PARA APRENDER COM UMA MESTRA DISTANTE: ler Eu sei por que o pássaro canta na gaiola, de Maya Angelou

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n4.202178

Keywords:

Desenvolvimento humano, Literatura, Autobiografia

Abstract

Este artigo apresenta uma reflexão sobre o valor das narrativas autobiográficas para a compreensão do desenvolvimento humano, a partir do livro Eu sei por que o pássaro canta na gaiola, de Maya Angelou, em que autora apresenta as suas memórias de infância, vivida no contexto de segregação racial nos Estados Unidos na primeira metade do século XX. As considerações apresentadas buscam problematizar os discursos normativos da psicologia do desenvolvimento, desafiando o que há neles de determinismo. Sem pretender negar a importância das condições ambientais, que podem ser favoráveis ou desfavoráveis ao crescimento e à formação das pessoas, de modo que se deve buscar assegurar as melhores condições possíveis para o seu bem-estar, recusa a ideia de que não há o que esperar  de bom para as crianças que tiveram um mau começo. À sua própria maneira, muitas crianças encontram modos de obter o que precisam nos ambientes onde vivem, mesmo em condições adversas, valendo-se dos recursos e das oportunidades que encontram, inclusive das relações com pessoas que se tornam significativas para elas, para resistir e viver sua própria vida.

Palavras-chave: desenvolvimento humano; literatura; autobiografia.

TO LEARN WITH A DISTANT MASTER: read I know why the caged bird sings, by Maya Angelou

Abstract

This article presents a reflection on the value of autobiographical narratives for the understanding of human development, based on the book I know why thE caged bird sings, by Maya Angelou, in which the author presents her childhood memories, lived in the context of racial  segregation in the United States in the first half of the 20th century. The considerations presented seek to problematize the normative discourses of developmental psychology, challenging which seems deterministic in them. Without intending to deny the importance of environmental conditions, which can be favourable or unfavourable to the growth and training of people, nor that one should seek to guarantee the best possible conditions for their well-being, it rejects the idea thar there is nothing good to expect from kids who had a rough start. In their own way, many children find ways to get what they need in the environments where they live, even in adverse conditions, making use of the resources and opportunities they find, including relationships with people who become meaningful to them, to resist and live your own life.

Keywords: human development; literature; autobiography.

PARA APRENDER CON UNA MAESTRA DISTANTE: leer Yo sé por qué canta el pájaro enjaulado, por Maya Angelou

Resumen
Este artículo presenta una reflexión sobre el valor de las narrativas autobiográficas para la comprensión del desarrollo humano, a partir del libro Yo sé por qué canta el pájaro enjaulado, de Maya Angelou, en el que la autora presenta sus recuerdos de infancia, vividos en el contexto de segregación racial en los Estados Unidos en la primera mitad del siglo XX. Las consideraciones presentadas buscan problematizar los discursos normativos de la psicologia del desarrollo, cuestionando su determinismo. Sin pretender negar la importancia de las condiciones ambientales, que pueden ser favorables o desfavorables para el crecimiento y la formación de las personas, por lo que se debe buscar asegurar las mejores condiciones posibles para su bienestar, rechaza la idea de que no hay nada de bueno que esperar de los niños que empezaron mal. A su manera, muchos niños encuentran formas de obtener lo que necesitan en los entornos donde viven, incluso en condiciones adversas, haciendo uso de los recursos y oportunidades que encuentran, incluidas las relaciones con personas que les resultan significativas, para resistir y vivir su propia vida.

Palabras clave: desarrollo humano; literatura; autobiografía.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ana Laura Godinho Lima, Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Professora associada da área de Psicologia e Educação do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da USP. Pesquisadora em Ano Sabático no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo.

Published

2021-12-30

How to Cite

LIMA, Ana Laura Godinho.
PARA APRENDER COM UMA MESTRA DISTANTE: ler Eu sei por que o pássaro canta na gaiola, de Maya Angelou
. Cadernos de Pesquisa, v. 28, n. 4, p. 549–568, 30 Dec. 2021 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18280. Acesso em: 21 nov. 2024.

Most read articles by the same author(s)