Quem é o professor que logo sou (a seguir) em tempos de pandemia?

Autores

  • Marcio Daniel da Costa Nicodemos UERJ

Resumo

O artigo propõe a reflexão sobre o problema da alteridade na educação em tempos de pandemia. Para isso, em um primeiro momento intitulado “Quando a ausência de um problema é um problema...” busca pensar as relações entre professor e aluno no ensino remoto emergencial em contexto pandêmico; em um segundo momento, intitulado “Um problema pode ser sua própria solução?” busca pensar os desdobramentos de uma possível solução ao problema posto; e em um terceiro momento intitulado “E a seguir?” busca pensar as possibilidades de uma docência em ensino remoto emergencial em contexto pandêmico. Trata-se de um estudo de natureza teórica feito por meio de investigação conceitual em fontes bibliográficas diversas.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Daniel da Costa Nicodemos, UERJ

Doutorando em Educação pelo Proped/UERJ

Referências

BARROS, Manoel. Poesia completa. São Paulo: Leya, 2010.

DERRIDA, Jacques. O animal que logo sou: (a seguir). Tradução Fábio Landa. 2a ed. São Paulo: UNESP, 2011.

FREIRE, Paulo. Professora, sim; tia, não: cartas a quem ousa ensinar. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2019a.

_____________. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2019b.

IONESCO, Eugene. A lição. Tradução de Marcelo Bourscheid. Cascavel: grupo Tucca/ Unioeste, 2003. Disponível em: http://joinville.ifsc.edu.br/~luciana.cesconetto/Textos%20teatrais/DRAMATURGIAS/IONESCO%20-%20A%20Li%C3%A7%C3%A3o.pdf Acesso em: 27/04/2021.

Oyěwùmí, Oyèrónkẹ́. Visualizando o corpo: teorias ocidentais e sujeitos africanos. In: OYĚWÙMÍ, Oyèrónkẹ́. Visualizing the Body: Western Theories and African Subjects in: COETZEE, Peter H.; ROUX, Abraham P.J. (eds). The African Philosophy Reader. New York: Routledge, 2002, p. 391-415. Tradução para uso didático de Wanderson Flor do Nascimento.

TORRES, Patrícia; COSME, Ariana; SANTOS, Edmea. Educação e tecnologias em contexto de pandemia: uma experiência de aulas remotas. In: Revista Cocar. Edição Especial N.09/2021 p. 1-21.

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

Nicodemos, M. D. da C. (2021). Quem é o professor que logo sou (a seguir) em tempos de pandemia?. Revista Húmus, 11(34). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/16962

Edição

Seção

Perspectivas do Direito, Educação e Literatura