MÍDIA E IDENTIDADE: produção discursiva em torno da “única capital fundada por franceses”

Autores

  • Ilza Galvão Cutrim Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v20.n1.p.31-36

Palavras-chave:

Mídia, Discurso, Identidade.

Resumo

Este estudo busca compreender práticas discursivas que definem, na contemporaneidade, as condições de exercício da função enunciativa de uma das identidades da capital maranhense, por meio da análise de discursos midiáticos presentes em duas propagandas, publicadas no jornal O Estado do Maranhão. Nossas discussões ancoram-se na Análise do Discurso de base foucaultiana no sentido de compreender como a ligação a um conjunto de relações históricas, submetidas a uma ordem, que preceitua o que pode ser dito e o que deve ser silenciado, possibilita que o enunciado promova a filiação a certa(s) identidade(s).

Palavras-chave: Mídia. Discurso. Identidade.



MIDIA AND IDENTITY: discursive production around the foundation of São Luis

Abstract: This study is aimed at understanding the discursive practices that define, in contemporary times, the conditions of exercise of the enunciative function of one of the identities of the capital of Maranhão, through the analysis of media discourses present in two advertisements published in O Estado do Maranhão. Our discussions are anchored in a Foulcauldian Discourse Analysis in order to understand how the connection to a set of historical relations, subjected to an order that stipulates what can be said and what should be silenced, allows the statement to promote a link to certain identity/identities.

Keywords: Media. Discourse. Identity.



LOS MEDIOS DE COMUNICACIÓN Y LA IDENTIDAD: la producción discursiva en torno al enunciado" la única capital brasileña fundada por los franceses"

Resumen: Este estudio busca entender las prácticas discursivas que definen, en la época contemporánea, las condiciones de ejercicio de la función enunciativa de una de las identidades de la capital del Estado de Maranhão, a través del análisis de discursos constituyentes de dos publicidades divulgadas en el periódico O Estado do Maranhão. Nuestras discusiones se anclan en el Análisis del Discurso Foucaultiano para entender cómo la conexión a un conjunto de relaciones históricas, sujetas a una totalidad que establece lo que puede decirse y lo que debe ser silenciado, permite que el enunciado promueva el hecho de pertenecer a una (s) identidad (es).

Palabras clave: Los medios de comunicación. El discurso. La identidad.

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Biografia do Autor

Ilza Galvão Cutrim, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduação em Letras pela Universidade Federal do Maranhão
(1995). Concluiu seu mestrado em 1998 e seu doutorado em
2004, em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade
Paulista Júlio de Mesquita Filho - campus de Araraquara-
SP. É professora Adjunto IV, do Departamento de Letras,
da Universidade Federal do Maranhão. É líder do Grupo de
Pesquisa e Estudos em Linguagem e Discurso - GPELD. É vice
coordenadora do Projeto de Extensão - ENTRETEXTOS. Sua
pesquisa tem como foco o estudo das identidades pela via
discursiva em diversos gêneros e suas relações com a história
e a memória.

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Publicado

2013-03-08

Como Citar

CUTRIM, Ilza Galvão.
MÍDIA E IDENTIDADE: produção discursiva em torno da “única capital fundada por franceses”
. Cadernos de Pesquisa, v. 20, n. 1, p. 31–36, 8 Mar 2013 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1246. Acesso em: 25 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos