JUSTIÇA RESTAURATIVA: os riscos burocráticos à concretização da democracia constitucional no sistema de justiça criminal brasileiro sob o olhar da criminologia crítica.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-4358v12n37.2022.47

Palavras-chave:

Constituição, Justiça Restaurativa, Democracia Constitucional, Justiça Criminal, Criminologia crítica

Resumo

Este texto busca verificar os possíveis impactos da Justiça Restaurativa na democratização do sistema jurídico-penal do Brasil e na concretização dos direitos fundamentais. Busca avaliar possíveis riscos trazidos por nossa cultura burocrática, e como livrar-se das amarras da burocracia estatal para que elas não impeçam o desenvolvimento das políticas públicas e comunitárias.  Para tanto, utiliza-se do método sistêmico de Teoria da Sociedade Niklas Luhmann, observando o ordenamento jurídico enquanto um sistema aberto e o aporte teórico da criminologia crítica, pois, há décadas denuncia a violência e a seletividade da pena criminal e a justiça restaurativa é uma possibilidade de seguimos por um horizonte mais humanizado na construção de uma justiça menos excludente e na redução de danos tanto de acusados e vítimas no sistema criminal brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lenice Kelner, Universidade Regional de Blumenau

Pós Doutora em Criminologia (UERJ). Doutora em Direito Público (UNISINOS). Mestre em Ciência Jurídica (UNIVALI). Especialista em Direito Penal e Processual Penal (FURB). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa CNPq: Constitucionalismo, Cooperação e Internacionalização -CONSTINTER, e Grupo de Pesquisa CNPq: Direitos Fundamentais, Cidadania e Justiça, atuando nas linhas: Cidadania e Direitos Humanos; Dignidade da Pessoa Humana, Atividade Econômica e Controle Penal. Professora titular do Curso de Direito da Universidade Regional de Blumenau na Graduação e no Programa de Pós-Graduação (FURB). Advogada.

Feliciano Alcides Dias, Universidade Regional de Blumenau

Doutor em Direito Público pela UNISINOS. Mestre em Ciências Jurídicas pela UNIVALI. Professor e pesquisador do Programa de Mestrado em Direito (PPGD) da Universidade Regional de Blumenau – FURB. Professor e Coordenador da Escola de Magistratura do Estado de Santa Catarina – ESMESC, extensão em Blumenau. Líder do Grupo de Pesquisa SINJUS - Sociedade, Instituições e Justiça (CNPq-FURB). Integrante dos Grupos de Pesquisa Direitos Fundamentais, Cidadania & Justiça e Direito, Tecnologia e Inovação – DTIn (CNPq-FURB). Diretor do Centro de Ciências Jurídicas da FURB. Advogado. Árbitro.

Giordani Alexandre Colvara Pereira, Universidade Regional de Blumenau

Mestrando do PPGD em Direito da FURB – Fundação Universidade de Blumenau/SC, especialista em Direito Penal.  Graduado em Direito (Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC) e em Ciências Sociais (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC), servidor de carreira e Facilitador Restaurativo da Justiça Federal de Santa Catarina.

Referências

ANDRADE, Vera Regina Pereira. Pelas mãos da criminologia: o controle penal para além da (des)ilusão. Rio de Janeiro: Revan, 2002.

ANDRADE, Vera Regina Pereira. Sistema Penal Máximo e Cidadania Mínima: códigos da violência na era da globalização. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2003.

ANDRADE, Vera Regina Pereira de. Pilotando a Justiça restaurativa: o papel do poder judiciário. Conselho Nacional de Justiça - CNJ. Brasília – DF, 2017. Disponível em:http://www.cnj.jus.br/eventos-campanhas/evento/448-seminario-justica-pesquisa-2017. Acessado em 12.02.22.

BARATTA, Alessandro. Criminologia Crítica e Crítica do Direito Penal. Trad. Juarez Cirino dos Santos, 2. ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos Editora, 1999.

BAUMAN, Z. Modernidade e holocausto. Tradução de Marcus Penchel. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1998.

BELLO, Enzo; BERCOVICI, Gilberto; LIMA, Martonio Mont’Alverne Barreto. O Fim das Ilusões Constitucionais de 1988. Revista Direito e Praxis. Rio de Janeiro, 2019, vol. 10, n. 3, jun/set. 2019, p. 1769-1811.

CANOTILHO, JJ. GOMES. Direito Constitucional e Teoria da Constituição. 7 ed. Coimbra: Livraria Alamedina, 2003.

ELLIOT, Elizabeth M. Segurança e Cuidado. Justiça Restaurativa e sociedades saudáveis. São Paulo: Palas Athena, 2018.

FERRAJOLI, Luigi. Direito e razão. Trad. Ana Paulo Zomer e outros. São Paulo: Revista dos tribunais, 2002.

GIDDENS, A. Sociologia. 6. ed. Porto Alegre: Penso, 2012.

KELNER, Lenice. A inconstitucionalidade das penas cruéis e infamantes: da voz da criminologia crítica à voz dos encarcerados. Rio de Janeiro, Lumen Juris, 2018.

LASALLE, Ferdinand. O que é constituição? Leme: Edijur, 2012.

LUHMANN, N. Introducción a la teoria de sistemas. México D.F, Universidad Iberoamericana, 1986

KAFKA, Franz. O Processo. Porto Alegre: L&P, 2015.

MELO, Milena Petters. Constitucionalismo e Democracia plural na América Latina. In: MELEU, M; LIXA, I.F.M; DIAS, F. A. [Orgs]. Constitucionalismo, Democracia e Direitos Fundamentais. V. 2. Tomo I. Blumenau: LAWeducare, 2021, p. 85-98

MERTON, R. K. Sociologia — teoria e estrutura. São Paulo: Mestre Jou, 1968

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1990.

PRANIS, Kay. Processos Circulares. São Paulo. Palas Athena, 2010.

ROXIN, Claus. Sentido e limites da pena estatal, in “Problemas fundamentais de Direito Penal”, trad. Ana Paula dos Santos Luís Natscheradetz, Lisboa: Veja, 1998

SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da Pessoa Humana e Direitos Fundamentais na Constituição Federal de 1988. 9. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2011

WEBER, Max. Ciência e Política: duas vocações. São Paulo: Cultrix, 1967

ZEHR, Howard. Justiça Restaurativa. Trad. Tônia Van Acker: São Paulo: Palas Athena, 2012.

Downloads

Publicado

2022-12-13

Como Citar

Kelner, L., Dias, F. A., & Pereira, G. A. C. (2022). JUSTIÇA RESTAURATIVA: os riscos burocráticos à concretização da democracia constitucional no sistema de justiça criminal brasileiro sob o olhar da criminologia crítica. Revista Húmus, 12(37). https://doi.org/10.18764/2236-4358v12n37.2022.47

Edição

Seção

Perspectivas do Direito, Educação e Literatura