Quem é o professor que logo sou (a seguir) em tempos de pandemia?
Resumo
O artigo propõe a reflexão sobre o problema da alteridade na educação em tempos de pandemia. Para isso, em um primeiro momento intitulado “Quando a ausência de um problema é um problema...” busca pensar as relações entre professor e aluno no ensino remoto emergencial em contexto pandêmico; em um segundo momento, intitulado “Um problema pode ser sua própria solução?” busca pensar os desdobramentos de uma possível solução ao problema posto; e em um terceiro momento intitulado “E a seguir?” busca pensar as possibilidades de uma docência em ensino remoto emergencial em contexto pandêmico. Trata-se de um estudo de natureza teórica feito por meio de investigação conceitual em fontes bibliográficas diversas.
Downloads
Referências
BARROS, Manoel. Poesia completa. São Paulo: Leya, 2010.
DERRIDA, Jacques. O animal que logo sou: (a seguir). Tradução Fábio Landa. 2a ed. São Paulo: UNESP, 2011.
FREIRE, Paulo. Professora, sim; tia, não: cartas a quem ousa ensinar. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2019a.
_____________. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2019b.
IONESCO, Eugene. A lição. Tradução de Marcelo Bourscheid. Cascavel: grupo Tucca/ Unioeste, 2003. Disponível em: http://joinville.ifsc.edu.br/~luciana.cesconetto/Textos%20teatrais/DRAMATURGIAS/IONESCO%20-%20A%20Li%C3%A7%C3%A3o.pdf Acesso em: 27/04/2021.
Oyěwùmí, Oyèrónkẹ́. Visualizando o corpo: teorias ocidentais e sujeitos africanos. In: OYĚWÙMÍ, Oyèrónkẹ́. Visualizing the Body: Western Theories and African Subjects in: COETZEE, Peter H.; ROUX, Abraham P.J. (eds). The African Philosophy Reader. New York: Routledge, 2002, p. 391-415. Tradução para uso didático de Wanderson Flor do Nascimento.
TORRES, Patrícia; COSME, Ariana; SANTOS, Edmea. Educação e tecnologias em contexto de pandemia: uma experiência de aulas remotas. In: Revista Cocar. Edição Especial N.09/2021 p. 1-21.