CLIMA DE SALA DE AULA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n3.202144

Mots-clés :

Clima de sala de aula, Relações interpessoais, Conflitos interpessoais, Autorregulação da aprendizagem, Pesquisa de intervenção, Ensino Fundamental

Résumé

Desenvolvido em uma escola pública do município de Campinas (SP), o presente estudo é recorte de uma pesquisa de mestrado e possui como objetivo investigar se houve melhorias no clima de sala de aula do Ensino Fundamental, mais especificamente no que diz respeito às relações sociais e os conflitos em sala de aula, a partir de um projeto de intervenção visando à autorregulação da aprendizagem e à qualidade das relações interpessoais. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa de caráter explicativo, na qual foi utilizado o método quase-experimental de grupo único com 23 e 19 alunos do 4º e 5º ano respectivamente. Foram utilizados os seguintes instrumentos de pesquisa: intervenção, questionário e observação sistemática. A partir da análise qualitativa verificou-se que o projeto de intervenção contribuiu para a melhoria do clima de sala de aula, em especial no que tange às relações sociais e os conflitos em sala de aula. Contudo, a análise quantitativa mostrou que estatisticamente não ocorreram mudanças significativas. Este resultado vai ao encontro do aporte teórico que salienta a necessidade de as intervenções serem realizadas com intencionalidade docente, aspecto que esteve fragilizado no início da aplicação. Pretende-se que este estudo propicie, aos gestores e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, uma reflexão acerca das implicações pedagógicas de um clima de sala de aula positivo e de como um projeto de intervenção visando à autorregulação da aprendizagem e à qualidade das relações interpessoais pode contribuir nessa direção.

Palavras-chave: Clima de sala de aula; Relações interpessoais; Conflitos interpessoais; Autorregulação da aprendizagem; Pesquisa de intervenção; Ensino Fundamental.

Classroom climate in the initial years of elementary school

Abstract

Developed in a public school in the city of Campinas (SP), the present study is a cut of a master's research and aims to investigate if there were improvements in the classroom climate of the Elementary School, specifically with regard to the social relations and conflicts in the classroom, based on an intervention project aimed at self-regulation of learning and the quality of interpersonal relationships. It is a qualitative-quantitative research with explanatory character, in which the quasi-experimental single-group method was used with 23 and 19 students of the 4 th and 5 th grade, respectively. The following research instruments were used: intervention, questionnaire and systematic observation. From the qualitative analysis it was verified that the intervention project contributed to the improvement of the classroom climate, more specifically with regard to social relations and conflicts in the classroom. However, the quantitative analysis showed that statistically no significant changes occurred. This result is in agreement with the theoretical contribution that emphasizes the need for the interventions to be carried out with educational intentions, an aspect that was weakened at the beginning of the application. The aim of this study is to provide the teachers and teachers of the initial years of elementary school with a reflection about the pedagogical implications of a positive classroom climate and how an intervention project aimed at self-regulation of learning and the quality of relationships interpersonal skills can contribute in this direction.

Keywords: Classroom climate; Interpersonal relationships; Interpersonal conflicts; Self-regulation of learning; Intervention research; Elementary School.

Clima de sala de clase en los años iniciales de la enseñanza fundamental

Resumen

Desarrollado en una escuela pública del municipio de Campinas (SP), el presente estudio es recorte de una investigación de maestría y tiene como objetivo investigar si hubo mejoras en el clima de aula de la Enseñanza Fundamental, más específicamente en lo que se refiere a las las relaciones sociales y los conflictos en el aula, a partir de un proyecto de intervención para la autorregulación del aprendizaje y la calidad de las relaciones interpersonales. Se trata de una investigación de abordaje cuali-cuantitativa de carácter explicativo, en la cual se utilizó el método cuasi-experimental de grupo único con 23 y 19 alumnos del 4º y 5º año respectivamente. Se utilizaron los siguientes instrumentos de investigación: intervención, cuestionario y observación sistemática. A partir del análisis cualitativo se verificó que el proyecto de intervención contribuyó a la mejora del clima de aula, más específicamente en lo que se refiere a las relaciones sociales y los conflictos en el aula. Sin embargo, el análisis cuantitativo mostró que estadísticamente no se produjeron cambios significativos. Este resultado va al encuentro del aporte teórico que subraya la necesidad de que las intervenciones sean realizadas con intencionalidad docente, aspecto que estuvo fragilizado al inicio de la aplicación. Se pretende que este estudio propicie a los gestores y profesores de los años iniciales de la Enseñanza Fundamental una reflexión acerca de las implicaciones pedagógicas de un clima de aula positivo y de cómo un proyecto de intervención para la autorregulación del aprendizaje y la calidad de las relaciones interpersonales puede contribuir en esa dirección.

Palabras clave: Clima de aula; Relaciones interpersonales; Conflictos interpersonales; Autorregulación del aprendizaje; Investigación de intervención; Enseñanza fundamental.

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Bibliographies de l'auteur-e

Bárbara Sparapan, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2019). Graduada em Pedagogia pela mesma universidade (2015). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade São Francisco de Campinas (2017). Tem experiência na área de Educação e de Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores; Práticas Pedagógicas; Educação Infantil; Ensino Fundamental; Clima de Sala de Aula; Ambiente Sociomoral; Desempenho Escolar; Autorregulação; Desenvolvimento da Autonomia Moral Infantil; Bullying Escolar.

Jussara Cristina Barboza Tortella, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professora e pesquisadora titular, em regime de dedicação integral, do Programa de Pós Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Participa do Grupo de pesquisa Formação e Trabalho Docente da Linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Docente da Faculdade de Educação no curso de Pedagogia. Possui mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atuou como assessora de coordenação pedagógica na Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Amparo, docente no curso de Pedagogia da Universidade São Francisco, docente do curso de pós-graduação da Universidade de Franca, docente do curso de extensão para professores de Educação Infantil (PROEPRE) da FE/UNICAMP e membro do LPG e GEPEM da FE/UNICAMP. Tem experiência na área de Educação e Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, Práticas Pedagógicas, Avaliação da aprendizagem; Autorregulação; Relacionamentos interpessoais; Amizade.

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Publié-e

2021-09-30

Comment citer

SPARAPAN, Bárbara; TORTELLA, Jussara Cristina Barboza.
CLIMA DE SALA DE AULA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
. Cadernos de Pesquisa, p. 203–225, 30 sept. 2021 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11077. Acesso em: 25 nov. 2024.

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