O PLURALISMO POLÍTICO E O PROJETO DE LEI 867/2015: a busca pela neutralidade da escola sem partido e sem Educação

Autores

  • Camila Machado Quadros Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Resumo

O presente estudo tem por objeto analisar o Projeto de Lei 867/2015, desenvolvido pelo Deputado Federal Izalci Lucas, no qual busca a implementação do ensino padronizado. O problema de pesquisa consiste no seguinte questionamento: O Projeto de Lei 867/2015 é o retrocesso ou efetivação do pluralismo político instituído na Constituição Federal de 1988 frente as políticas públicas de educação? Uma vez que o "escola sem partido" aplica que está seguindo o pluralismo e a ideologia moral, onde todo estudante receberá a educação "neutra" estabelecida na LDB, no Plano Educacional e que segue as convicções familiares. Entretanto, há um questionamento quanto a liberdade de expressão e de ensino que seriam violados com a aplicação do projeto, já que trará uma linha robótica às escolas e aos professores, tornando-os máquinas de aprendizado, como argumenta Paulo Freire. Parte-se, então, do pressuposto de que infringe não só o princípio fundamental instituído no artigo 1o, inciso V, da CF/88, como outros documentos legais referente a educação no Brasil, tornando os professores verdadeiros autômatos. Como resultado da pesquisa conclui-se que haverá, com o projeto aprovado, um retrocesso na política pública educacional conquistada durante todos estes anos, já que alunos e professores terão que seguir a risca um plano de aula e não poderão ir além do apresentado, não poderão formular questionamentos. É, basicamente, a volta do autoritarismo escolar. Professores, e conceitos históricos, sofrerão uma limitação, no qual se perde a qualidade de pensar, criticar e refletir do estudante e fazendo com que professores se tornem pessoas "neutras", sem animosidade de ideias e opiniões, trazendo a tona o ensino bancário tão criticado, onde se omitirá boa parte da realidade dos fatos estudados em razão de um dito "partidarismo" ou doutrinação, como se denotará. O artigo utiliza técnica bibliográfica e o método é hipotético-dedutivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANPED. Entrevista com Fernando Araújo Penna - "Escola Sem Partido" série "Conquistas em Risco". Disponível em: < http://www.anped.org.br/news/entrevista-com-fernando-de-araujo-penna-escola-sem-partido-serie-conquistas-em-risco>. Acesso em: 09 jul. 2018.

BETTO, Frei. et. al. A ideologia do movimento escola sem partido - 20 autores desmontam o discurso. 1 ed. São Paulo, Ação Educativa, 2016.

CENTA, Daiane. A efetivação do direto constitucional à educação. In: GORCZEVSKI, Clóvis; REIS, Jorge Renato dos (Org.). Direitos fundamentais sociais como paradigmas de uma sociedade fraterna. Santa Cruz do Sul: IPR, 2008.

COSTA, M.; RITT, C. F. Educação como um direto fundamental e social. In: GORCZEVSKI, Clóvis; REIS, Jorge Renato dos (Org.). Direitos fundamentais sociais como paradigmas de uma sociedade fraterna. Santa Cruz do Sul: IPR, 2008.

D'ANTOLA, Arlette (Org.). Disciplina na escola: autoridade versus autoritarismo. São Paulo: EPU, 1989.

DE FARIA, Camila R. P.. Educação como direito fundamental: sua estrutura política e econômica em face das novas regras constitucionais e legais. In: PEREIRA, Tânia da Silva. de (org.) O melhor interesse da criança: um debate interdisciplinar. Rio de Janeiro: Renovar, 2000.

DINIZ, Maria Helena. Dicionário Jurídico. 2a ed. Revista, atual. E aum. Vol. 3. São Paulo: Saraiva, 2005.

ETZIONI, Amitai. La tercera vía hacia una buena sociedad - Propuestas desde el comunitarismo. Madrid, Editorial Trotta, S.A., 2001.

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

______.Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 35a edição, 2003.

GORCZEVSKI, Clóvis; PIRES, Francisco L. R. S.. Educação – breve histórico da conquista de um direito fundamental. In: GORCZEVSKI, Clovis. de (org.) Direito e educação – A questão da educação com enfoque jurídico. UFRGS Gráfica. Porto Alegre, 2006.

______. Educação – breve histórico da conquista de um direito fundamental. In: GORCZEVSKI, Clovis. de (org.) Direito e educação – A questão da educação com enfoque jurídico. UFRGS Gráfica. Porto Alegre, 2006.

______. Direitos Humanos, Educação e Cidadania: conhecer, educar e praticar. Santa Cruz do Sul, Edunisc, 2016, 2a edição.

JUNIOR, Nilo F. P.. O princípio do pluralismo político e a Constituição Federal. Revista Eleitoral TRE/RN. Volume 25, 2011.

______. O princípio do pluralismo político e a Constituição Federal. Revista Eleitoral TRE/RN. Volume 25, 2011.

LIBERATINI, Wilson Donizeti. Comentários ao estatuto da criança e do adolescente. São Paulo: Malheiros, 2004.

MACHADO JUNIOR, César. O direito à educação na realidade brasileira. São Paulo: LTr. 2003.

MANHA, Cleomar. et. al. A ideologia do movimento escola sem partido - 20 autores desmontam o discurso. 1 ed. São Paulo, Ação Educativa, 2016.

MORAES, Alexandre de. Direitos Humanos Fundamentais. Teoria geral, comentários aos arts. 1° a 5° da Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2006, 7a edição.

______. Direitos Humanos Fundamentais. Teoria geral, comentários aos arts. 1° a 5° da Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2006, 7a edição.

NASPOLINI, Samuel Dal-Farra. Pluralismo Político. 1a ed. Curitiba: Juruá, 2008.

OLIVEIRA, Isabel de Assis Ribeiro. Sociabilidade e direito no liberalismo nascente. Revista Lua Nova, n. 50, p. 160, 2000.

PEREIRA, Tânia da Silva. O melhor interesse da criança: um debate interdisciplinar. Rio de Janeiro: Renovar, 2000.

PIMENTA, Paulo. Escola sem partido é golpe na escola, é o fim da educação livre, plural e democrática! Disponível em: <https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Escola-sem-partido-e-golpe-na-escola-e-o-fim-da-educacao-livre-plural-e-democratica-/4/36489> Acesso em: 09 jul. 2018.

RIBEIRO, V. M. et. al. A ideologia do movimento escola sem partido - 20 autores desmontam o discurso. 1 ed. São Paulo, Ação Educativa, 2016.

______. A ideologia do movimento escola sem partido - 20 autores desmontam o discurso. 1 ed. São Paulo, Ação Educativa, 2016.

SALGADO, Eneida Desiree. Tijolo por tijolo em um desenho (quase) lógico: vinte anos de construção do projeto democrático brasileiro. 2005. 244 f. Dissertação (Programa de pós-graduação em Direito, Setor de Ciências Jurídicas). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2005.

SHOR, I. FREIRE, P. Medo e Ousadia - Cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 9a edição, 2001.

TEIXEIRA, Anísio. Educação não é privilégio. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1994.

Downloads

Publicado

2019-09-13

Como Citar

Machado Quadros, C. (2019). O PLURALISMO POLÍTICO E O PROJETO DE LEI 867/2015: a busca pela neutralidade da escola sem partido e sem Educação. Revista Húmus, 9(26). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/11281

Edição

Seção

Perspectivas do Desenvolvimento Regional