REGIME DE COLABORAÇÃO NA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: limites para a gestão democrática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2-2020-08

Palabras clave:

Regime de Colaboração, Gestão Democrática, Política Educacional, Alfabetização.

Resumen

O artigo analisa a experiência implementada, nos anos de 2017 e 2018, no Espírito Santo, para operacionalizar a colaboração entre estado e os municípios para melhoria da aprendizagem na alfabetização. A partir de pesquisa bibliográfico-documental, constituiu-se um corpus de documentos que foram analisados tomando com referência a perspectiva dialógica e, teoricamente, se embasando nos conceitos de enunciado, texto, dialogia formulados pelo círculo de Bakhtin (2003; 2004). Os documentos analisados permitiram concluir que o atual ordenamento jurídico educacional possibilita que regimes de colaboração possam assumir funções reguladoras e centralizadoras de gestão do processo educacional desde a sala de aula até as instâncias responsáveis pela organização sistêmica da educação, contribuindo para a constituição de relações de subordinação dos municípios ao estado. 

Palavras-chaves: Regime de Colaboração. Gestão Democrática. Política Educacional. Alfabetização.

REGIME OF COLLABORATION IN THE POLICY OF THE TRAINING OF LITERACY TEACHERS: limits for democratic management

Abstract

The article analyzes the experience implemented in the years 2017 and 2018, in Espírito Santo, to operationalize the collaboration between state and municipalities to improve learning in literacy. From a bibliographical-documentary research, a corpus of documents was constituted that were analyzed with reference to the dialogical perspective and, theoretically, based on the concepts of utterance, text, dialogue formulated by Bakhtin's circle (2003; 2004). The documents analyzed allowed us to conclude that the current legal legal framework allows collaboration schemes to assume regulatory and centralizing functions of educational process management from the classroom to the bodies responsible for the systemic organization of education, contributing to the formation of subordination relationships from the municipalities to the state.

Key words: Collaboration Regime. Democratic management. Educational politics. Literacy.

RÉGIMEN DE COLABORACIÓN EN LA POLÍTICA DE FORMACIÓN DE PROFESORES ALFABETIZADORES: límites para la gestión democrática

Resumen

El artículo analiza la experiencia implementada, en los años 2017 y 2018, en Espírito Santo, para operacionalizar la colaboración entre estado y los municipios para mejorar el aprendizaje en la alfabetización. A partir de la investigación bibliográfico-documental, se constituyó un corpus de documentos que fueron analizados tomando como referencia la perspectiva dialógica y, teóricamente, basándose en los conceptos de enunciado, texto, dialogia formulados por el círculo de Bakhtin (2003; 2004). Los documentos analizados permitieron concluir que el actual ordenamiento jurídico educativo posibilita que regímenes de colaboración puedan asumir funciones reguladoras y centralizadoras de gestión del proceso educativo desde el aula hasta las instancias responsables de la organización sistémica de la educación, contribuyendo a la constitución de relaciones de subordinación de los municipios al estado.

Palabras-claves: Régimen de Colaboración. Gestión Democrática. Política Educativa. Alfabetización.

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Biografía del autor/a

Cleonara Maria Schwartz, Universidade Federal do Espírito Santo/Professora Associada

Possui graduação em Letras - Português pela Universidade Federal do Espírito Santo (1989), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2004) e Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professora associda da Universidade Federal do Espírito Santo, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (NEPALES). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em EDUCAÇÃO ESCOLAR, atuando principalmente nos seguintes temas: educação básica, educação superior, política educacional, alfabetização, ensino da leitura, leitura, literatura, história da educação, história do Espírito Santo.

Gildo Lyone Antunes de Oliveira, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação/UFES

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1988). Atualmente é professor - Prefeitua Municipal de Cariacica, mestrando da Universidade Federal do Espírito Santo, conselheiro estadual do Conselho Estadual do Fundeb, diretor sindical do Sindicato dos trabalhadores em Educação do Estado do Espírito Santo, conselheiro estadual de educação do Conselho Estadual de Educação do Estado do Espírito Santo de 2014 a 2018 e professor do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos, integrante do Laboratório de Gestão da Educação Básica do Espírito Santo (LAGEBES) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Gestão, Trabalho e Avaliação do Centro de Educação da UFES (GETAE). Desenvolve estudos sobre gestão democrática na Educação Básica e na gestão de políticas educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação básica e ensino médio.

Fernanda Zanetti Becalli, Instituto Federal de Ensino Superior - IFES/Vila Velha

Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades

Publicado

2021-04-05

Cómo citar

SCHWARTZ, Cleonara Maria; OLIVEIRA, Gildo Lyone Antunes de; BECALLI, Fernanda Zanetti.
REGIME DE COLABORAÇÃO NA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: limites para a gestão democrática
. Cadernos de Pesquisa, v. 27, n. 2, 5 abr. 2021 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11041. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos