Aller directement au contenu principal
Aller directement au menu principal
Aller au pied de page
Open Menu
Início
Archives
Comité éditorial
Annonces
Avaliadores Ad Hoc
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
Template
À propos
À propos de cette revue
Soumissions
Indexadores
Coordonnées
Rechercher
Rechercher
Rechercher
S'inscrire
Se connecter
Rechercher
Rechercher
Accueil
/
Archives
/
v.13, n.3, Dossiê Temático, set./dez.2020
v.13, n.3, Dossiê Temático, set./dez.2020
Publié-e:
2020-12-09
Expediente
Lélia Cristina Silveira de Moraes
p.1-14
PDF (Português (Brasil))
Editorial
Vera Lúcia Gaspar da Silva, Gizele de Souza, Cesar Augusto Castro
Vera Lúcia Gaspar da Silva, Gizele de Souza, Cesar Augusto Castro
p.15-19
PDF (Português (Brasil))
Artigos
El mobiliario escolar en España durante los primeros años del franquismo: testimonios para su estudio
Gabriel Barceló Bauzà, Bernat Sureda Garcia
p.21-44
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p21-44
A carteira escolar está “apta para o seu destino”? argumentos e exigências sobre o mobiliário escolar em Exposições Universais
Gustavo Rugoni de Sousa, Ana Paula de Souza Kinchescki, Vera Lúcia Gaspar da Silva
p.45-69
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p45-69
Pistas e indícios: uma investigação sobre o processo de aquisição mobiliar da escola primária (1884-1894)
Gecia Aline Garcia, Gizele de Souza
p.70-93
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p70-93
As palavras dos professores e as coisas da escola: materialidade escolar, mobília e fazeres docentes entre os séculos XIX e XX
Andréa Bezerra Cordeiro, Franciele Ferreira França
p.94-112
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p94-112
Questão de materialidade: a carteira escolar no congresso da instrução pública do Rio de Janeiro (1883)
Etienne Baldez Louzada Barbosa, Juarez José Tuchinski dos Anjos
p.113-136
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p113-136
Rumo ao interior: móveis e objetos numa escola rural de Antônio Prado/RS (1899-1912)
Terciane Ângela Luchese, Manuela Ciconetto Bernardi
p.137-161
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p137-161
Um mobiliário para o ensino profissional: notas sobre a carteira de desenho
Júlia Naomi Kanazawa, Heloísa Helena Pimenta Rocha
p.162-188
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p162-188
O mobiliário das escolas cristãs no século XVII: um elemento humanizador
Clóvis Trezzi
p.189-207
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p189-207
As mobílias escolares nas escolas radiofônicas: uma análise sobre a produção, circulação e os métodos de ensino para os jovens e adultos na Amazônia bragantina (1961-1968)
Rogerio Andrade Maciel, Cesar Augusto Castro
p.208-232
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p208-232
Espaços, mobiliário escolar e práticas culturais no ginásio Sagrado Coração de Senhor do Bonfim – BA (1951)
Virgínia Pereira da Silva Ávila, Nilton Ferreira Bittencourt Junior, Dulcineia Cândida Cardoso de Medeiros
p.233-254
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p233-254
Mobiliário para escolas públicas de ensino primário em Caxias do Sul/RS (1890-1930): vestígios da cultura escolar
Samanta Vanz, José Edimar de Souza
p.255-276
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p255-276
Uma nova cultura escolar: a implementação de espaços e de mobiliários no Grupo Escolar de Lavras – MG
Jardel Costa Pereira, Jefferson da Costa Moreira
p.277-299
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p277-299
Preservar para lembrar: vestígios da cultura material da escola no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo (1905-1940)
Luciane Sgarbi S. Grazziotin, Eduardo Cristiano Hass da Silva, Estela Denise Schütz Brito
p.300-323
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p300-323
Entrevista
Desafios em torno da pesquisa sobre o mobiliário escolar: uma conversa com Marcus Levy Bencostta
Gustavo Rugoni de Sousa
p.324-340
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p324-340
Resenha
SILVA, V. L. G.; SOUZA, G.; CASTRO, C. A. (org.). Cultura material escolar em perspectiva histórica: escritas e possibilidades. Vitória: EDUFES, 2018. 470 p.
Gecia Aline Garcia
341-347
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p341-347
Normas para Publicação
Normas
Lélia Cristina Silveira de Moraes
p.348-353
PDF (Português (Brasil))
Edição Completa
Edição Completa
Lélia Cristina Silveira de Moraes
p.1-353
PDF (Português (Brasil))
Pareceristas
Pareceristas Ad hoc (2020)
Lélia Cristina Silveira de Moraes
PDF (Português (Brasil))
Idioma
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Instagram
Google Metrics
Mots-clés
Faire une soumission
Faire une soumission
Block title
Gravidez na Adolescência: suas implicações na adolescência, na família e na escola
1654
Língua e Sociedade: influências mútuas no processo de construção sociocultural
1381
Pedagogia Hospitalar: a relevância da atuação do pedagogo
1218
Psicomotricidade e práticas pedagógicas no contexto da Educação Infantil: uma etnografia escolar
606
ESTEREÓTIPOS ÉTNICOS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: uma breve incursão teórica
543
FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina. São Paulo: Paz e Terra, 1994. 334 p.
415
A incorporação da racionalidade neoliberal na educação e a organização escolar a partir da cultura empresarial
402
Apropriação dos fundamentos da Afrocentricidade por uma Educação Antirracista e Libertadora
387
Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS) no currículo do ensino médio de tempo integral: uma análise a partir da percepção dos professores de uma escola do município de Redenção/CE
373
Educação e Política
362
Entre insurgências e ataques a educação
345
Relações etnico-racias: o pensamento decolonial e a prática pedagógica para uma educação antirracista
337
A utilização do mapa mental como ferramenta facilitadora no desenvolvimento da habilidade da escrita
329
Os conceitos de capacidade, habilidade e competência e a BNCC
299
A Influência das Agências Internacionais no Brasil: os acordos MEC/USAID no contexto da ditadura militar de 1964
279
Juventude Juventudes: dos contornos sobre o conceito às implicações de um programa socioeducativo
274
BELL HOOKS: princípios éticos e pilares educacionais para a construção da Comunidade Pedagógica
258
As quatro vertentes interpretativas da Filosofia Brasileira
245
Educação de Jovens e Adultos: desafios e possibilidades na alfabetização
228
Verdadeiro ou falso? Uma análise dos mitos que permeiam a temática das altas habilidades/ superdotação
225