O Ensino Médio no Brasil e o Instituto UNIBANCO: um caso de privatização da educação pública e as implicações para o trabalho docente
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n1p122-139Palavras-chave:
Gestão. Privatização. Programa Jovem de Futuro.Resumo
RESUMO
Este artigo analisa as implicações do Programa Jovem de Futuro, para a gestão da educação e das escolas de ensino médio no âmbito da parceria efetivada entre o público, representado pelo MEC, e o privado, pelo Instituto Unibanco, para efetivação do Programa nas redes estaduais de ensino. Parte do pressuposto de que a redefinição do papel do Estado ocorre como consequência da crise atual do capital e pelas estratégias de superação através das ações do Estado, fomentando reformas na educação no Brasil e no mundo. Dessa forma, analisaremos, neste artigo, como ocorre a privatização do público na proposta do Instituto Unibanco através do Programa Jovem de Futuro, abordando as implicações para o trabalho docente através da análise do conteúdo da proposta de gestão do programa.
Palavras-chave: Gestão. Privatização. Programa Jovem de Futuro.
ABSTRACT
This article analyzes the implications of Youth of Future Program for the management of education and high schools within the effective partnership between the public, epresented by MEC, and private, by Unibanco Institute, for realization of the program in state education networks. It assumes that the redefinition of the state’s role is as a result of the current crisis in the capital and the coping strategies through state actions, fostering reforms in education in Brazil and worldwide. Thus, we will analyze in this article, how privatization of the public occurs by the proposal of Unibanco Institute through the Youth of Future Program, addressing the implications for teaching by analyzing the content of the program management proposal.
Keywords: Management. Privatization. Youth of Future Program.
RESUMEN
Este artículo analisa las implicaciones del Programa Joven de Futuro, para la gestión de la educación y de la sescuelas secundarias en el ámbito de la asociación efectiva entre el público, representado por el MEC, y privado, por el Instituto Unibanco, para la efectivación del Programa en el sistema escolar estatal. Parte de la presuposición de que la redefinición del papel del Estado ocurre como consecuencia de la crisis actual del capital y por las estrategias de superación a través de las acciones del Estado, fomentando reformas en la educación en Brasil y en el mundo. Por lo tanto, analizaremos, en este artículo, como ocurre la privatización del público en la propuesta del Instituto Unibanco a través del Programa Joven de Futuro, enfocando las implicaciones para el trabajo docente mediante el análisis del contenido de la propuesta de gestión del programa.
Palabras clave: Gestión. Privatización. Programa Jovem de Futuro.
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