ANÁLISE DE VIABILIDADE DE UMA EMPRESA SUSTENTÁVEL: desenvolvimento de plano de negócio de uma lavação ecológica automotiva em Brusque – SC

Autores

  • Claudemir Marcolla Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Luiz Antônio Domingos da Silva Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe
  • Everaldo da Silva Centro Universitário Leonardo da Vinci e Centro Universitário de Brusque http://orcid.org/0000-0001-9716-8421

Resumo

Este trabalho foi realizado com intuito de desenvolver um modelo de plano de negócio simplificado para analisar a viabilidade de implantação de uma empresa de lavação automotiva ecológica na cidade de Brusque – SC, para prestar serviço de lavagem a seco, ou seja, sem o uso de água. Um plano de negócios permite a análise e maximização das possibilidades, além de minimizar possíveis dificuldades operacionais, táticas ou estratégicas. No trabalho foram apresentados conceitos sobre o plano de negócio e lavação a seco. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) sobre o crescimento populacional de Brusque em 1996, o número de habitantes atingiu 66.558 com um índice de crescimento de 14,81% (o 3º maior do Estado), enquanto SC crescia no mesmo período 7,34%. Brusque está crescendo mais 3% ao ano, o dobro da média nacional. Em 2008 a população de Brusque foi de 95 mil e em 2013, ultrapassou 110 mil habitantes com uma frota de 1,6 veículos por habitantes. A pesquisa foi principalmente exploratória; porém, também foi incluso aspectos descritivos. Foi desenvolvido um questionário estruturado como instrumento de coleta de dados primários para o público alvo. O trabalho apresentou caráter qualitativo, pois entrevistou 9 gestores de empresas de grande porte da região totalizando uma frota de 45 veículos.  Sabe-se que o desperdício de água com a lavação automotiva tradicional é alarmante e com a pesquisa percebeu-se que com esta situação abre-se uma parcela considerável para o sucesso do negócio. Percebeu-se também que os gestores entrevistados possuem interesse no negócio apontando os pontos positivos da lavação ecológica como a comodidade, segurança e no aspecto socioambiental não desperdiça água, porém identificou-se como ameaça de que possa riscar a pintura dos veículos.

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Biografia do Autor

Claudemir Marcolla, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE e MBA em Gestão Empresarial pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Atualmente cursa mestrado em Administração na Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI e cursa Especialização em Docência no Ensino Superior no Centro Universitário Leonardo da Vinci. E-mail: claudemir.marcolla@hotmail.com

Luiz Antônio Domingos da Silva, Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe

Bacharel em Serviço Social, Pós-Graduado em Gestão de Operações e Logística pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI e Engenharia da Produção pela Universidade de União da Vitória – UNIUV, Mestre em Desenvolvimento e Sociedade da Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe. E-mail: luiz.silva@adami.com.br

Everaldo da Silva, Centro Universitário Leonardo da Vinci e Centro Universitário de Brusque

Cientista Social. Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais (FURB). Mestre em Desenvolvimneto Regional (FURB). Doutor em Sociologia Política (UFSC). Professor e Pesquisador no Centro Universitário Leonardo da Vinci e Centro Universitário de Brusque. E-mail.: prof.evesilva@gmail.com

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Publicado

2018-08-31

Como Citar

Marcolla, C., da Silva, L. A. D., & Silva, E. da. (2018). ANÁLISE DE VIABILIDADE DE UMA EMPRESA SUSTENTÁVEL: desenvolvimento de plano de negócio de uma lavação ecológica automotiva em Brusque – SC. Revista Húmus, 8(23). Recuperado de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/8825

Edição

Seção

Dossiê Internacional de Arte Urbanidade e Sustentabilidade - I