A CULTURA POPULAR COMO ELEMENTO PARA INSERÇÃO DA LEI Nº 11.645/08 NO CURRÍCULO ESCOLAR

Autores/as

  • Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Rayron Lennon Costa Sousa Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Wheriston Silva Neris Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v22.n2.p.129-141

Palabras clave:

Lei nº 11.645/08. Ensino. Escola. Cultura popular. Cultura popular maranhense.

Resumen

A Lei nº 11.645/08 dispõe acerca da inserção da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena nocurrículo escolar e constitui-se um marco, ao considerar-se que, por muito tempo, negros e índios foram desconsideradosou concebidos pela escola, de forma pejorativa ou em posição de subserviência. Este artigo, fruto de umprojeto de extensão desenvolvido em uma unidade da Universidade Federal do Maranhão, descreve alguns aspectospertinentes às temáticas sugeridas pela lei supracitada, em sala de aula. Com base nas atividades desenvolvidasno âmbito do projeto, a partir da observação participante, constatou-se que a cultura popular torna-se, então,uma estratégia a ser adotada para inserção da Lei nº 11.645/08, nas escolas brasileiras e maranhenses, em razãode sua riqueza e diversidade, possibilitando um ensino contextualizado e significativo.

Palavras-chave: Lei nº 11.645/08. Ensino. Escola. Cultura popular. Cultura popular maranhense.

 

A POPULAR CULTURE AS ELEMENT TO INSERT Nº 11.645/08 IN SCHOOLCURRICULUM

Abstract: The Law nº 11.645/08 has concerning the insertion of African history and culture, african-Brazilian andindigenous in the school curriculum and constitutes a milestone when considering that for a long time, blacks andIndians were disregarded or designed by the school, so derogatory or subservient position. This article, the resultof an extension project developed by one of the Federal University of Maranhão describes some aspects about thethemes of the law in the classroom. Based on the activities carried out under the project it was found that the popularculture then becomes a strategy to be adopted for insertion of Law nº 11.645/08 in Brazilian schools because of itsrichness and diversity, providing a contextualized education and significant.

Keywords: Law nº 11.645/08. Education. School. Popular culture. Maranhão popular culture.

 

LA CULTURA POPULAR COMO ELEMENTO PARA INSERCIÓN DA LEY Nº11.645/08 EN EL CURRICULUM DE LA ESCUELA

Resumen: La Ley nº 11.645/08 relativo a la inserción de la historia y la cultura africana, afro-brasileña e indígenaen el currículo de las escuelas y constituye un hito al considerar que, durante mucho tiempo, los negros y los indiosse tuvieron en cuenta o diseñados por la escuela, en posición despectivo o servil. Este artículo es el resultado deun proyecto de extensión desarrollado por uno de la Universidad Federal del Maranhão describe algunos aspectosrelacionados con la aplicación de la ley en las clases. Con la base de las actividades realizadas en el marco delproyecto se encontró que la cultura popular se convierte en una estrategia que se adopte para la inserción de la Leynº 11.645/08 en las escuelas brasileñas, debido a su riqueza y diversidad, ofrecer una educación contextualizaday significativa.

Palabras clave: Ley nº 11.645/08. Enseñanza. Cultura Popular.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutoranda em Informática na Educação (UFRGS) eMestre em Saúde e Ambiente, Universidade Federaldo Maranhão. Professora assistente e coordenadora doCurso de Linguagens e Códigos da Universidade Federaldo Maranhão, Campus de São Bernardo.

Rayron Lennon Costa Sousa, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Professor de Língua Espanhola do Curso de Licenciaturaem Linguagens e Códigos da Universidade Federal doMaranhão (UFMA). Professor de Língua Portuguesa doCurso de Letras da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA) no Centro de Estudos Superiores de ItapecuruMirim/ CESITA.

Wheriston Silva Neris, Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe(PPGS/UFS). Mestre em Ciências Sociais - PPGCSO/UFMA. Professor de Sociologia do Campus III daUniversidade Federal do Maranhão.

Publicado

2015-08-31

Cómo citar

FERREIRA, Heridan de Jesus Guterres Pavão; SOUSA, Rayron Lennon Costa; NERIS, Wheriston Silva.
A CULTURA POPULAR COMO ELEMENTO PARA INSERÇÃO DA LEI Nº 11.645/08 NO CURRÍCULO ESCOLAR
. Cadernos de Pesquisa, v. 22, n. 2, p. 129–141, 31 ago. 2015 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3906. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos