A formação continuada e sua relação com o desenvolvimento profissional docente

o que apontam as pesquisas brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n3.2022.39

Palavras-chave:

formação continuada, desenvolvimento profissional docente, dissertações e teses

Resumo

A formação continuada está imbricada ao desenvolvimento profissional, integrando a educação permanente dos professores, em um processo contínuo de ciclo de vida. Com base nesta perspectiva, a presente pesquisa documental e qualitativa objetivou, por meio da revisão de literatura, identificar de que forma a relação entre a formação continuada e o desenvolvimento profissional docente tem se apresentado nas dissertações e teses no Brasil. Para tal, foi realizada uma busca no Repositório de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e no portal Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, em dissertações e teses desenvolvidas entre os anos de 2013 e 2019, vinculadas a programas de pós-graduação em educação. Após a aplicação de filtros de pesquisa, leitura de títulos e resumos, chegou-se a 09 teses e 25 dissertações, cujos dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Percebeu-se que as pesquisas, até o momento, não estabelecem uma correlação direta entre os termos formação continuada e desenvolvimento profissional. Com base nas análises realizadas, conclui-se que formações continuadas verticalizadas, de cunho prescritivo e com a finalidade de instituir metodologias padronizadas, distanciam-se da perspectiva de integração do processo formativo ao desenvolvimento profissional docente. Por outro lado, formações pautadas na realidade escolar, vinculadas às necessidades e realidades docentes, possibilitando o diálogo e a interface entre os professores em diferentes momentos da carreira, estabelecendo relações entre a formação inicial e a prática pedagógica concatenam com a perspectiva do desenvolvimento profissional do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Susana Soares Tozetto, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). 

Thaiane de Góis Domingues, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Bolsista CAPES. 

Downloads

Publicado

2022-12-27

Como Citar

TOZETTO, Susana Soares; DOMINGUES, Thaiane de Góis.
A formação continuada e sua relação com o desenvolvimento profissional docente: o que apontam as pesquisas brasileiras
. Revista Educação e Emancipação, v. 15, n. 3, 27 Dez 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 18 abr 2024.