FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL: perfis socioeconômico-cultural, leitor e escritor de alunos do curso de Pedagogia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n3p64-90

Palabras clave:

Formação Inicial do Professor, Perfil dos Alunos, Curso de Pedagogia.

Resumen

É importante que a abertura para o transformar-se em professor seja iniciada ainda na graduação que deve propiciar experiências formativas que possibilitem o desenvolvimento de conhecimentos necessários à prática profissional, pois é o momento de se construir uma base para o desempenho profissional futuro. Nessa perspectiva, o objetivo do presente artigo é descrever e analisar o perfil socioeconômico-cultural, de leitura e de escrita do aluno ingressante no curso de Pedagogia, em 2017, por meio da aplicação de um questionário. A pesquisa é de abordagem qualitativa, de caráter descritivo-analítico, cuja amostra contou com 79 estudantes: 36 do turno vespertino e 43 do período noturno. Os dados apontam que os alunos do curso de Pedagogia são predominantemente do sexo feminino, jovens, solteiros, advindos da escola pública e sustentados pela família. Seus pais, em sua maioria, concluíram no máximo o ensino fundamental. O principal meio de acesso à informação desses estudantes é a internet, utilizada principalmente para pesquisas e lazer (bate-papos, redes sociais, jogos ou vídeos). Outro aspecto que ficou bastante claro é que tanto o perfil leitor como o escritor se consolidaram em experiências positivas na infância, seja por estímulo de familiares ou da escola. Considerar a relação entre os perfis apresentados pode ser determinante para a formação de um futuro professor com bom nível cultural, que seja um mediador de leitura e escrita.

Palavras-chave: Formação Inicial do Professor. Perfil dos Alunos. Curso de Pedagogia.

INITIAL TEACHER EDUCATION: socioeconomic-cultural, reading and writing profiles of pedagogy students

Abstract

It is important that student teachers be open to becoming teachers from the very beginning of undergraduate studies, which in turn should provide them with formative experiences that promote the development of practical professional knowledge, as this is the proper time to build the basis for future professional expertise. From this perspective, this article aims to describe and analyze the socioeconomic-cultural, reading and writing profile of students that entered the Pedagogy program in 2017 by means of a questionnaire. The participants in this qualitative research of a descriptive-analytic nature are 79 student teachers: 36 from the afternoon shift and 43 from the evening shift of the program. The results indicate that the students are mostly female, young adults, single, public school graduates, and financially dependent on their families. Most of their parents have only completed elementary school. Their chief information source is the Internet, which is mainly used for leisure (chat-rooms, social networks, games or videos) and research purposes. Moreover, their reading and writing profile was established during childhood, motivated by either their families or their schools. Getting to know their profiles is fundamental to crafting the education of well-rounded teachers capable of facilitating reading and writing.

Keywords: Initial Teacher Education. Student Profile. Pedagogy.

FORMACIÓN DOCENTE INICIAL: perfiles socioeconomico-cultural, lectura y escritura de alumnos del curso de Pedagogia

Resumen

Es importante que la apertura para transformarse en profesor sea iniciada aún en el pre-grado que debe propiciar experiencias formativas que posibiliten el desarrollo de conocimientos necesarios a la práctica profesional, pues es el momento de construirse una base para el desempeño profesional futuro. En esa perspectiva, el objetivo del presente artículo es describir y analisar el perfil socioeconómico-cultural, de lectura y escritura del alumno ingresante al curso de Pedagogia, en 2017, por medio de la aplicación de un cuestionario. La investigación es de abordaje cualitativa, de carácter descriptivo-analítico, cuya muestra contó con 79 estudiantes: 36 del turno de dia e 43 del periodo nocturno. Los datos apuntan que los alumnos del curso de Pedagogia son predominantemente del sexo femenino, jóvenes, solteros, provenientes de escuelas públicas y sustentados por su família. Sus padres, en la mayoria, concluyeron máximo la enseñanza primaria. El principal medio de acceso a la información de estos estudiantes es el internet, utilizada principalmente para investigación y distracciones (conversaciones, redes sociales, juegos o videos). Otro aspecto que quedo bastante claro es que tanto el perfil del lector como del escritor se consolidan en experiencias positivas en la infancia, sea por estímulo de familiares o de la escuela. Considerar la relación entre los perfiles presentados puede ser determinante para la formación de un futuro profesor com buen nivel cultural, que sea un mediador de lectura y escritura.


Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Luzia Videira Parisotto, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

É licenciada em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras, Unesp/Assis (1990), onde cursou também o Mestrado e o Doutorado em Letras. Concluiu o Mestrado em 1999 e o Doutorado em 2004. Fez Pós-Doutorado na Faculdade de Ciências e Letras, Unesp/ Araraquara, 2015-2016. É docente e pesquisadora em RDIDP na Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp, câmpus de Presidente Prudente. Atua no Departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de Língua Portuguesa. Sua pesquisa está concentrada principalmente nos seguintes temas: linguística, ensino da língua portuguesa, produção de texto, ensino de ortografia, leitura e formação do professor. É líder do Grupo de Pesquisa "Formação de Professores e Práticas de Ensino na Educação Básica e Superior".

Michelle Mariana Germani, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (2005). Pós-graduada em Docência no Ensino Técnico e Superior pelo Centro Universitário Toledo de Araçatuba (2014). Mestre (2017) e Doutoranda (2018-2022) na área da Educação pela UNESP - Campus de Presidente Prudente, na Linha de Pesquisa "Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem". Participa do Grupo de Pesquisa "Formação de Professores e Práticas de Ensino na Educação Básica e Superior" da UNESP - Presidente Prudente, liderado pelas professoras Ana Luzia Videira Parisotto e Renata Portela Rinaldi. Atualmente é bolsista pela Capes e se interessa por estudos e pesquisas na área de Letramento Acadêmico, Escrita no Ensino Superior, Formação de Professores do Ensino Superior, Práticas Pedagógicas e Processos de Aprendizagem e Ensino.

Publicado

2020-12-28

Cómo citar

PARISOTTO, Ana Luzia Videira; GERMANI, Michelle Mariana.
FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL: perfis socioeconômico-cultural, leitor e escritor de alunos do curso de Pedagogia
. Cadernos de Pesquisa, v. 27, n. 3, p. 64–90, 28 dic. 2020 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10911. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos