PERCURSO E DIVERSIDADE EPISTEMOLÓGICA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: tensionamentos e possibilidades

Autores/as

  • Marcos Fernandes Sobrinho Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí.
  • Elisabete Alerico Gonçalves Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí.
  • Paula Silva Resende Fernandes Instituto Federal Goiano, campus Urutaí.

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p81-91

Palabras clave:

Métodos de pesquisa em educação. Epistemologia e pesquisa educacional. Procedimentos e instrumentalização de pesquisa.

Resumen

Faz-se uma breve revisão do percurso epistemológico dos métodos de pesquisa em educação à luz de alguns autores e seus contributos a partir do século XVII. Longe de qualquer pretensão no sentido de serem 
esgotadas as diversas direções dos estudos epistemológicos para pesquisa em Educação, enfocam-se contributos desses autores, especialmente, do Círculo de Viena, da Escola de Frankfurt e a Dialética de Marx. O papel da teoria do conhecimento é evocado com vistas a compor o debate acerca da diversidade metodológica frente à concepção hegemônica positivista de pesquisa. O trabalho aponta para o entendimento de que a metodologia de investigação em educação não se deve limitar à simples aplicação do que parecem sugerir os manuais de procedimentos e instrumentalização de pesquisa.

Palavras-chave: Métodos de pesquisa em educação. Epistemologia e pesquisa educacional. Procedimentos e instrumentalização de pesquisa.


ROUTE AND DIVERSITY EPISTEMOLOGICAL RESEARCH IN EDUCATION: tensions and possibilities

Abstract: It briefly reviews the epistemological course of research methods in education based on some authors and their contributions as of the seventeenth century. Far from any pretense in the sense of several directions of epistemological studies being exhausted for educational research, focus is on the contributions of these authors, especially from the Vienna Circle, the Frankfurt School and the Dialectic of Marx. The role of knowledge theory is summoned in order to make the debate about the methodological diversity against hegemonic positivist research design. Work points to the understanding that research methodology in education should not be limited to simple application to what seems to suggest procedure manuals and research instrumentalization.

Keywords: Research methods in education. Epistemology and educational research. Procedures and research instrumentalization.


CAMINOS Y DIVERSIDAD EPISTEMOLÓGICA DE LA INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN: tensionamientos y posibilidades

Resumen: Se hace una breve revisión del curso epistemológico de los métodos de investigación en educación a la luz de algunos autores y sus contribuciones a partir del siglo XVII. Lejos de toda pretensión con el fin de agotarse las distintas direcciones de los estudios epistemológicos para investigación en Educación, se enfocan contribuciones de estos autores, especialmente, del Círculo de Viena, de la Escuela de Frankfurt y la Dialéctica de Marx. El papel de la teoría del conocimiento es evocado con vistas a componer el debate relativo a la diversidad metodológica frente a la concepción hegemónica positivista de investigación. El estudio apunta para el entendimiento de que la metodología de investigación en educación no se debe limitar a la simples aplicación de lo que parecen sugerir los manuales de procedimientos e instrumentalización de investigación.

Palabras clave: Métodos de investigación en educación. Epistemología e investigación escolar. Procedimientos e instrumentalización de investigación.

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Biografía del autor/a

Marcos Fernandes Sobrinho, Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí.

Professor Doutor do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí.

Elisabete Alerico Gonçalves, Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí.

Professora Mestre do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí. Doutoranda em Epistemologia da História da Ciência, na UNTREF - Argentina.


Paula Silva Resende Fernandes, Instituto Federal Goiano, campus Urutaí.

Professora Mestre do Instituto Federal Goiano, campus Urutaí.

Publicado

2017-01-26

Cómo citar

SOBRINHO, Marcos Fernandes; GONÇALVES, Elisabete Alerico; FERNANDES, Paula Silva Resende.
PERCURSO E DIVERSIDADE EPISTEMOLÓGICA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: tensionamentos e possibilidades
. Cadernos de Pesquisa, v. 23, p. 81–91, 26 ene. 2017 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6202. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos