Museus comunitários, educação antirracista e reconhecimento

um diálogo entre Charles Taylor, Axel Honneth e Nilma Lino Gomes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.47

Palavras-chave:

museu comunitário, educação antirracista, reconhecimento

Resumo

O texto a seguir propõe um diálogo entre dois intelectuais da chamada “Teoria do Reconhecimento”, Charles Taylor e Axel Honneth; e a intelectual brasileira Nilma Lino Gomes, cujo campo de atuação e pesquisa problematiza as relações étnico-raciais e de gênero na educação. Esse diálogo teórico visa contribuir com a análise da atuação do Museu do Patrimônio Vivo da Grande João Pessoa – um museu comunitário criado no ano de 2012 – no desenvolvimento de ações educativas em bairros periféricos da região metropolitana da capital paraibana. Com isso, a intenção deste artigo é colocar em discussão as possibilidades e os aspectos teóricos da cultura e da identidade no campo da educação antirracista, em espaços de educação não formal, que tratam do patrimônio cultural, sobretudo no que se refere à aproximação com as políticas afirmativas e as esferas do reconhecimento como possibilidades analíticas no campo da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Flávia Paloma Cabral Borba, Universidade Federal da Paraiba

Mestre em Gestão e Avaliação da Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB. Técnica em assuntos educacionais da UFPB. Vinculada ao Grupo de Pesquisa: História das Instituições e dos Intelectuais da Educação Brasileira da PUC-SP.

Jean Carlo de Carvalho Costa, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Estágio Pós-Doutoral Sênior no Instituto de Educação, na área de História da Educação, na Universidade de Lisboa, no biênio 2015/2016, subsidiado pela fundação CAPES. Professor Titular na área de Sociologia da Educação, no Departamento de Fundamentação da Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Vinculado aos grupos de pesquisa: História das Instituições e dos Intelectuais da Educação Brasileira da PUC-SP; História da Educação no Nordeste Oitocentista (UFPB); História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR). 

Swamy de Paula Lima Soares, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Associado II, na área de Sociologia da Educação, no Departamento de Fundamentação da Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Referências

BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: UNESP, 2004.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. v.1. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

GOMES, Nilma Lino. Cultura negra e educação. Revi. Bras. Educ. [online]. 2003, n.23, pp. 75-85.

HONNETH, Axel. Luta por Reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: 34, 2003.

JOURDAN, Laetitia. Um museu sem paredes para um patrimônio sem limites: o Museu do Patrimônio Vivo da Grande João Pessoa. In: TOLENTINO, Átila B. et. al. Educação patrimonial: diálogos entre escola, museu e cidade (Caderno Temático nº 04). João Pessoa: Iphan, 2014, p. 57-70.

LACERDA, Gabriela Limeira; SANTOS, Nara Limeira; NASCIMENTO, Nina. Nasceu o Museu do Patrimônio Vivo de João Pessoa. In: TOLENTINO, Átila B. et al. (Org.). Educação patrimonial: diálogos entre escola, museu e cidade (Caderno Temático nº 03). João Pessoa: Iphan, 2013, p. 53-65.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 6. Ed. 5. Reimp. São Paulo: Atlas, 2011.

RUA, Maria das Graças. As políticas públicas e a juventude dos anos 90. In: RUA, Maria das Graças. Jovens acontecendo na trilha das políticas públicas. Brasília: CNDP, 1998.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez: 2007.

SIQUEIRA NETO, Moises; JOURDAN, Laetita. Perspectivas e práticas do Museu do Patrimônio Vivo de João Pessoa. Cadernos de Sociologia, v. 49. Universidade Lusofona de Portugal, 2015, p. 7-28.

TAYLOR, Charles. A política do reconhecimento. In: TAYLOR, Charles. Multiculturalismo: examinando a Política de Reconhecimento. Lisboa: Instituto Piaget, 1994, p. 45-94.

TOLENTINO, Átila Bezerra; FRANCH, Mónica. Espaços que suscitam sonhos: narrativas de memória e identidades no Museu Comunitário Vivo Olho do Tempo. João Pessoa: Editora UFPB, 2017.

Downloads

Publicado

2023-11-20

Como Citar

BORBA, Flávia Paloma Cabral; COSTA, Jean Carlo de Carvalho; SOARES, Swamy de Paula Lima.
Museus comunitários, educação antirracista e reconhecimento: um diálogo entre Charles Taylor, Axel Honneth e Nilma Lino Gomes
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 3, p. 259–280, 20 Nov 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.