A PLURALIDADE DO ATOR NAS FRONTEIRAS DO BOLPEBRA

Authors

  • Emilson Ferreira de Souza Universidade Federal do Acre - UFAC
  • Mônica da Silva Cruz Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v20n3p17-25

Keywords:

BOLPEBRA. Ator plural. Seringueiros.

Abstract

Este artigo avalia a pluralidade de esquemas de ação incorporados por seringueiros do BOLPEBRA,região compreendida entre Bolívia-Pando, Peru-Madre de Dios, Brasil-Acre. Os seringueiros serão entendidosneste trabalho como sujeitos sócio-históricos. As reflexões seguem o aporte teórico-metodológico da Teoria da Ação, proposta por Bernard Lahire (2002). Metodologicamente, avaliam-se dois depoimentos e algumas imagens do universo dos seringueiros habitantes do espaço conhecido como a Tríplice Fronteira do BOLPEBRA. A coleta dos dados realizou-se por meio de pesquisa in loco, no ano de 2006, durante os meses de julho e novembro. Seguem-se ainda os estudos de autores como Tocantins (2003), Souza (2001), Bauman(2005) e outros. Os dados mostram que os seringueiros não se percebem como capazes de atuarem em novas cenas, diante da ameaça de perderem sua terra. Os relatos sugerem que esses sujeitos não agem sempre com coerência, dado a possível diversidade de elementos incorporados em razão da pluralidadede suas experiências socializadoras.

Palavras-chave: BOLPEBRA. Ator plural. Seringueiros.

 

THE HETEROGENEITY OF ACTOR AT THE BORDERS BOLPEBRA

Abstract: This article evaluates the plurality of action incorporated by rubber tappers of BOLPEBRA (regionbetween Pando - Bolivia, Peru, Madre de Dios, Acre, Brazil). These workers are defined in this study as socio- historical subjects schemes. The reflections follow the theoretical and methodological support of the Theory of Action, proposed by Bernard Lahire (2002). Methodologically, we evaluate two testimonies and pictures of the universe of the some tappers, inhabitants of the area known as the Triple Frontier of BOLPEBRA. Data collection took place through research on the spot, in 2006 , during the months of July and November. Still follow the studies of authors such as Tocantins (2003), Souza (2001), Bauman (2005 ) and others. The data show that the tappers do not perceive themselves as able to act in new scenes, with the threat of losing their land. These reports suggest that these individuals do not always act with consistency,given the diversity of possible elements incorporated because of the plurality of their socializing experiences.

Keywords: BOLPEBRA. Actor plural. Tappers.

 

LA PLURALIDAD DEL ACTOR EN LAS FRONTERAS DEL BOLPEBRA

Resumen: En este artículo se evalúa la pluralidad de acción incorporado por los caucheros de Bolpebra, definidos en este estudio como los esquemas de los sujetos socio-históricos. Las reflexiones siguen el soporteteórico y metodológico de la Teoría de la Acción, propuesto por Bernard Lahire ( 2002 ). Metodológicamente,evaluamos dos testimonios e imágenes del universo de algunos extractores, habitantes de la zona conocida como la Triple Frontera de Bolpebra (región entre Pando - Bolivia, Perú, Madre de Dios, Acre, Brasil). La recolección de datos se llevó a cabo através de la investigación sobre el terreno, en 2006, durantelos meses de julio y noviembre. Aún así seguir los estudios de autores como Tocantins (2003), Souza (2001), Bauman (2005) y otros. Los datos muestran que los recolectores no perciben a sí mismos como capaces de actuar en nuevas escenas, con la amenaza de perder sus tierras. Estos informes sugieren que estos individuos no siempre actúan con coherencia, dada la diversidad de posibles elementos incorporados debido a la pluralidad de sus experiencias de socialización.Palabras clave: BOLPEBRA. Plural Actor. Tappers.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Emilson Ferreira de Souza, Universidade Federal do Acre - UFAC

Possui graduação em cinema pela Universidade Estácio de Estácio (2003) e mestrado em Letras- Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre (2013). Atualmente é Diretor/Produtor da CINE INTERIOR PRODUÇÃO. Tem experiência na área de Artes , com ênfase em Cinema. Atuando principalmente nos seguintes temas: DOCUMENTÁRIO, IDENTIDADES, FRONTEIRA, CULTURA.

Mônica da Silva Cruz, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutorado e mestrado em Lingüística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho(UNESP/Araraquara). Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (1997). Atualmente é professora adjunta, nível III, do Departamento de Letras e Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: texto, língua, discurso, identidades.

Published

2013-12-21

How to Cite

SOUZA, Emilson Ferreira de; CRUZ, Mônica da Silva.
A PLURALIDADE DO ATOR NAS FRONTEIRAS DO BOLPEBRA
. Cadernos de Pesquisa, v. 20, n. 3, p. 17–25, 21 Dec. 2013 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2259. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos