EM TORNO DA MESA: como iguais e diferentes aprendem juntos através do diálogo literário

Autori

  • Emília Maria da Trindade Prestes Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Abstract

Reflexão sobre as experiências vivenciadas em tertúlias literárias como espaço para a aprendizagem dialógica entre adultos. Estudo descritivo-exploratório por meio de observação participante nas sessões de tertúlia literária da Escuela de Educación de Adultos La Verneda de San Martín. Triangulam-se abordagens e reflexões objetivadas e requeridas pelos processos de investigação acadêmica com sentimentos subjetivos decorrentes das memórias e representações. Descreve-se e analisam-se os procedimentos educativos da tertúlia através das vozes e das representações do mundo dos personagens participantes. Reflete-se sobre os métodos pedagógicos de aprendizagem das pessoas adultas e suas interfaces dialogais com outras disciplinas, além do alcance da sua aplicação prática, manifestada nos processos de aprendizagem das pessoas adultas.
Palavras-chave: Aprendizagem dialógica. Educação de adultos. Tertúlia literária.

ABSTRACT

Reflections on lived experiences in literary salons as a space for dialogical learning among adults. An exploratory descriptive study through participant observation at the meetings of literary salon at the Escuela de Educación de Adultos La Verneda of San Martín. Approaches and reflections required by academic processes of investigation with subjective feelings resulting from memories and representations are done. Educational procedure of the Literary Salon are described and analyzed through voices and world representations of the characters involved. The pedagogical methods of adult learning and its dialogical interfaces with other sublects are thought, beyond the reach of its practical application, as manifested in the processes of adult learning.
Keywords: Dialogic learning. Adult education. Literary salon.

RESUMEN

Reflexiones sobre las experiencias en los salones literarios como un espacio para el aprendizaje dialogico de adultos. Un estudio exploratorio descriptivo, a través de la observación participante en las reuniones de salón literario de la Escuela de Educación de Adultos La Verneda de San Martín. Se triangulan los planteamientos y las ideas objectivas requeridos por la investigación académica con sensaciones subjetivas resultantes de los recuerdos y representaciones. Se describe y se analizan los procedimientos de los encuentros literarios a través de las voces y representaciones del mundo de los personajes involucrados. Reflexiona sobre los métodos pedagógicos del aprendizaje de adultos y sus interfaces dialógicas con otras disciplinas, más allá del alcance de su aplicación práctica, manifestada en los procesos de aprendizaje de adultos.
Palabras clave: El aprendizaje dialógico. La educación de adultos. Salón literario.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Emília Maria da Trindade Prestes, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui graduação em Licenciatura em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, doutorado em Estudios Latinoamericanos - Universidad Nacional Autonoma de Mexico e pósdoutorado
pela Universidade Nacional Autónoma de Barcelona. Atualmente é professora associada nível II da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Educação e Sociologia, atuando, principalmente, nos seguintes temas: educaçao de jovens e adultos, avaliação de políticas públicas para o trabalho, avaliação de políticas públicas, sociologia da educação, com ênfase nas questões da qualificação do trabalhador.

##submission.downloads##

Pubblicato

2010-12-13

Come citare

PRESTES, Emília Maria da Trindade.
EM TORNO DA MESA: como iguais e diferentes aprendem juntos através do diálogo literário
. Cadernos de Pesquisa, v. 17, n. 2, 13 dic. 2010 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/241. Acesso em: 22 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos