SISTEMA PENAL E POLÍTICA: não há mudança sem crítica.

Autores

  • Matheus Belló Moraes Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Maurício de Aquino Universidade Estadual do Norte do Paraná

Resumo

Expondo que o populismo penal e controle epistêmico do crime ideologicamente afastam a política, o presente artigo objetiva mostrar que por isso são incapazes de promover mudanças sociais, em razão de o sistema penal ser político e ideológico. A hipótese adotada é a de que novas perspectivas para a questão criminal existirão se as propostas para lidar com o crime forem críticas e políticas. O método dedutivo foi empregado a partir de levantamento bibliográfico no campo do Direito, da Sociologia e da Criminologia, bem como o método materialista dialético analisando o sistema penal e seu surgimento em um contexto específico, considerando suas contradições. Foi analisada a ideologia da defesa social do sistema penal, fruto da ascensão burguesa, coerente com seus interesses. A criminologia crítica mostra os objetivos reais do sistema penal e propostas de lidar com o crime com base em suas teorias, por serem políticas, alinhadas a direito penal humano, podem atingir melhores condições sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Belló Moraes, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Mestrando em Ciência Jurídica pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica da Universidade Estadual do Norte do Paraná (PPGCJ-UENP). Graduado em Direito pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Especialista em Direito do Estado pelo PROJURIS. Pós-Graduando em Direito Penal e Criminologia pelo ICPC/UNINTER. Bolsista CAPES pelo Programa Demanda Social. E-mail: matheusbellom@outlook.com

Maurício de Aquino, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutor em História e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e Professor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) nos cursos de graduação em História, de especialização em Ciências da Religião, de mestrado em Ciência Jurídica e de mestrado em Educação. E-mail: mauriaquino12@uenp.edu.br

Referências

BARATTA, Alessandro. Criminologia Crítica e Crítica do Direito Penal: Introdução à Sociologia do Direito Penal. Tradução e prefácio por Juarez Cirino dos Santos. 6 ed. – Rio de Janeiro: Editora Revan: Instituto Carioca de Criminiologia, 2011. 3ª reimpressão, 2016.

BATISTA, Nilo. Introdução Crítica ao Direito Penal Brasileiro. 12ª ed. Rio de Janeiro: Revan, 2011. 4ª reimpressão, 2019.

FRAGOSO, Cristiano. Autoritarismo e sistema penal. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2015.

MARX, Karl. Miséria da Filosofia. Tradução de José Paulo Netto. 1ª ed. São Paulo: Boitempo, 2017.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Livro I: o processo de produção do capital. Tradução de Rubens Enderle. 2ª ed. São Paulo: Boitempo, 2017.

NETTO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx. 1ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

PACHUKANIS, Evguiéni B. Teoria Geral do Direito e Marxismo. Tradução de Paula Vaz de Almeida. Revisão teórica de Alysson Leandro Mascaro, Pedro Davoglio. 1ª ed. São Paulo: Boitempo, 2017.

RUSCHE, Georg; KIRCHHEIMER, Otto. Punição e Estrutura Social. Tradução de Gizlene Neder. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Revan: Instituto Carioca de Criminiologia, 2004.

SANTOS, Juarez Cirino dos. A criminologia radical. 4ª ed. Florianópolis, SC: Tirant Lo Blanch, 2018.

SANTOS, Juarez Cirino dos. Direito Penal: parte geral. 8. ed. Florianópolis, SC: Tirant Lo Blanch do Direito, 2018.

SPARKS, Richard; LOADER, Ian. Penal populism and epistemic crime control. In A Liebling, S Maruna & L McAra (eds), The Oxford Handbook of Criminology. 6 ed, Oxford University Press, Oxford, 2017 pp. 98-115.

ZAFFARONI, Eugenio Raúl. Doutrina Penal Nazista: a dogmática penal alemã entre 1933 a 1945. São Paulo: Tirant lo Blanch 2019.

Downloads

Publicado

2020-04-22

Como Citar

Belló Moraes, M., & de Aquino, M. (2020). SISTEMA PENAL E POLÍTICA: não há mudança sem crítica. Revista Húmus, 10(28). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/13485

Edição

Seção

Perspectivas do Direito, Educação e Literatura