EDUCAÇÃO BILÍNGUE: sua importância na aprendizagem e inclusão escolar de alunos surdos

Autores/as

  • Paula de Carvalho Fragoso Oliveira Secretaria Municipal do Rio de Janeiro – RJ
  • Cátia Crivelenti de Figueiredo Walter Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v23n2p31-45

Palabras clave:

Educação Bilíngue. Educação Inclusiva. Alunos surdos.

Resumen

A aquisição de Língua Portuguesa pelo aluno surdo na proposta educacional bilíngue se constitui como um desafio na atualidade. Na presente pesquisa mergulhamos no universo educacional bilíngue: Língua de Sinais como primeira língua (L1) e Língua Portuguesa como segunda língua (L2) observando como se dá o ensino de Língua Portuguesa para o aluno surdo com idade de cinco anos e 11 meses a oito anos, filhos de pais ouvintes, matriculados em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental, em três ambientes educacionais distintos, no município do Rio de Janeiro. As visitas aconteceram numa escola especial, em duas escolas públicas inclusivas e numa escola particular inclusiva, com participação de seis profissionais e 12 crianças. Foram realizadas filmagens das atividades pedagógicas para ensino de Língua Portuguesa, anotações de campo, entrevistas com os profissionais e orientações aos familiares. Para responder a pergunta principal do estudo: “Como se dá o ensino da Língua Portuguesa para a criança surda na proposta educacional bilíngue?” foram categorizadas as principais atividades realizadas para o ensino da Língua Portuguesa e obtivemos dados a respeito da comunicação destes alunos. Foi utilizada análise qualitativa dos resultados, demonstrando que a participação no estudo levou os profissionais envolvidos a refletirem sobre o tema, reverem as suas atuações e as suas crenças. O estudo conclui que a educação bilíngue é um caminho promissor para a criança surda desenvolver plenamente suas habilidades e potencialidades, crescendo consciente dos seus direitos e deveres, com autonomia e independência. Sujeitos participantes e ativos na sociedade a qual pertencem.

Palavras-chaves: Educação Bilíngue. Educação Inclusiva. Alunos surdos.


BILINGUAL EDUCATION: importance in learning and school inclusion of deaf students

Abstract: The acquisition of Portuguese Language by deaf students in the bilingual education proposal constitutes a challenge today. In the present study we dive in bilingual educational universe: Signals Language as their first language (L1) and Portuguese as a second language (L2) observing how is the teaching of Portuguese language for deaf students aged five years and 11 months to eight years, children of hearing parents, enrolled in classes in the early years of elementary school, three different educational settings, in the municipality of Rio de Janeiro. The visits happened in a special school in two inclusive public schools and a private school inclusive, with the participation of six professionals and 12 children. Filming was carried out pedagogical activities for teaching Portuguese, field notes, interviews with professionals and guidance to families. To answer the study's question: "How does the teaching of the Portuguese language for deaf children in bilingual educational proposal" were categorized the main activities for the teaching of Portuguese and obtained data regarding the communication of these students. It was used qualitative analysis of the results that show that participation in the study took the professionals involved to reflect on the theme, review their actions and their beliefs. The study concludes that bilingual education is a promising avenue for deaf children fully develop their skills and potential, growing aware of their rights and duties with autonomy and independence. Subjects and active participants in society to which they belong.

Keywords: Bilingual Education. Inclusive Education. Deaf students.


EDUCACIÓN BILINGÜE: su importancia en el aprendizaje y la escuela inclusión de estudiantes sordos

Resumen: La adquisición de la Lengua Portuguesa para los estudiantes sordos en la propuesta de educación bilingüe constituye un reto en la actualidad. En el presente estudio nos sumergimos en el universo educativo bilingüe: Lenguaje de señales como primera lengua (L1) y el portugués como segunda lengua (L2) observando cómo es la enseñanza de la lengua portuguesa para estudiantes sordos de entre cinco años y 11 meses a ocho años, hijos de padres oyentes, matriculados en clases en los primeros años de la escuela primaria, en tres ámbitos educativos diferentes en el municipio del Rio de Enero. Las visitas tuvieron lugar en una escuela especial, en dos escuelas públicas inclusivas y una escuela privada inclusiva, con la participación de seis profesionales y 12 niños. Fueron realizadas rodaje de las actividades pedagógicas para la enseñanza del portugués, notas de campo, entrevistas con profesionales y orientación a las familias. Para responder a la pregunta principal del estudio: "¿Cómo se sucede la enseñanza de la lengua portuguesa para niños sordos en propuesta educativa bilingüe?", se clasificaron las principales actividades para la enseñanza del portugués y obtenido los datos con respecto a la comunicación de estos estudiantes. Se utilizó el análisis cualitativo de los resultados, lo que demuestra que la participación en el estudio se llevó a los profesionales implicados a reflexionar sobre el tema, revisar sus acciones y sus creencias. El estudio concluye que la educación bilingüe es una vía prometedora para niños sordos desarrollan plenamente sus habilidades y potencial, creciendo consciente de sus derechos y deberes con autonomía e independencia. Sujetos y participantes activos en la sociedad a la que pertenecen.

Palabras clave: Educación Bilingüe. Educación Inclusiva. Alumnos sordos.  

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Biografía del autor/a

Paula de Carvalho Fragoso Oliveira, Secretaria Municipal do Rio de Janeiro – RJ

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Veiga de Almeida. Mestrado em Educação - UERJ. Especialização em Audiologia Clínica, Psicomotricidade e Atendimento Educacional Especializado. Tem fluência em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Atualmente é Professor II da Secretaria Municipal de Educação - RJ no Centro de Referencia em Educação Especial, Instituto Helena Antipoff - IHA. Tem experiência na área de Educação Especial, com ênfase em Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Inclusiva / AEE - Atendimento Educacional Especializado, para alunos com Deficiências Sensoriais, TGD, DI e Altas Habilidades/Superdotação

Cátia Crivelenti de Figueiredo Walter, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Graduação em Fonoaudiologia - USC-Bauru. Mestrado e Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela UFSCar-PPGEEs. Pós-doutorado em Comunicação Alternativa (PROPED-UERJ). É professora Adjunta do Programa de Pós Graduação em Educação (PROPED) na linha de pesquisa em Educação Inclusiva e Processos Educacionais. Docente no Curso de Pedagogia presencial e à distância (CEDERJ) da Faculdade de Educação e das Licenciaturas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Tem experiência na área de fonoaudiologia clínica e Educação Especial, com ênfase em formação acadêmica, docência, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento e avaliação de linguagem, educação especial, autismo, pessoas com deficiência intelectual, paralisia cerebral, distúrbios de linguagem, técnicas de ensino especializado, PECS-Adaptado, comunicação alternativa e capacitação de familiares e de professores do ensino regular e especial. Bolsista procientista UERJ e Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. É membro associado da International Society for Augmentative and Alternative Communication - ISAAC

Publicado

2016-09-01

Cómo citar

OLIVEIRA, Paula de Carvalho Fragoso; WALTER, Cátia Crivelenti de Figueiredo.
EDUCAÇÃO BILÍNGUE: sua importância na aprendizagem e inclusão escolar de alunos surdos
. Cadernos de Pesquisa, v. 23, n. 2, p. 31–45, 1 sep. 2016 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/5333. Acesso em: 22 nov. 2024.

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