A DISCUSSÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO NORDESTE(2009-2016)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v27n4p100-128

Palavras-chave:

Programa de Pós-Graduação, Relações Étnico-Raciais, Produção Intelectual, Região Nordeste

Resumo

Este artigo tem como objetivo conhecer a discussão das relações étnico-raciais nos programas de pós-graduação em educação da região nordeste (2009-2016) através do levantamento da produção intelectual docente, da análise da estrutura e da organicidade dos programas. Este estudo auxiliará no reconhecimento do modus operandi dos programas frente as exigência dos marcos legais relacionados à diversidade e, especificamente, as relações étnico-raciais. As discussões amparam-se na teoria de Pierre Bourdieu (2007) por meio dos conceitos de campo e capital. Para a análise do conteúdo fizemos uso do estudo de Laurence Bardin (2011) mediante a organização das unidades, dos temas e por fim das categorizações. Inferimos que o campo da Pós-Graduação em Educação da região Nordeste vem investindo em capital científico para atender as demandas sociais e educacionais da região nordeste especificamente nas questões que envolvem o debate sobre as relações étnico-raciais. Podemos constatar o reflexo desse investimento na ampliação de linhas de pesquisa voltadas para a discussão racial e para as questões de diversidade como gênero, identidades, sexualidade, movimentos sociais, entre outros, que buscam, como afirma Silva (2008), atender aos problemas da sociedade e cumprir sua finalidade com o compromisso da vida social. As avaliações da CAPES, também, refletem tal investimento quando apresentam significativos progressos no crescimento da produção intelectual desta região.

THE DISCUSSION OF ETHNIC RACIAL RELATIONS IN POSTGRADCATE PROGRAMS IN EDUCATION OF NORTHEAST REGION (2009-2016)

Abstract

This aticle aimstoknow thw discussion of the ethnic racial relations in postgraduate programs in education of northeast region (2009-2016) by means of the survey of techer intelectual production, structure analysis and organicity of the modus operandi oh the programs against the requirements of legal frameworks related to diversity and  specifically, the ethnic-racial relations. The discussion supported in theory of Bourdieu (2007) by means of the concepto  field and capital. For content analysis wemadg use of study of Bardin ( 2011) upon  the organization of the units, of the themes and lastly of categorizations. We infer tha the field of postgradua te education in the northeast region has been investing in scientific capital to meet the social and educational demands of the northeast region specifically on the issues surrocinding  the debate on ethnic-racial relations. We can seg the reflection of this investtment in the expansion of research lines focused on racial discussion for diversity issues as gere, identities, sexuality, social movements among others, who seek as claims Silva (2008), address  the problems of society and  fulfill your purposg with the commitment of social life. The ratings of CAPES, also, reflect such investment whe they show  significant progress in the growth of intellectual production in the region.

 

Keywords: Postgraduate Program. Ethnic Racial Relations. Intellectual Production. Northcast Region.  

LA DISCUSIÓN DE LAS RELACIONES ÉTNICAS RACIALES EM LOS PROGRAMAS DE POSGRADO EM EDUCACIÓN DE LA REGIÓN NORDESTE (2009-2016)

Resumen

Este artículo tiene como objetivo conocer la discusion de las relaciones étnicas raciales em los programas de posgrado em educación de lá región nordeste (2009-2016) por médio del levantamento de la producción  intelectual docente , análisis de la estrutura, de la organización de los programas. Este estúdio auxiliar em el reconocimiento  del modus operand de los programa frente a la exigência  de los marcos legales relacionados a la diversidade y, especificamente, las relaciones étnicas raciales. Las discusiones se amparan em la teoría  de Pierre Bourdieu (2009) por médio de los conceptos de campo  y capital. Para la análisis del contenido hicimos uso del estudio de Laurence Bardin (2011) sobre de la organización de las unidades, de los temas y por fin de las categorizaciones. Hemos inferido que el campo de posgrado em educación de la región nordeste  viene invirtigando em capital científica para atender las demanda sociales y educacionales de la región nordeste especificamente  em las questiones  que implican debate sobre las relaciones étnica raciales. Podemos constatar el reflejo de esta inversión em la ampliacion de las líneas de pesquisa enfocado para la discusión  racial y para las cuestiones  de diversidad como género, identidades, sexualidade, movimentos sociales, entre otros, que  buscan como assegura Silva (2008), atender los problemas de la sociedade y cumplir su propósitocon el compromisso de la vida social. las evoluciones  de la CAPES. También, reflejantal inversión cuando presentan significativos progresos em el crecimiento de la producción intelectual de esa región.

Palabras clave: Programa de Posgrado. Relaciones Étnica-Raciales. Producción Intelectual. Región Nordeste.

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Biografia do Autor

Marcela Silva da Conceição

Licenciada em Pedagogia pela Universidade da Amazônia, especialista em Educação Especial na perspectiva da Inclusão pela Faculdades Integradas Ipiranga e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Pará. Professora da Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação de Belém, desde 2012. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais GERA/UFPA.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8498993Y1

http://orcid.org/0000-0001-8930-1499

Wilma de Nazaré Baía Coelho, Universidade Federal do Pará

Licenciada em Pedagogia pela Universidade da Amazônia, mestra em Educação pela Universidade da Amazônia, doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora da Universidade Federal do Pará, desde de 1994. Integra o corpo docente da Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica , do Programa em Educação em Ciências e Matemáticas e do Doutorado em Rede Educação na Amazônia. Vice-Coordenadora do EDUCANORTE  e Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-raciais(GERA). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706830A8

http://orcid.org/0000-0001-8679-809X

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

CONCEIÇÃO, Marcela Silva da; COELHO, Wilma de Nazaré Baía.
A DISCUSSÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO NORDESTE(2009-2016)
. Cadernos de Pesquisa, v. 27, n. 4, p. 100–128, 29 Dez 2020 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12263. Acesso em: 3 nov 2024.