A EVASÃO NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n2.2022.23

Palavras-chave:

evasão, Ensino Médio, Curso Técnico em Informática, integrado

Resumo

Este artigo apresenta resultados de um estudo que teve por objetivo conhecer as percepções de alunos, egressos, evadidos e professores do curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio de um campus do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), sobre fatores que estão desencadeando a evasão ou a não conclusão do curso Técnico em Informática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja metodologia envolveu a análise documental, incluindo como fontes o projeto pedagógico desse curso e relatórios finais das turmas ingressantes de 2008 a 2016. Também foi feita uma pesquisa de campo, em 2019, com aplicação de questionários aos professores, alunos, egressos e evadidos do curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio de um campus do CEFET-MG. As análises dos dados foram feitas com base na análise de conteúdo de Bardin (2016) e com auxílio do software MaxQda. Os resultados possibilitam afirmar que os fatores que desencadeiam a evasão nesse curso muitas vezes coincidem com os fatores presentes na literatura e no Documento Orientador para a Superação da Evasão e Retenção na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. No entanto, observou-se a relação professor-aluno como um dos fatores que desencadeiam o abandono do curso Técnico de Informática pesquisado, o que parece indicar que o CEFET-MG e os atores do processo educativo necessitariam planejar e implementar ações preventivas da evasão, em prol de uma formação para a cidadania e trabalho, pautada nas relações de solidariedade humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosimeire Aparecida Soares Borges, Universidade do Vale do Sapucaí

Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática na Universidade Anhanguera de São Paulo, em 2017, sob a supervisão do Professor Dr. Ubiratan D Ambrosio. Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2011), com Estágio de doutoramento na Escola Superior de Educação de Lisboa/Portugal em 2007. Mestre em Educação Matemática pela PUC-SP (2005) e Licenciada em Matemática pela Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) (2002). Docente do Mestrado em Educação da Univás, Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação e Tecnologias na Educação (GEPHET) na Univás e integrante do GHEMAT Brasil, liderado pelo Dr. Wagner Rodrigues Valente.

Flavio da Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

Mestrando em Educação pela Univás - Universidade do Vale do Sapucaí. Especialista em Tecnologia de Redes de Computadores pela Universidade Federal de Lavras - UFLA. Graduado em Sistemas de Informação pela Faculdade Cenecista de Varginha (2008). Técnico em Eletrônica pelo CETEV - (Centro Técnico de Varginha - MG) em 2001. Funcionário Público Federal do CEFET-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais) Campus VIII - Varginha/MG desde 2010. Cargo de Técnico em Tecnologia da informação.

Emanuela Francisca Ferreira Silva, Instituto Federal do Sul de Minas - IFSULDEMINAS - Três Corações - MG

Doutora em Letras - Linguística e Língua Portuguesa pela PUC Minas. Mestrado em Letras - análise, cultura e discurso, com ênfase na área de Literatura, pela Universidade Vale do Rio Verde (Unincor)-MG, em que foi bolsista da Capes (2008-2009). Graduada em Letras - Português/Inglês pela UEMG, Campus Fafi - Faculdade de Filosofia de Varginha. É professora EBTT de Língua Portuguesa do quadro efetivo do IFSULDEMINAS-Campus Três Corações-MG e professora colaboradora do INEP para produção de itens da Prova Brasil. Atua como colaboradora selecionada em chamada pública do INEP, participando como elaboradora de provas do SAEB-INEP.

Downloads

Publicado

2022-07-05

Como Citar

Borges, R. A. S., Silva, F. da, & Silva, E. F. F. (2022). A EVASÃO NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO. Cadernos De Pesquisa, 29(2), 13–31. https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n2.2022.23