MEMÓRIAS DE MARIA HELENA DA SILVA: licenciatura em Pedagogia em tempos de ditadura (1966-1970)
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n1p320-341Palabras clave:
Biografia, Formação de professores, Ditadura Militar, Pedagogia, Faculdade de Filosofia do Ceará.Resumen
A democracia no contexto educacional é um anseio que perpassa a história brasileira, todavia, para ser compreendida e valorizada importa conhecer a história da educação, especialmente no tocante aos períodos autocráticos que cerceiam a liberdade de expressão e silenciam a luta pela educação crítica e transformadora voltada para a justiça social. Questiona-se como o regime ditatorial interferiu na formação de professores em nível superior em Fortaleza, mais especificamente na primeira turma de Pedagogia da Faculdade de Filosofia do Ceará (FAFICE). Em resposta, desenvolveu-se um estudo, amparado teoricamente nos pressupostos da história cultural e metodologicamente na história oral, com o objetivo de biografar Maria Helena da Silva, com ênfase na sua formação inicial em Pedagogia desenvolvida pela Faculdade de Filosofia do Ceará (1966-1970). A narrativa biográfica de uma aluna da primeira turma do referido curso, coletada mediante entrevista livre, permitiu inferir que a formação de professores, entre 1966 e 1970, na FAFICE, foi fortemente influenciada pela conjuntura política antidemocrática, que impunha o ideário tecnicista desenvolvimentista com vistas a formar mão de obra para o trabalho. Esse modelo de educação formou professores para atuar consoante a pedagogia tradicional, de maneira autoritária, como detentores e transmissores de um conhecimento estático e inquestionável. Aqueles docentes que adotavam uma postura diferente, como no caso de Helena Silva, eram exonerados ou perseguidos impossibilitando o desenvolvimento de uma educação democrática; o que demonstra a relevância da luta contra todo tipo de governo despótico que cerceie a liberdade de expressão.
Palavras-chave: Biografia. Formação de professores. Ditadura Militar. Pedagogia. Faculdade de Filosofia do Ceará.
MEMORIES OF MARIA HELENA DA SILVA: licensing in Pedagogy in times of dictatorship (1966-1970)
Abstract
Democracy in the educational context is a desire that permeates the Brazilian history, however, to be understood and valued it is important to know the history of education, especially with regard to autocratic periods that restrict freedom of expression and silence the struggle for critical and transformative education for social justice. It is questioned how the dictatorial regime interfered in the training of teachers at a higher level in Fortaleza, more specifically in the first Pedagogy class of the Faculdade de Filosofia do Ceará (FAFICE). In response, a study was developed, supported theoretically on the assumptions of cultural history and methodologically on oral history, with the aim of biography Maria Helena da Silva, with emphasis on her initial education in Pedagogy developed by the Faculdade de Filosofia do Ceará (1966- 1970). The biographical narrative of a student in the first class of the course, collected through a free interview, allowed us to infer that the training of teachers, between 1966 and 1970, at FAFICE, was strongly influenced by the undemocratic political situation, which imposed the developmentalist technicism ideals with a view to train manpower for work. This model of education trained teachers to act in accordance with traditional pedagogy, in an authoritarian manner, as holders and transmitters of static and unquestionable knowledge. Those teachers who adopted a different posture, as was the case with Helena Silva, were exonerated or persecuted, making it impossible to develop a democratic education; which demonstrates the relevance of the fight against all types of despotic government that limits freedom of expression.
Keywords: Biography. Teacher training. Military dictatorship. Pedagogy. Faculty of Philosophy of Ceará.
MEMORIAS DE MARIA HELENA DA SILVA: licencia en Pedagogía en tiempos de dictadura (1966-1970)
Resumen
La democracia en el contexto educativo es un deseo que impregna a la historia brasileña, sin embargo, para ser entendida y valorada, es importante conocer la historia de la educación, especialmente con respecto a los períodos autocráticos que restringen la libertad de expresión y silencian la lucha por una educación crítica y transformadora por la justicia social. Se cuestiona cómo el régimen dictatorial interfirió en la formación de docentes de graduado universitario en Fortaleza, más específicamente en la primera clase de pedagogía en la Faculdade de Filosofia de Ceará (FAFICE). En respuesta, se desarrolló un estudio, apoyado teóricamente en los supuestos de la historia cultural y metodológicamente en la historia oral, con el objetivo de la biografía Maria Helena da Silva, con énfasis en su educación inicial en Pedagogía desarrollada por la Faculdade de Filosofia de Ceará (1966- 1970). La narrativa biográfica de una mujer estudiante en la primera clase del curso, recopilada a través de una entrevista, nos permitió inferir que la formación de maestros, entre 1966 y 1970, en FAFICE, estuvo fuertemente influenciada por la situación política antidemocrática, que impuso los ideales tecnicistas desarrollistas con miras a entrenar mano de obra para el trabajo. Este modelo de educación capacitó a los maestros para actuar de acuerdo con la pedagogía tradicional, de manera autoritaria, como poseedores y transmisores de conocimiento estático e incuestionable. Aquellos maestros que adoptaron una postura diferente, como fue el caso de Helena Silva, fueron exonerados o perseguidos, haciendo imposible desarrollar una educación democrática; lo que demuestra la relevancia de la lucha contra todo tipo de gobierno despótico que limita la libertad de expresión.
Palabras clave: Biografía. Formación de profesores. Dictadura militar. Pedagogía. Facultad de Filosofía de Ceará.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Cadernos de Pesquisa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Cadernos de Pesquisa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.