TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO MUSICAL:

o uso de softwares e ferramentas digitais para o ensino e aprendizagem da música

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DOI :

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.33

Mots-clés :

educação musical, tecnologias educacionais, metodologias ativas, softwares.

Résumé

As medidas de isolamento social, amplamente adotadas para combater a propagação do novo coronavírus, levaram à aplicação imediata de modalidades de ensino não presencial em todo o país. Em um contexto de ensino e aprendizagem remoto/virtual em música, em que o caráter tátil do processo pedagógico é ainda mais evidente, torna-se essencial refletir sobre o papel desempenhado pelas tecnologias da educação como dispositivos atenuadores das distâncias e das barreiras para o aprendizado em música. O presente trabalho é, portanto, uma revisão bibliográfica com objetivo de apresentar as tecnologias da educação como suporte e estratégias aos educadores e de refletir sobre sua importância para a educação e para a sociedade como todo. Dessa forma, será exposto um breve panorama sobre metodologias ativas existentes, tais como a “Sala de Aula Invertida”, a “Gamificação” e ferramentas digitais como Google Meet, em uso no atual momento. Nessa discussão, será dada especial ênfase à proposta dos softwares como mecanismo facilitador do ensino e da aprendizagem musical, sua aplicabilidade no contexto educacional e suas principais características, entendendo que esses programas apresentam imensas vantagens para o ensino e para a continuidade do ensino de música no momento atual.

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Adriana Rodrigues de Sousa, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Graduada em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Maranhão. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade - PGCULT- UFMA.

Ricieri Carlini Zorzal, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutor em Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade - PGCULT/UFMA.

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II) Figuras:

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Figura 3: Imagem do Software Pro Tools. Site: TechTudo.com.br. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/pro-tools.html. Acesso em: 28 out. 2021.

Figura 4: Earmaster. Site: Thomann.de. Disponível em: https://www.thomann.de/gb/earmaster_earmaster_7.htm. Acesso em: 28 out. 2021.

Figura 5: Cakewalk. Site: homestudio.com. Disponível em: https://www.homestudio.com.br/single-post/2018/05/11/o-cakewalk-sonar-agora-e-gratis. Acesso em: 28 out. 2021.

Figura 6: SoundCanva. Site: Roland.com. Disponível em: https://www.roland.com/br/products/rc_sound_canvas_va/. Acesso em: 28 out. 2021.

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Publié-e

2023-06-30

Comment citer

SOUSA, Adriana Rodrigues de; ZORZAL, Ricieri Carlini.
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO MUSICAL: : o uso de softwares e ferramentas digitais para o ensino e aprendizagem da música
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 2, p. 343–369, 30 juin 2023 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18317. Acesso em: 3 juill. 2024.

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