O ENSINO DE GEOGRAFIA E SUAS COMPLEXIDADES NO ESTÁGIO (SUPERVISIONADO): análises em uma escola na cidade do Crato-Ceará

Autores/as

  • Marcos Allan Gonçalves de Araujo Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • João César Abreu de Oliveira Universidade Estadual do Ceará - UECE

Resumen

Análise sobre o estágio de regência em Geografia, no ensino fundamental, de escolas públicas, e a observação da espacialidade estabelecida pelos processos que compõem nossa realidade, fazendo e procurando os meios de ligação de tais processos com o ensino de Geografia, com interpretação de suas peculiaridades. O ensino da Geografia perpetua-se de maneira dinâmica e complexa, com isso, este artigo ressalta a importância do estágio na configuração do profissional docente, em meio ao seu espaço de atuação futura, fazendo um contraponto com a realidade empírica e a ciência estudada na sua formação. Busca compreender os modos de melhor intervir na sociedade atual com o ensino e enfatiza a práxis de pesquisa como dever docente.
Palavras-chave: Ensino. Pesquisa. Estágio supervisionado. Geografia. Formação docente.


THE TEACHING OF GEOGRAPHY AND THEIR COMPLEXITIES DURING SUPERVISEDINTERSHIP: analysis in a school in the city of Crato-Ceará

Abstract: Analysis on the internship of conducting geography class in elementary education in public schools, and also the observation of spatial pre-determined by the processes that compose our reality, making and looking for the ways of linking of those processes with the teaching of Geography, with interpretation of its peculiarities. The teaching of geography is perpetuated in a dynamic and complex way, so this article emphasizes the importance of the internship experience in shaping the professional teacher in the middle of his future work space, causing a paradox with the empirical reality and the science studied in his training, trying to understand the best ways to intervene in the current society with education and emphasizes the practice of research as a teacher 's duty.
Keywords: Teaching. Research. Supervised. Geography. Teacher education.


LA ENSEÑANZA DE LA GEOGRAFÍA Y SUS DIFICULTADES DURANTE LA PRÁCTICA SUPERVISIONADA: el análisis en una escuela de la ciudad de Crato-Ceará

Resumen: Análisis de la práctica de dirección de clases de Geografia, en la educación primaria de escuelas públicas, y del espacio pre-determinado por los procesos que componen nuestra realidad, haciendo y buscando la manera de vincular estos procesos con la enseñanza de Geografía y con la interpretación de sus peculiaridades. La enseñanza de la geografía se perpetúa de forma dinámica y compleja y este artículo hace un hincapié en la importancia de la experiencia atraves de la práctica de trabajo en la formación de la profesión docente en medio de su espacio de trabajo futuro, haciendo una paradoja con la realidad empírica y las ciencias que se estudian en su formación. Trata también de entender las mejores maneras de intervenir en la sociedad actual atraves de la educación y hacer hincapié en la práctica de la investigación docente como un deber.
Palabras clave: Enseñanza. Investigación. bajo la supervisión. Geografía. Formación de docentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcos Allan Gonçalves de Araujo, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Estudante da URCA bolsista do PIBID. Pesquisando ensino de geografia e modernizações no interior do nordeste.

João César Abreu de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutor em Educação. Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (1987). Especialização em
Geografia pela UFC/CE (1995) e  Especialização em Ecoturismo pela Universidade Federal de Lavras/MG (2002). Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade
Federal do Ceará (1998). Doutorado em Educação pela UFC (2008). Professor Adjunto da Universidade Regional do Cariri (URCA) e Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência
e Tecnologia - Campus Crato (IFCE - Crato). Apresenta experiências nas áreas de Geografia Humana e Educação
Brasileira, com ênfase em Geografia Urbana e Agrária e Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos
seguintes temas: desenvolvimento, meio ambiente, políticas públicas, educação, sustentabilidade, espaço agrário, espaço
urbano.

Cómo citar

ARAUJO, Marcos Allan Gonçalves de; OLIVEIRA, João César Abreu de.
O ENSINO DE GEOGRAFIA E SUAS COMPLEXIDADES NO ESTÁGIO (SUPERVISIONADO): análises em uma escola na cidade do Crato-Ceará
. Cadernos de Pesquisa, v. 18, n. 3, 23 nov. 2011 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/648. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos