ESCREVEU E LEU: as dificuldades de leitura e de produção textual apresentadas por alunos do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v20n2p41-48Palabras clave:
Leitura. Escrita. Ensino Fundamental. Comunicação.Resumen
Este trabalho resultou da execução do Projeto "ESCREVEU E LEU" pelos integrantes do PET/ Conexões de Saberes da Universidade Federal do Maranhão, Campus de Imperatriz, em uma escola da rede pública deste município, no período de fevereiro a julho de 2011. Este estudo teve como objetivo identificar as dificuldades de leitura e escrita apresentadas pelos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Frei Manoel Procópio. Para tanto, foram realizadas atividades de pesquisa por meio de entrevistas com os alunos, aplicação de questionário junto à professora responsável por eles e, posteriormente, foram realizadas observações quanto à escrita e a leitura destes estudantes. Observou-se que a maioria dos alunos (54%) apresentou muitos erros de ortografia na sua escrita. Além disso, a leitura de jornais não desperta a vontade/interesse em 54% dos estudantes e que 57% deles não gostam de ler revistas informativas/ generalistas. As evidentes dificuldades dos estudantes apontam a necessidade de trabalhar a leitura e a escrita por meio de atividades condizentes com a realidade dos alunos. Verificou-se também a necessidade de uma formação contínua para os docentes sobre o uso das mídias e a sua utilização como espaço de reflexão nas aulas de leitura.Palavras-chave: Leitura. Escrita. Ensino Fundamental. Comunicação.
WROTE AND READ: reading difficulties and textual production presented by elementary school students in a public school
Abstract: This work is resulted from the execution of the Project "ESCREVEU E LEU" by members of the PET/Conexões de Saberes da Universidade Federal do Maranhão, Campus de Imperatriz, in a public school in this city, in the period from February to July in the year 2011. This study aimed to identify reading and writing difficulties presented by the students of the 5th year of Primary Education of the Frei Manoel Procópio Municipal Public School. Thus, a research was conducted through interviews with students, questionnaire with the teacher responsible for them, and later observations which were made regarding the writing and reading of those students. It was observed that most students (54%) had many spelling errors in their writing. Moreover, reading newspapers does not call their attention / interest for 54% of the students and 57% of them do not like reading news/ generalist magazines. The students'obvious difficulties point to the necessity of working o the reading and writing through activities consistent with the students' reality. There was also a need for ongoing training for teachers on the use of media and its utilization as a space for reflection on reading classes.
Keywords: Reading. Writing. Elementary School. Communication.
ESCRIBIÓ Y LEYÓ : dificultades de lectura y producción de textos presentados por los estudiantes de primaria en una escuela pública
Resumen: Este trabajo resultó de la ejecución del Proyecto "ESCREVEU E LEU" por miembros de las conexiones de PET/Conexões de Saberes da Universidade Federal do Maranhão, Campus de Imperatriz, en una escuela pública en esta ciudad, en el período de febrero a julio de 2011. Este estudio tuvo como objetivo identificar las dificultades en la lectura y la escritura presentada por los alumnos del 5º año de Educación Primaria de la Escola Municipal Frei Manoel Procópio. Por lo tanto, las actividades de investigación se llevaron a cabo a través de entrevistas con los estudiantes, el cuestionario por el profesor responsable de ellos, y más tarde se hicieron observaciones sobre la escritura y la lectura de estos estudiantes. Se observó que la mayoría de los estudiantes (54%) tenían muchos errores de ortografía en su escritura. Por otra parte, la lectura de periódicos no despierta el deseo / interés en el 54% de los estudiantes y el 57% de ellos no les gusta leer revistas de noticias / generalistas. Las evidentes dificultades de los estudiantes apuntan a la necesidad de trabajar en la lectura y la escritura a través de actividades compatibles con la realidad de los estudiantes. También había una necesidad de formación continua para los docentes en el uso de los medios de comunicación y su uso como un espacio de reflexión sobre las clases de lectura.
Palabras clave: Lectura. Redacción. Educación Primaria. Comunicación.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Cadernos de Pesquisa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Cadernos de Pesquisa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.