A carreira docente nos Institutos Federais em comparação com outras escolas públicas

Autores

  • João Leandro Cássio de Oliveira Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG
  • Claudio Pinto Nunes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia -UESB

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v10n2p185-204

Palavras-chave:

Carreira Docente. Formação Docente. Institutos Federais. Condições de trabalho.

Resumo

A pesquisa tem como objeto de estudo o trabalho e o plano de carreira dos docentes dos Institutos Federais no Brasil (IFs). A partir da análise comparativa com a realidade docente nacional, objetiva-se refletir sobre as condições do trabalho docente em uma entidade com menos de uma década de existência no país. Como orientação metodológica, realizou-se uma pesquisa descritiva de caráter documental e bibliográfico, nos permitindo alcançar o objetivo proposto. Na sistematização das informações apuradas, foi demonstrado que os docentes dos IFs são estimulados à qualificação (mestrado e doutorado), dispõem de laboratórios, de estruturas para pesquisa e extensão, de cargas horárias de trabalho flexíveis que permitem a eles prepararem suas aulas e terem a vida pessoal tranquila, diferentemente dos professores das redes públicas municipal e estadual.

Palavras-chave: Carreira Docente. Formação Docente. Institutos Federais. Condições de trabalho.

Teaching career in Federal Institutes in comparison to other public schools

ABSTRACT

This research aims to study the teachers’ work and career plan at Federal Institutes in Brazil (IFs). From the comparative study based on national teaching reality, the purpose is to reflect on the conditions of teaching in an entity within less a decade of existence in our country. As methodological guidance, it was used a descriptive research with documental and bibliographical procedure, which enabled us to achieve the proposed objective. Concerning the systematization of gathered information, it was demonstrated that the teachers at IFs are encouraged to qualification (Masters and PhD), have labs, infrastructure for researches and extension programs, and flexible hourly schedules that allow them to plan their classes and have a quiet personal life, which does not happen with teachers of municipal and state public schools.

Keywords: Teaching Career. Teacher Training. Federal Institutes, Working Conditions

Carrera docente en los Institutos Federales comparándoselos con otras escuelas públicas

RESUMEN

La investigación tiene como objeto de estudio el trabajo y el plan de carrera de los docentes de los Institutos Federales en Brasil (IFs). A partir del análisis comparativo con la realidad docente nacional, se pretende refl exionar sobre las condiciones del trabajo docente en una entidad con menos de una década de existencia en el país. Como orientación metodológica, se realizó una investigación descriptiva de carácter documental y bibliográfi co, permitiendo alcanzar el objetivo propuesto. En la sistematización de las informaciones constatadas, ha sido demostrado que los docentes de los IFs son estimulados a la calificación (maestría y doctorado), disponen de laboratorios, de estructuras para investigación y extensión, de cargas horarias de trabajo flexibles que les permiten preparar sus clases y tener la vida personal tranquila, distinto de los profesores de las redes públicas municipales y estatales.

Palabras-clave: Carrera Docente. Formación Docente. Institutos Federales. Condiciones de Trabajo

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Biografia do Autor

João Leandro Cássio de Oliveira, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Doutorando em Inovação (UFMG). Professor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort). E-mail: jlc.oliveira@yahoo.com.br

Claudio Pinto Nunes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia -UESB

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e do Programa de Pós- Graduação em Educação da mesma universidade. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort). E-mail: claudionunesba@hotmail.com

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Publicado

2017-08-01

Como Citar

OLIVEIRA, João Leandro Cássio de; NUNES, Claudio Pinto.
A carreira docente nos Institutos Federais em comparação com outras escolas públicas
. Revista Educação e Emancipação, p. p.185–204, 1 Ago 2017 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7393. Acesso em: 5 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos