RURALIDADES CONTEMPORÂNEAS: educação básica em foco

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202117

Palabras clave:

Estado da arte, Ruralidades contemporâneas, Educação básica

Resumen

O presente artigo busca mapear pesquisas que versam sobre ruralidades na área da educação entre o período de 2007 a 2017. Trata-se de um estudo realizado no banco de dados disponibilizado pela Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD desenvolvida e coordenada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT. Assim, o trabalho analisou a categoria ruralidades contemporâneas e suas relações com a Educação Básica desenvolvida em contextos rurais, adotando como princípios as bases sociológicas, históricas e geográficas que dão visibilidade aos diversos e diferentes modos de vida desenvolvidos em localidades rurais. O estudo baseia-se na abordagem qualitativa de cunho bibliográfico e descritivo fundamentada na proposta de inventariar pesquisas já realizadas sobre o tema. Este trabalho nos proporcionou uma maior compreensão sobre o campo de produção acadêmica e científica nos possibilitando conhecer como cada uma das produções constrói seu percurso metodológico e quais vertentes teóricas se inscrevem nestes estudos.

Palavras-chave: estado da arte; ruralidades contemporâneas; educação básica.

CONTEMPORARY RURALITIES: basic education in focus

Abstract

This article pursuit to map researches that deal with ruralities in the area of education between 2007 and 2017. It is a study realized in the database provided by the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations - BDTD developed and coordinated by Brazilian Institute of Information in Science and Technology - IBICT. Thus, the work analyzed the contemporary ruralities category and its relations with the basic education in rural contexts, adopting as principles the sociological, historical and geographical bases that give visibility to the different ways of life of people who live in rural localities. The study is based on the qualitative approach of a bibliographic and descriptive character based on the proposal of inventorying research already done about the thematic. This work has provided us with a greater understanding of the field of academic and scientific production, enabling us to know how each of the productions builds its methodological path and to which theoretical aspects are inscribed in this studies.

Keywords:  state of the art; contemporary ruralities; basic education.

RURALIDADES CONTEMPORÁNEAS: educación básica en foco

Resumen

El presente artículo busca mapear investigaciones que versan sobre ruralidades en el área de la educación entre el período de 2007 a 2017. Se trata de un estudio realizado en el banco de datos disponibilizado por la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones - BDTD desarrollada y coordinada por el estudio Instituto Brasileño de Información en Ciencia y Tecnología - IBICT. Así, el trabajo analizó la categoría ruralidades contemporáneas y sus relaciones con los espacios escolares situados en contextos rurales, adoptando como principios las bases sociológicas, históricas y geográficas que dan visibilidad a los diversos y diferentes modos de vida de personas que viven y conviven en localidades rurales. El estudio se sitúa en el abordaje cualitativo de cuño bibliográfico y descriptivo fundamentado en la propuesta de inventariar investigaciones ya realizadas. Este trabajo nos proporcionó una mayor comprensión sobre el campo de producción académica y científica, nos posibilitando conocer cómo cada una de las producciones construyen su recorrido metodológico y a las cuales vertientes teóricas se inscriben.

Palabras clave: estado del arte; ruralidades contemporáneas; educación básica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Charles Maycon de Almeida Mota, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Professor da Educação Básica na Prefeitura Municipal de Várzea do Poço/BA. Doutorando em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Mestre em Educação e Diversidade (UNEB). Pesquisador no DIVERSO - Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica.

 

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC da
Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo - USP. Professor assistente da Universidade do Estado da Bahia, lotado no Departamento de Ciências Humanas e
Tecnologias (DCHT) - Campus XVI. Pesquisador no DIVERSO - Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica.

Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2008) e Pós- Doutorado em Educação pela Universidade
de São Paulo(2013). É Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia, no Departamento de Educação - Campus
I. Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade e do Programa de Pós-
Graduação em Educação e Diversidade. Líder do DIVERSO - Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade.

Publicado

2021-06-29

Cómo citar

MOTA, Charles Maycon de Almeida; SILVA, Fabrício Oliveira da; RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco.
RURALIDADES CONTEMPORÂNEAS: educação básica em foco
. Cadernos de Pesquisa, v. 28, n. 2, p. 39–64, 29 jun. 2021 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9520. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos