INOVAR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: um diferencial no ambiente escolar
DOI :
https://doi.org/10.18764/2236-4358v12n36.2022.24Mots-clés :
tecnologia na educação, práticas pedagógicas, metodologias ativas, Covid-19Résumé
A tecnologia vem tomando conta cada vez mais do dia a dia das pessoas, e no ambiente escolar se faz necessário o uso de tecnologia, bem como o uso de metodologias que façam com que os alunos utilizem diferentes ferramentas e interajam uns com os outros. Com o início da pandemia da Covid-19, no ano de 2020 no Brasil, os docentes tiveram que de forma repentina se adaptar ao uso das tecnologias, inovar em suas aulas virtuais e utilizar as metodologias ativas, transformando de forma urgente o modo de ensinar. A presente pesquisa bibliográfica buscou embasamento teórico para afirmar a importância do uso efetivo das metodologias ativas para as escolas da rede pública municipal e estadual de Brusque/SC. Partindo-se da hipótese de que as novas metodologias e ferramentas tecnológicas são fundamentais para o desenvolvimento do trabalho de professores, gestores, estudantes de licenciaturas e os diferentes profissionais da educação. Nesse sentido, foi possível constatar a importância do uso das tecnologias, aliada as metodologias ativas na rotina diária da sala de aula, tornando o ensino e aprendizagem mais atrativos aos alunos, tendo uma maior efetividade na proposta de ensino e buscando aliar o mundo moderno ao ambiente escolar, em que professor e estudante são parceiros na construção do conhecimento sendo o estudante mobilizado para a autonomia e autoria neste processo.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, M. E. B. Tecnologia na escola: criação de redes de conhecimento. Disponível em: http://penta3.ufrgs.br/MEC-ZicloAvan/integracao_midias/modulos/1_introdutorio/pdf/texto_Tecnologia_escola.pdf. Acesso em: 04 jun. 2021.
ANDRADE, Ana Paula de. O uso das tecnologias na educação: Computador e internet. Brasília, 2011. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/1770/1/2011_AnaPaulaRochadeAndrade.pdf. Acesso em: 06 jun. 2021.
ALVES, Glaucia Peçanha. Plataforma Google Classroom em tempos de pandemia: O protagonismo docente para uma melhor performance de seus discentes. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: file:///C:/Users/Mara/Downloads/1622-31-5454-1-10-20210128.pdf. Acesso em: 13 jul. 2021.
BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico prática. Porto Alegre. Penso, 2018.
BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. de M. Ensino híbrido: personalização
e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Planalto, 1988. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 12 abr. 2020.
CAVALLINI, Marta. Pandemia adiantou mudanças no mercado de trabalho. G1 – Globo. Jul. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/concursos-e-emprego/noticia/2020/06/19/pandemia-adiantou-mudancas-no-mundo-do-trabalho-veja-as-10-principais-tendencias.ghtml. Acesso em: 24 fev. 2021.
¬
CRUZ, Roberto Moraes et al. COVID-19: Emergência e Impactos na Saúde e no Trabalho. 2020. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rpot/v20n2/v20n2a01.pdf. Acesso em: 10 jun. 2021.
DOMINGUES, Edson et al. Cenários de isolamento social da COVID19 e impactos econômicos em Minas Gerais. Belo Horizonte, 2020. Disponível em: https://pesquisas.face.ufmg.br/nemea/wp-content. Acesso em: 19 jun. 2021.
MALTA, Debora Carvalho et al. A pandemia da COVID-19 e as mudanças no estilo de vida dos brasileiros adultos: um estudo transversal, 2020. Brasília, vol. 29 n.4, set. 2020. Disponível em: http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742020000400025. Acesso em: 24 fev. 2021.
MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Formação docente e novas tecnologias. Brasília, 1998. Disponível em: http://www.ufrgs.br/niee/eventos/RIBIE/1998/pdf/com_pos_dem/210M.pdf. Acesso em: 04 jun. 2021.
MORAN, José Manuel. BACICH, Lilian. Aprender e ensinar com foco na educação híbrida. Disponível em http://www2.eca.usp.br/moran/wpcontent/uploads/2015/07/hibrida.pdf. Acesso em: 04 jun. 2021.
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5ª ed. Campinas: Papirus, 2012.
OLIVEIRA, Hudson do Vale de; SOUZA, Francimeire Sales de. Do conteúdo programático ao sistema de avaliação: Reflexões educacionais em tempos de pandemia (Covid-10). Boa Vista, 2020. Disponível em: https://revista.ufrr.br › download › OliveiraSouza. Acesso em: 04 jun. 2021.
PEREIRA, Alexandre de Jesus; NARDUCHI, Fábio; MIRANDA, Maria Geralda de. Biopolítica e Educação: Os impactos da Pandemia de Covid-19 nas escolas públicas. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://apl.unisuam.edu.br/index.php/revistaaugustus/article/view/554/299. Acesso em: 04 jun. 2021.
PEREIRA, Maria da Conceição; SILVA, Tânia Maria da. O uso da tecnologia na educação na era digital. Mato Grosso, 2013. Disponível em: http://www.cefaprocuiaba.com.br/revista/up/ARTIGO%20IX.pdf. Acesso em: 13 jul. 2021.
SANCHO, Juana Maria. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre. Artmed, 2006.
SOUTO, Lígia. Um em cada cinco brasileiros não tem acesso à internet, segundo IBGE. Rio de Janeiro. 2021. Acesso em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/geral/audio/2021-04/um-em-cada-cinco-brasileiros-nao-tem-acesso-internet-segundo-ibge. Acesso em: 04 jun. 2021.
TEIXEIRA, Daiara Antonia de Oliveira; NASCIMENTO, Francisleine Lima. Ensino remoto: O uso do Google Meet na pandemia da COVID-19. Boa Vista, 2021. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/374/301. Acesso em: 13 jul. 2021.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Húmus 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.