As palavras dos professores e as coisas da escola: materialidade escolar, mobília e fazeres docentes entre os séculos XIX e XX
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p94-112Palavras-chave:
Materialidade escolar, Saberes docentes, História da Educação Brasil-ArgentinaResumo
Neste artigo, temos por proposição acercar-nos de elementos constitutivos da escola que podem revelar resquícios do cotidiano escolar: os sujeitos que a compõem, as materialidades que a distinguem e as práticas que nela se formalizam, com o intuito principal de voltar o olhar para a materialidade escolar na relação com o fazer docente. Assim, pretendemos perspectivar a constituição da materialidade escolar na e a partir da constituição da profissão docente. Para tanto recorreremos à composição de uma análise a partir de fontes que apresentam perspectivas da relação de docentes com o mobiliário escolar, em meados do século XIX e início do século XX, compreendendo este recorte temporal como significativo na expansão dos discursos e produção, tanto do mobiliário escolar como da profissionalização docente. Buscamos também analisar estas relações abarcando discursos docentes no Brasil e Argentina, compreendendo a relevância da transnacionalização dos saberes e fazeres que compõe a cultura escolar e cultura material escolar no projeto moderno de expansão da escola de massa.
Palavras-chave: Materialidade escolar. Saberes docentes. História da Educação Brasil-Argentina.
The words of teachers and things of school: school materiality, furniture and teachers practices in the nineteenth and twentieth centuries
ABSTRACT
In this article, we propose to approach constituent elements of the school that can reveal traces of its routine: the subjects that compose it, the materialities that distinguish it and the practices that are formalized in it, with the main intention of looking back at school materiality in relation to teaching. Thus, we intend to envisage the constitution of school materiality in and from the constitution of the teaching profession. For that, we will resort to the composition of analysis from sources that present perspectives of the teachers' relationship with school furniture, in the middle of the 19th century and the beginning of the 20th century, understanding this temporal cut as significant in the expansion of the discourses and production, both of the school furniture as well as teaching professionalization. We also seek to analyze these relationships, encompassing teaching discourses in Brazil and Argentina, understanding the relevance of the transnationalization of knowledge and practices that makeup school culture and school material culture in the modern expansion project of the mass school.
Keywords: School materiality. Teaching knowledge. History of Education Brazil-Argentina.
Las palabras de los maestros y las cosas de la escuela: materialidad escolar, mobiliario y haceres docentes entre los siglos XIX y XX
RESUMEN
En este artículo, tenemos por proposición acercarnos a elementos constitutivos de la escuela que pueden revelar vestigios de la rutina escolar: los sujetos que la componen, las materialidades que la distinguen y las prácticas que se formalizan en ella, con la principal intención de mirar hacia la materialidad escolar con relación al hacer del docente. Por lo tanto, pretendemos reflexionar sobre la constitución de la materialidad escolar en y desde la constitución de la profesión docente. Para eso, recurriremos a la composición de un análisis de fuentes que presenten perspectivas de la relación del docente con el mobiliario escolar, a mediados del siglo XIX y principios del XX, eAntendiendo este corte temporal como significativo en la expansión de los discursos y la producción, tanto del mobiliario escolar como la profesionalización docente. También buscamos analizar estas relaciones, abarcando discursos docentes en Brasil y Argentina, comprendiendo la relevancia de la transnacionalización de saberes y prácticas que componen la cultura escolar y la cultura material escolar en el proyecto de expansión moderna de la escuela de masas.
Palabras clave: Materialidad escolar. Saberes docentes. Historia de la Educación Brasil-Argentina.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Transferência de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas):
- Certifico que participei da elaboração deste trabalho;
- Não omitir qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Certifico que o texto é original isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Certifico que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto estiver sendo analisado e com a possibilidade de sua publicação pela Revista Educação e Emancipação;
- Transfiro os direitos autorais do trabalho submetido à Revista Educação e Emancipação, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia autorização seja solicitada por escrito à Revista Educação e Emancipação e esta a conceda.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.