Sobre Ser-Professor: modos de identificação da prática docente por professores de língua portuguesa em formação

Autores

  • Neluana Leuz de Oliveira Ferragini Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR
  • Érica Danielle Silva Universidade Estadual de Maringá, UEM

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v12n2p75-99

Palavras-chave:

Formação profissional. Professor de Língua Portuguesa. Identidade docente.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo verificar os modos de identificação docente, a fim de compreender a multiplicidade de vozes que constituem a construção do ser-professor em práticas de formação inicial de um curso de Letras, habilitação única em Língua Portuguesa. A investigação decorre, em especial, da análise dos processos teórico-práticos pelos quais os acadêmicos do curso passam e da perspectiva político e sociocultural em que estão inseridos e que os permitem, ou não, construir uma identidade docente. Isso posto, o estudo em tela decorre de uma investigação qualitativa-intrepretativista, construído pela análise de documentos oficiais e das respostas dada a um questionário aplicado na disciplina Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa I aos alunos do terceiro ano de Letras-Português. O texto é construído a partir de três eixos: a) o modo como os documentos oficiais e teóricos compreendem a identidade profissional de Letras; b) a abordagem dessa temática pelo Projeto Político pedagógico do curso e c) as formas de identificação dos próprios acadêmicos. A apreciação dos dados e a ponderação da análise realizada nos permite visualizar que professores estamos formando, abrindo espaço para reflexões e estudos futuros e encaminhamentos mais adequados às necessidades nos componentes curriculares.

 Palavras-chave: Formação profissional. Professor de Língua Portuguesa. Identidade docente.

About being teacher: identification modes of teaching practice by pre-service portuguese teachers

Abstract

The present work aims to verify the identification modes of teaching practice in order to understand the multiplicity of voices that constitute the construction of being teacher in practices of initial formation of a Letter’s course, single qualification in Portuguese Language. The investigation derives especially from the analysis of theory-practice processes experienced by the undergraduate students and from the political and sociocultural perspective in which they are inserted and which allows them, or not, to build up a teacher identity. That being said, this study is characterized as a qualitative-interpretative research, originated from the analysis of official prescriptive documents and from the answers given to a questionnaire run in the discipline of Portuguese Teaching Methodology I to students enrolled in the third grade of the Letters course. The text is structured in three axes: a) the way official documents understand the professional Letters’ identity; b) the approach to this theme by the course’s Political Pedagogical Guidelines and c) the self-identification modes presented by the undergraduate students. The data assessment and the analysis weighting help to visualize the type of teachers we are preparing, opening spaces for reflection, future studies and more accurate actions towards the necessities present in the curriculum components.

Key-words: Teacher qualification. Portuguese Language Teacher. Teacher identity.

Sobre Ser-Profesor: modos de identificación de la práctica docente por profesores de lengua portuguesa en formación

Resumen

El presente trabajo tiene como objetivo verificar los modos de identificación docente, a fin de comprender la multiplicidad de voces que constituyen la construcción del Ser-Profesor en prácticas de formación inicial de un Curso de Letras, habilitación única en portugués. La investigación considera especialmente el análisis de los procesos teórico-prácticos por los cuales los académicos del curso pasan, así como la perspectiva política y sociocultural en la que están incluidos, lo que les permite o no, construir una identidad docente. Tras abordar todo, el estudio se basa en una investigación cualitativa e interpretativa teniendo en cuenta análisis de documentos oficiales y respuestas a un cuestionario aplicado en la asignatura de Metodología de la Enseñanza de Lengua Portuguesa I a los alumnos del tercer año de Letras-Portugués. El texto tiene tres ejes temáticos: a) la manera como los documentos oficiales y teóricos entienden la identidad profesional de Letras; b) el enfoque de esa temática según el Proyecto Político Pedagógico del curso y c) las maneras con que los estudiantes se identifican a sí mismos.  La apreciación de los datos y la ponderación del análisis realizada nos permiten visualizar qué profesores estamos formando, abriendo espacio para reflexiones, estudios futuros y orientaciones más adecuadas a las necesidades de los componentes curriculares.

 Palabras-clave: Formación profesional. Profesor de Lengua Portuguesa. Identidad docente.

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Biografia do Autor

Neluana Leuz de Oliveira Ferragini, Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR

Doutora em Estudos da Linguagem. Professora Adjunta do curso de Letras Português da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, campus de Apucarana. Coordenadora do projeto de Gêneros Discursivos em sala de aula: propostas de estudo e de didatização.

Érica Danielle Silva, Universidade Estadual de Maringá, UEM

Doutora em Letras. Professora colaboradora no Departamento de Língua Portuguesa da Universidade Estadual de Maringá, UEM. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Análise do Discurso da UEM – GEDUEM-UEM/CNPq.

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Publicado

2019-05-31

Como Citar

Ferragini, N. L. de O., & Silva, Érica D. (2019). Sobre Ser-Professor: modos de identificação da prática docente por professores de língua portuguesa em formação. Revista Educação E Emancipação, 12(2), p.75–99. https://doi.org/10.18764/2358-4319.v12n2p75-99

Edição

Seção

Artigos