As áreas da educação e de ensino na Capes: identidade, tensões e diálogos

Autores

  • Ana Maria Iório Dias Universidade Federal do Ceará -UFC
  • Jacques Therrien Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Isabel Maria Sabino de Farias Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v10n1p34-57

Palavras-chave:

Pós-Graduação, Área de Educação, Área de Ensino, CAPES.

Resumo

Este artigo pretende problematizar alguns dos pressupostos epistemológicos e educacionais fundantes das áreas de Educação e de Ensino, no âmbito da pós-graduação, na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), analisando também alguns aspectos históricos e contextuais que propiciaram a emergência da Área de Ensino na Grande Área Multidisciplinar e sua expansão na criação de programas e de investimentos fi nanceiros na pós-graduação. Ao longo do texto, discute-se, ainda, sobre o papel das áreas de Educação e de Ensino nos processos formativos de profi ssionais para a Educação Básica, enfatizando tensões que Provoca(ra)m distanciamentos, e possibilidades de diálogos no cenário atual entre as áreas de Educação e de Ensino na pós-graduação brasileira.

Palavras-Chave: Pós-Graduação; Área de Educação; Área de Ensino; CAPES.

The areas of education and teaching at CAPES: identity, tensions and dialogues

ABSTRACT

This article intends to problematize some of the epistemological and educational assumptions found in the areas of Education and Teaching, in the scope of postgraduate studies, in the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), also analyzing some historical and contextual aspects that provided the emergency of the Area of Education in the Multidisciplinary Area and its expansion in the creation of programs and fi nancial investments in the postgraduate. Throughout the text, it is also discussed the role of the areas of Education and Teaching in the formative processes of professionals for Basic Education, emphasizing tensions that cause distances, and possibilities of dialogues in the current scenario between the Education in the Brazilian postgraduate course.

Keywords: Postgraduate; Education Area; Teaching Area; CAPES.

Las áreas de educación y enseñanza en las CAPES: identidad, tensiones y diálogos

RESUMEN

Este artículo pretende problematizar algunos de los supuestos epistemológicos y educativos fundantes de las áreas de Educación y de Enseñanza, en el ámbito del postgrado, en la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior (CAPES), analizando también algunos aspectos históricos y contextuales que propiciaron la emergencia Del Área de Enseñanza en el Gran Área Multidisciplinar y su expansión en la creación de programas e inversiones fi nancieras en el posgrado. A lo largo del texto, se discute, además, sobre el papel de las áreas de Educación y de Enseñanza en los procesos formativos de profesionales para la Educación Básica, enfatizando tensiones que provoca(ra)m distanciamientos, y posibilidades de diálogos en el escenario actual entre las regiones Las áreas de Educación y de Enseñanza en el postgrado brasileño.

Palabras clave: Postgrado; Área de Educación; Área de Enseñanza; CAPES.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Maria Iório Dias, Universidade Federal do Ceará -UFC

Doutora, com Pós-Doutorado em Educação. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC) e  professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE).E-mail: ana.iorio@yahoo.com.br

Jacques Therrien, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor em Educação.Professor Titular Aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará e Visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Pesquisador Sênior do CNPq. Home page: www.jacquestherrien.ufc.br Email. jacques@ufc.br.

Isabel Maria Sabino de Farias, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutora em Educação. Professora do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS) e Coordenadora do Observatório Desenvolvimento Profi ssional Docente e Inovação Pedagógica – OBEDUC/CAPES (2013 a 2017). E-mail: isabelinhasabino@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2017-06-13

Como Citar

DIAS, Ana Maria Iório; THERRIEN, Jacques; FARIAS, Isabel Maria Sabino de.
As áreas da educação e de ensino na Capes: identidade, tensões e diálogos
. Revista Educação e Emancipação, p. p.34–57, 13 Jun 2017 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6974. Acesso em: 26 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos