EDUCAÇÃO POPULAR COMO POLÍTICA DE SAÚDE: interfaces com a formação profissional em saúde

Autores

  • Hellen Cristina Sthal Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Cátia Regina Assis Almeida Leal Universidade Federal de Goiás - UFG.

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v24n2p125-138

Palavras-chave:

Sistema Único de Saúde. Educação Popular em Saúde. Formação profissional em saúde.

Resumo

 

 

Resumo: O objetivo deste artigo é debater e problematizar a formação profissional em saúde como um dos fatores determinantes no âmbito dos limites e possibilidades da Educação Popular em Saúde, materializada na Política Nacional de Educação Popular em Saúde no Sistema Único de Saúde (PNEP-SUS). O estudo apresenta abordagem qualitativa e tem a PNEP-SUS como ponto de partida para uma reflexão sobre aspectos da Educação Popular em Saúde e da formação profissional em saúde. São objetos de análise o texto da política na íntegra, a portaria que a institui e o plano operacional do período 2013-2015, além de textos sobre a formação profissional em saúde. Conclui-se que a implementação da Educação Popular em Saúde como política requer, necessariamente, a compreensão ampliada da saúde e de suas determinações sociais e a compreensão e promoção do diálogo, da construção coletiva, da valorização do saber popular e da emancipação. Exige, portanto, a reorientação da formação profissional em saúde, tendo como base a ruptura do paradigma de formação curativista e biologicista, pautada na disciplinaridade e na negação do senso comum.

Palavras-chave: Sistema Único de Saúde. Educação Popular em Saúde. Formação profissional em saúde.


POPULAR EDUCATION AS HEALTH POLICY: interface with training professional in health 

Abstract: The purpose of this article is to debate and discuss professional training in health as one of the determining factors within the limits and possibilities of Popular Education in Health, embodied in the National Popular Education Policy in Health in the National Health System One (PNEP-SUS). The study presents qualitative approach and has PNEP-SUS as a starting point for a reflection on aspects of Popular Health Education and of training professional in health. Are objects of analysis of political text in full, the ordinance that establishing and operating plan for the period 2013-2015, as well as texts on vocational training in health. It is concluded that the implementing of Popular Education in Health as policy necessarily requires a broader understanding of health and its social determinants and understanding and promote dialogue, collective construction, the appreciation of popular knowledge and emancipation. Therefore requires the reorientation of vocational training in health, based on the breakdown of curative education paradigm and biologicist, based on disciplinarity and denial of common sense.

Keywords: Health System One. Popular Education in Health. Vocational training in health.


EDUCACIÓN POPULAR COMO POLÍTICA DE SALUD: interfaces con la formación profesional en salud 

Resumen: El propósito de este artículo es debatir y discutir la formación profesional en salud como uno de los factores determinantes en el marco de los límites y posibilidades de la Educación Popular en Salud, materializada en la Política Nacional de Educación Popular en Salud en el Sistema Único de Salud (PNEP-SUS). El estudio presenta un enfoque cualitativo y tiene la PNEP-SUS como punto de partida para una reflexión sobre aspectos de la Educación Popular en Salud y de la formación profesional en salud. Son objetos de análisis el texto de la política en su totalidad, la ordenanza que la instituye y el plan operativo para el periodo 2013-2015, además de textos sobre la formación profesional en salud. Se concluye que la implementación de la Educación Popular en Salud como política requiere, necesariamente, la comprensión ampliada de la salud y sus determinaciones sociales y la comprensión y promoción del diálogo, de la construcción colectiva, de la valoración del conocimiento popular y de la emancipación. Exige, por lo tanto, la reorientación de la formación profesional en salud, basado en la ruptura con el paradigma de formación meramente curativa y biológica, y marcado en la disciplinariedad y en la negación del sentido común.

Palabras-clave: Sistema Único de Salud. Educación Popular en Salud. Formación profesional en salud.

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Biografia do Autor

Hellen Cristina Sthal, Universidade Federal de Goiás - UFG

Professora Mestre da Universidade Federal de Goiás - UFG, Regional Jataí.
Jataí, GO – Brasil.

Cátia Regina Assis Almeida Leal, Universidade Federal de Goiás - UFG.

Professora Doutora da Universidade Federal de Goiás - UFG, Regional Jataí.
Jataí, GO – Brasil.

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Publicado

2017-09-03

Como Citar

STHAL, Hellen Cristina; LEAL, Cátia Regina Assis Almeida.
EDUCAÇÃO POPULAR COMO POLÍTICA DE SAÚDE: interfaces com a formação profissional em saúde
. Cadernos de Pesquisa, v. 24, n. 2, p. 125–138, 3 Set 2017 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/7518. Acesso em: 3 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos