CONCEPÇÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: um estudo com professores de educação infantil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v27n4p29-53

Palabras clave:

Educação, Direitos humanos, Formação docente.

Resumen

O presente artigo resulta de pesquisa científica que constatou e discutiu concepções de professores de educação infantil acerca da educação em direitos humanos – campo de estudos e subárea da educação reconhecida por meio de políticas públicas nacionais, documentos internacionais, e que representa a luta pela efetivação de uma cultura de direitos humanos. Como procedimentos metodológicos adotou-se a pesquisa de campo e a pesquisa bibliográfica, com foco em referencial teórico que concebe a educação em direitos humanos a partir de uma perspectiva histórico-crítica. A coleta de dados deu-se por meio de entrevista semiestruturada e questionário, e a técnica de análise de conteúdo norteou a análise dos dados. Os resultados da pesquisa indicaram que algumas das noções sobre a educação em direitos humanos que possuem os sujeitos entrevistados relacionam-se à justificativa moral dos direitos humanos; outras apontam para a dimensão da formação ética ou formação para a cidadania na acepção clássica; outras, ainda, referenciam uma concepção errônea de que direitos humanos não deveriam proteger a todos e todas, representando a expressão de uso popular de que direitos humanos são para humanos direitos. A partir dos resultados, foi possível concluir que os conhecimentos do professorado em relação à educação em direitos humanos são insuficientes e esse fato deve-se à formação docente que tiveram acesso.

CONCEPTIONS ABOUT HUMAN RIGHTS EDUCATION: a study with preschool teachers

Abstract

This article is the result of scientific research that found and discussed the conceptions of preschool teachers about human rights education - a field of study and subarea of education recognized through national public policies, international documents, and representing the struggle for the realization of a culture of human rights. The methodological procedures were field research and bibliographic research, focusing on the theoretical framework that conceives human rights education from a historical-critical perspective. Data were collected through semi-structured interviews and questionnaires, and the content analysis technique guided the data analysis. The research results indicated that some of the notions about human rights education that the subjects interviewed possess relate to the moral justification of human rights; others point to the dimension of ethical formation or citizenship formation in the classical view; still others refer to a misconception that human rights should not protect everyone, representing the popular expression that human rights are for correct humans. From the results, it was possible to conclude that the teachers' knowledge about human rights education is insufficient and this fact is due to the teacher education they had access to.

Keywords: Education. Human rights. Teacher training.

CONCEPCIONES SOBRE LA EDUCACIÓN EN DERECHOS HUMANOS: un estudio con profesores de educación infantil

Resumen

Este artículo es el resultado de una investigación científica que encontró y discutió las concepciones de los professores de educación infantil sobre la educación en derechos humanos, un campo de estudio y subárea de educación reconocida a través de políticas públicas nacionales, documentos internacionales y que representa la lucha por la realización de una cultura de derechos humanos. Los procedimientos metodológicos adoptados fueron la investigación de campo y la investigación bibliográfica, centrándose en el marco teórico que concibe la educación en derechos humanos desde una perspectiva histórica-crítica. Los datos se recopilaron a través de entrevistas y cuestionarios semiestructurados, y la técnica de análisis de contenido guió el análisis de datos. Los resultados de la investigación indicaron que algunas de las nociones sobre la educación en derechos humanos que poseen los sujetos entrevistados se relacionan con la justificación moral de los derechos humanos; otros señalan la dimensión de la formación ética o la formación de ciudadanía en el sentido clásico; otros se refieren a una idea errónea de que los derechos humanos no deberían proteger a todos, lo que representa la expresión popular de que los derechos humanos son para humanos correctos. A partir de los resultados, fue posible concluir que el conocimiento de los docentes en relación con la educación en derechos humanos es insuficiente y este hecho se debe a la educación docente a la que tuvieron acceso.

Palablas clave: Educación. Derechos humanos. Formación docente.

 

 

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Biografía del autor/a

Talita Santana Maciel, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Pedagoga, Mestra e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus de Marília. Integrante do Grupo de Pesquisa NUDISE - Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual na Educação.

Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Professora do Departamento de Administração e Supervisão Escolar (DASE) e do Programa de Pós-Graduação em
Educação (PPGE) da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita
Filho” (UNESP) – Campus de Marília.

Publicado

2020-12-29

Cómo citar

MACIEL, Talita Santana; BRABO, Tânia Suely Antonelli Marcelino.
CONCEPÇÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: um estudo com professores de educação infantil
. Cadernos de Pesquisa, v. 27, n. 4, p. 29–53, 29 dic. 2020 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12730. Acesso em: 25 nov. 2024.

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