio/2021-04/um-em-cada-cinco-brasileiros-nao-tem-acesso-internet-segundo-ibge. Acesso em: 04 jun. 2021.

TEIXEIRA, Daiara Antonia de Oliveira; NASCIMENTO, Francisleine Lima. Ensino remoto: O uso do Google Meet na pandemia da COVID-19. Boa Vista, 2021. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/374/301. Acesso em: 13 jul. 2021.

Published

2022-08-16

How to Cite

Villalba, M. R. G., Silva, E. da, & Petris, J. P. (2022). INOVAR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: um diferencial no ambiente escolar. Revista Húmus, 12(36). https://doi.org/10.18764/2236-4358v12n36.2022.24

Issue

Section

Perspectivas do Desenvolvimento Regional